4 dicas para utilizar a inteligência artificial para aprender inglês

Aprender um novo idioma pode ser uma tarefa desafiadora, mas, com o suporte da tecnologia, essa missão se torna bem mais prática para os estudantes. De acordo com levantamento realizado pelo Instituto QualiBest e a Open English, 62% dos internautas fariam cursos de idiomas que utilizem a Inteligência Artificial (IA) como ferramenta de ensino-aprendizagem. Presente nesse cenário de ensino bilíngue, Tayrone Medeiros, assessor pedagógico da Eduall, solução bilíngue da SOMOS Educação, ressalta que a inteligência artificial funciona como um meio para o aprendizado.

“O mundo em que vivemos é um mundo digital, logo incluir as IAs é um caminho natural, já que essas soluções vão auxiliar os estudantes nos exercícios escritos e na prática de ouvir e falar”, comenta.

Com o intuito de ajudar quem está aprendendo uma segunda língua nessa missão, Medeiros reuniu 4 dicas sobre como utilizar a inteligência artificial a favor do aprendizado. Confira:

1. Otimize o tempo dos estudos e pratique de qualquer lugar

Entre as vantagens do uso da IA no estudo do inglês estão a otimização do tempo de estudo e a possibilidade de praticar em qualquer lugar e a qualquer hora, sem ficar restrito ao ambiente da sala de aula. A IA permite a personalização do aprendizado conforme as necessidades individuais de cada aluno. Por exemplo, é possível usar funções de conversação para se preparar para situações específicas, como uma viagem, aumentando a relevância e a eficácia do estudo.

2. Use de maneira complementar ao que aprendeu nas aulas

Os desafios incluem a gestão do tempo de tela, especialmente para crianças, e a necessidade de selecionar as melhores ferramentas entre as muitas disponíveis. Entender quais empresas estão por trás dessas tecnologias também é crucial para garantir a segurança e a eficácia. Outro ponto é que, embora a IA seja uma ferramenta poderosa, ela não substitui os professores, mas pode complementar e potencializar a absorção do conteúdo quando bem utilizada.

3. Tenha o processo de aprendizagem facilitado

O assessor prevê um futuro promissor para a IA no aprendizado de idiomas. “À medida que a tecnologia avança, ela será cada vez mais incorporada em nosso dia a dia, facilitando o processo de aprendizado e economizando tempo. No entanto, é crucial que tanto professores quanto alunos se atualizem para não ficarem para trás”, afirma.

4. Futuras inovações também poderão ser eficientes para os estudos

Medeiros espera ver inovações que permitam analisar padrões de estudo e a eficiência do aprendizado, permitindo uma personalização ainda maior das metodologias de ensino. Isso beneficiará tanto alunos quanto professores, tornando o aprendizado mais eficaz e adaptado às necessidades individuais.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Com tela externa maior e parceria exclusiva com a VIVO, Motorola lança RAZR 50 no Brasil

A Motorola lançou oficialmente o novo Motorola RAZR 50 no Brasil, em uma parceria exclusiva…

6 horas ago

BGS 2024 terá Diablo IV: Vessel of Hatred com estande que leva ao fã uma experiência imersiva no universo da expansão

A Brasil Game Show acaba de anunciar uma notícia imperdível para os fãs de Diablo…

10 horas ago

Segunda temporada de XDefiant já está disponível com nova facção, Salteadores

A Ubisoft acaba de anunciar a temporada 2 de XDefiant, um shooter arcade de ritmo…

14 horas ago

Mega Man chega ao game Brawlhalla em novo Crossover Mítico

A Ubisoft acaba de anunciar que o Mega Man já está disponível globalmente como novo…

17 horas ago

Samsung TV Plus celebra o marco de 100 canais

O Samsung TV Plus1, streaming grátis da Samsung, chegou ao seu terceiro digito na contagem…

1 dia ago

Abragames e Projeto Brazil Games levam comitiva brasileira para a Tokyo Game Show 2024 com a meta de mirar novos negócios e ampliar a visibilidade da indústria nacional

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais), por meio do Brazil Games –…

1 dia ago