65% dos consumidores planejam fazer compras no Dia do Cliente, revela pesquisa

Realizado no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente é uma ação criada para incentivar as vendas com descontos, promoções e condições especiais de pagamento, considerando especialmente a baixa atividade do varejo no mês. Para entender o comportamento do consumidor na data varejista neste ano, o Mission Brasil, maior plataforma de serviços recompensados do país, realizou uma pesquisa com 347 brasileiros em sua plataforma, na qual constatou que 65% deles pretendem efetuar alguma compra na edição de 2024.

Entre os consumidores que informaram a intenção de compra, 45% pretendem adquirir produtos eletrônicos, 30% têm como prioridade roupas e acessórios, enquanto 11,5% desejam comprar produtos de beleza e cosméticos. Na sequência aparecem os alimentos e bebidas, com 4,5%, e serviços, como academia e salão de beleza, com 2,7%.

Outro dado apontado pela pesquisa revela que 50,5% dos brasileiros pretendem comprar de forma online, enquanto 49,5% devem optar por ir até um estabelecimento físico.

Em relação aos fatores determinantes para a realização de uma compra na data, 53% dos missionários disseram que priorizam a qualidade do produto, enquanto o preço é o segundo maior fator de influência, sendo apontado por 29%. Promoções e descontos aparecem na sequência ao serem citados por 7,5% dos participantes da pesquisa, enquanto as boas avaliações online foram elencadas por 5,7%.

O levantamento avaliou ainda as condições de pagamentos preferidas, revelando que 64% dos respondentes preferem fazer compras à vista. Além disso, 73% dos entrevistados manifestaram preferência por receber descontos em comparação ao cashback.

Já quando perguntados o que faz comprar um produto ou serviço em um mesmo estabelecimento, 36% apontam que o atendimento ao cliente é o aspecto mais valorizado. A qualidade do produto (28%), a experiência positiva de compra (12%) e promoções exclusivas (11%) completam a lista dos fatores mais determinantes.

No que se refere a rapidez na entrega, 83% dos participantes da pesquisa afirmam que esse é um fator de alta importância para a decisão de compra, enquanto 16% apontam como média. Apenas 1% dão baixa importância para o quesito.

A importância das pesquisas para datas sazonais

Desenvolvida pela Mission Brasil, a pesquisa para o Dia do Cliente visa identificar e compreender o comportamento dos consumidores em diferentes contextos, dentre eles em datas sazonais do varejo.

De acordo com Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil, contar com o apoio de análises do mercado contribui para que os lojistas tomem decisões apoiadas por dados e, assim, possam definir ações assertivas diante do que é esperado e desejado pelo público.

“Saber o que motiva, os interesses e as preocupações dos consumidores é fator essencial para que as empresas se antecipem às demandas e ofereçam experiências mais personalizadas e relevantes ao público”, afirma. “É a partir dessa compreensão que as marcas podem transformar datas comemorativas em oportunidades de fidelização e, consequentemente, aumentar o faturamento”, conclui.


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