Companhia especialista em inovação e transformação digital indica os passos básicos para as empresas aderirem a uma das tendências tecnológicas mais quentes do ano
Com o objetivo de apoiar as organizações nos primeiros passos à robotização de processos, a Certsys, companhia de TI especialista em inovação e transformação digital, compartilha quatro dicas para iniciar com sucesso a jornada de hiperautomação inteligente em 2022.
“Automação é um amplo conjunto de recursos alimentados por Inteligência Artificial (IA), que ajuda a empresa a aplicar inteligência em demandas administrativas, gerenciar decisões, processar documentos com agilidade, além de aumentar a força estratégica do trabalho humano”, explica Maurício Machado, head da área de Hyperautomation e Customer Experience na Certsys.
De acordo com projeções divulgadas pelo Gartner, os investimentos em hiperautomação atingirão 600 bilhões de dólares até 2024. Segundo prevê a consultoria, a adoção por processos hiperautomatizados impactará no desempenho competitivo das corporações, estabelecendo-se como um diferencial relevante.
Confira abaixo as dicas da Certsys para começar a jornada de hiperautomação já neste ano.
1. Faça as perguntas certas
Você pode ter dezenas de possíveis projetos de automação, mas é importante realizar as seguintes indagações:
– Com que rapidez você responde às solicitações dos clientes e colaboradores?
– Como a experiência do seu cliente interno e externo se compara à de outros líderes na indústria, incluindo de seus concorrentes nativos digitais?
– Seus funcionários passam uma parte significativa do tempo fazendo o trabalho manual que poderia ser automatizado?
– Seus concorrentes oferecem mais produtos e serviços direcionados para nichos de mercado específicos do que você?
– Você pode modificar rapidamente os seus aplicativos de software front-end e back-end, conforme as expectativas dos clientes e de acordo com as mudanças nas regulamentações governamentais?
– Qual a porcentagem de transações de clientes e colaboradores resulta em exceções que devem ser processadas manualmente?
2. Escolha um projeto significativo, mas não de missão crítica
Respondidas as questões acima é hora de encontrar um exemplo que valerá o esforço e demonstrará valor no projeto quando concluído. O processo automatizado a ser escolhido não poderá comprometer o andamento no dia a dia da operação.
3. Comece com um fim em mente
Certifique-se de que o primeiro projeto seja um front-office, ou operação de backoffice, importante para o negócio. Além disso, mapeie toda a experiência desejada.
4. Escolha uma plataforma flexível e escalável
Opte por uma solução flexível, embarcada em um conjunto de recursos para permitir um trabalho fluído entre especialistas e empresas, o chamado cross-enterprise. Use apenas o que precisa! Tudo baseado em informações holísticas, disponíveis na web, na nuvem e nos dispositivos móveis – de qualquer lugar para qualquer lugar.
“Descobrir quais tipos de trabalho automatizar pode ser difícil no começo. O primeiro passo é ter a compreensão de como a empresa opera, o tempo a ser gasto e os gargalos operacionais existentes, que serão sanados com a chegada da hiperautomação. Tendo essas etapas mapeadas, o céu será o limite”, finaliza Mauricio Machado.
Sobre a Certsys
A transformação digital deve ser contínua e baseada em pessoas para gerar resultados efetivos aos negócios. Essa é a premissa da Certsys, que há 14 anos atua como consultora e parceira de estratégia de negócios digitais de grandes empresas dos setores financeiro, governamental, securitário, varejista, industrial, entre outros. Para apoiar na evolução dos negócios das companhias, oferece um portfólio com soluções de parceiros internacionais, além de criações customizadas desenvolvidas por seu laboratório de inovação nas áreas de Cloud, DevOps & Plataform, Data & Analytics, Hyperautomation & CX, Data Protection & Compliance. A Certsys atualmente emprega mais de 550 profissionais.