5 abordagens visuais para PMEs fortalecerem o pilar de sustentabilidade em um mercado mais consciente

Uma nova pesquisa da VisualGPS da iStock, principal plataforma de fotos e vídeos premium para pequenas e médias empresas, criativos e estudantes em todo o mundo, revela que a conscientização sobre as mudanças climáticas está mais forte do que nunca — e influenciando diretamente o comportamento de compra dos consumidores.

De acordo com os dados, 75% dos brasileiros afirmam sentir os efeitos das mudanças climáticas em seu dia a dia. Essa percepção crescente está moldando hábitos de vida e consumo: 76% dizem se esforçar conscientemente para não impactar negativamente o planeta, e 56% trabalham ativamente para reduzir sua pegada de carbono. Essa mentalidade vai além do estilo de vida e influencia as decisões de compra — 62% dos consumidores no Brasil afirmam fazer um esforço adicional para gastar seu dinheiro em negócios cujos valores estejam alinhados aos seus próprios.

Seja uma empresa já profundamente comprometida com a sustentabilidade ou apenas começando a trilhar esse caminho, a pesquisa indica que o que uma marca mostra é tão importante quanto o que ela faz. Segundo a iStock, 81% dos consumidores brasileiros não confiam em produtos rotulados como “eco-friendly”, o que mostra que, sem os sinais visuais adequados, até os esforços mais genuínos podem ser descredibilizados.

Os consumidores conscientes não apenas falam sobre sustentabilidade — eles compram com isso em mente. Nossa pesquisa revelou que 91% dos brasileiros querem que as empresas usem seus recursos para melhorar a sociedade e o meio ambiente”, afirma Jacqueline Bourke, Diretora Sênior de Criatividade da iStock para a região EMEA.

“Num cenário em que os consumidores cobram posicionamento das marcas, o storytelling visual se torna uma das armas mais poderosas das PMEs para gerar conexão genuína e imediata. Hoje, a forma como uma empresa mostra seus esforços pode ser o fator decisivo entre conquistar o cliente — ou perdê-lo de vista”, complementa Bourke.

Para apoiar as PMEs na conexão com o consumidor consciente, especialistas da iStock apresentam 5 estratégias visuais práticas que podem impulsionar os resultados:

1.Use imagens reais, não clichês: Imagens genéricas de folhas, mares ou globos verdes já não comunicam tanto. Neste ponto, recursos visuais autênticos e honestos são muito mais eficazes. Mostre suas práticas reais, como o uso de materiais recicláveis, opções de refil, iniciativas para reduzir o desperdício, entre outras.

2. Mostre momentos reais, não perfeitos: Compartilhe bastidores do seu negócio, vídeos curtos dos processos, dos materiais ou das embalagens sustentáveis. Conteúdos espontâneos e transparentes conectam muito mais do que discursos “verdes” e engessados.

3. Seja claro e específico: Evite termos de difícil compreensão. A pesquisa do VisualGPS mostrou que 86% dos consumidores não sabem ao certo o que significa o termo “ESG”. Em vez disso, destaque mudanças concretas, como o uso de embalagens biodegradáveis ou a redução do plástico — e mostre essas melhorias em ação, com fotos ou vídeos de produtos.

4. Coloque as pessoas no centro da comunicação: Dê foco aos seus clientes, colaboradores ou à comunidade local. Mostre como seu negócio faz parte de um estilo de vida sustentável e acessível. Inspire a ação reforçando que pequenas escolhas cotidianas geram um impacto real. A pesquisa da iStock indica que a principal barreira para uma vida mais sustentável é a percepção de que ela é cara — por isso, destaque o valor, a praticidade e os benefícios reais do seu produto ou serviço.

5. Apresente a sustentabilidade consistentemente: Campanhas isoladas não bastam para gerar confiança — e podem até soar falsas. Os consumidores de hoje buscam consistência. Mostre, com recursos visuais, como a sustentabilidade está integrada ao DNA do seu negócio: eficiência energética, economia circular, uso consciente de recursos, entre outros.

Em um mercado no qual os valores guiam as decisões de compra, a escolha dos recursos visuais tem o poder de construir — ou destruir — a confiança. Para as PMEs, mostrar de forma clara e honesta os pequenos passos rumo à sustentabilidade é essencial para conquistar o consumidor consciente de hoje.

Metodologia

Os relatórios VisualGPS da Getty Images oferecem inteligência visual e criativa sem precedentes, baseados em uma metodologia que combina a expertise de mais de 60 especialistas em conteúdo visual e publicidade, análises culturais, tendências de busca e download das plataformas Getty Images e iStock (com mais de 2,7 bilhões de buscas anuais), além de pesquisas contínuas com consumidores sobre mais de 250 temas.

Em parceria com a empresa global de pesquisa MarketCast, o VisualGPS vem monitorando as mudanças nas necessidades dos consumidores há seis anos.

Os dados deste estudo — “5 estratégias visuais que as PMEs podem usar para atrair o consumidor eco-consciente de hoje” — foram coletados entre julho de 2022 e julho de 2024, com entrevistas a 5.300 a 7.000 adultos em 25 países, incluindo Brasil, Austrália, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros.

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