A Black Friday é uma data de oportunidades para os consumidores, e também é um período de grande fluxo de atendimento para as varejistas. Para garantir excelência no atendimento e uma boa experiência para os consumidores, muitas empresas estão investindo em ferramentas de atendimento ao cliente impulsionadas pela Inteligência Artificial (IA).
“É importante entender que, para obter resultados positivos e aproveitar as oportunidades dessas temporadas, o consumidor precisa se sentir ouvido, independentemente do aumento no fluxo de solicitações que as empresas possam ter. O investimento e a otimização em experiência do cliente (CX), e o atendimento em diferentes canais com o mesmo nível de qualidade, tornam-se uma necessidade para não ficar para trás em relação aos concorrentes”, afirma Renato Cohen, gerente Solutions Consulting da Zendesk Brasil.
Para isso, a IA pode oferecer diversos benefícios para os consumidores, incluindo:
Atendimento mais rápido e eficiente: a IA pode automatizar tarefas, como responder perguntas frequentes e resolver problemas simples. Isso libera os agentes humanos para lidar com casos mais complexos, o que resulta em um atendimento mais rápido e eficiente para todos os consumidores, sem longas esperas nas filas de atendimento, com resolução rápida de problemas recorrentes, como dúvidas sobre prazos de entrega e pagamentos, por exemplo.
Personalização: a IA pode usar dados sobre os consumidores para personalizar o atendimento, isso pode incluir o oferecimento de produtos ou serviços recomendados, ou informações específicas sobre uma compra, ou solicitação. A personalização ajuda a criar uma experiência mais valiosa para os consumidores, podendo até sugerir itens complementares à sua última compra, por exemplo.
Os consumidores consideram a Inteligência Artificial uma aliada excelente para melhorar suas experiências de compra e atendimento. Conforme o CX Trends 2023, 82% dos clientes esperam que as empresas comecem a implementar a IA. Sete em cada dez acreditam que a IA pode possibilitar uma experiência mais profunda e personalizada, e 56% expressam entusiasmo ao receber ajuda e conteúdo instantâneo e personalizado por meio da IA generativa.
Com grandes varejistas brasileiras usando chatbots para agilizar o atendimento, compartilhamos abaixo seis dicas para tirar o melhor da IA no seu processo de compra:
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