4 vantagens dos materiais didáticos digitais

Diante do avanço das tecnologias, conquistar a atenção dos alunos pode ser um desafio. Vídeos divertidos em redes sociais, memes, informações instantâneas e chamativas muitas vezes disputam com o conteúdo que precisa ser abordado nas aulas. Porém, que tal utilizar a própria tecnologia como alternativa capaz de auxiliar os estudantes a manterem o foco e assimilarem o conteúdo de forma criativa?

Nesse contexto, os materiais didáticos digitais se tornam ótimos aliados no processo de aprendizagem. Por contemplarem múltiplas linguagens, trazem elementos que o contexto físico, sozinho, não consegue oferecer, como simulações virtuais, gamificação, vídeos e a possibilidade de responder exercícios, provas e simulados em formato digital.

“Os recursos digitais são capazes de prender a atenção dos estudantes, acostumados com o uso das tecnologias em seu dia a dia, o que torna a aula mais produtiva e engajadora”, afirma Talita Fagundes, gerente pedagógica da plataforma par. “Além disso, a tecnologia permite que se vivencie uma experiência personalizada de aprendizagem e auxilia no desenvolvimento do protagonismo do estudante”, acrescenta.

A seguir, confira 4 benefícios do uso de materiais didáticos digitais em sala de aula:

1. Estimular a autonomia – Com livros digitais e todos os seus recursos, as aulas se tornam mais ricas e carregadas de metodologias ativas, que têm por objetivo incentivar o estudante a aprender de forma autônoma e participativa. Dessa forma, a turma passa e interessar em buscar respostas por conta própria, ou seja, os alunos se tornam ativos no processo de construção do conhecimento.

2. Aumentar o engajamento e a retenção – Devido à interatividade e multimodalidade, as opções digitais podem aumentar o interesse do aluno, que se vê diante da possibilidade de estudar com games ou simuladores virtuais. Os livros digitais em HTML, por exemplo, costumam contar com Objetos Educacionais Digitais em diferentes formatos, abrangendo vídeos, jogos e infográficos animados.

3. Auxiliar no letramento digital – De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o letramento digital deve ser trabalhado desde a Educação Infantil, garantindo que sejam desenvolvidas competências e habilidades relacionadas à tecnologia, tais como saber usar linguagens de programação para resolver problemas ser capazes de utilizar ferramentas multimídia.

4. Promover aprendizagem personalizada – Os professores têm a possibilidade de personalizar o ensino, considerando as especificidades de cada turma e aluno, em vez de abarcar todos os estudantes em um único modo de trabalhar determinado conteúdo. Dessa maneira, o aprendizado se torna mais assertivo, na medida em que o conteúdo e as atividades se ajustam às necessidades, habilidades, conhecimentos e interesses de cada aluno.

Modelo híbrido

Diante dos benefícios dos recursos digitais, Talita Fagundes ressalta que o modelo ideal a ser utilizado nas escolas é o híbrido, ou seja, o uso equilibrado de materiais didáticos físicos e de plataformas digitais. “Existem etapas de estudo que precisam de suporte do material físico, como ao realizar uma equação matemática, por exemplo”, pontua a gerente pedagógica.

Para Talita, cabe aos educadores e coordenadores planejarem o uso tecnologias e materiais didáticos digitais em sala de aula com intencionalidade pedagógica. “É preciso lembrar que o objetivo central é garantir um processo de ensino de qualidade e uma aprendizagem significativa aos alunos”, destaca.


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