Nos últimos anos, o conceito de Data Analytics (Análise de Dados) se tornou essencial para todas as empresas, sejam elas de tecnologia ou não. Não à toa, a profissão ficou em primeiro lugar na lista de carreiras mais promissoras para 2021, segundo relatório do World Economic Forum.
De acordo com o General Manager Americas da escola global de tecnologia Ironhack, Alexandre Tibechrani, a tendência se dá pelo fato de que a digitalização das informações dos clientes gerou uma enorme quantidade de dados. “As empresas agora precisam de alguém que saiba analisar elementos como, por exemplo, hábitos e preferências de consumo para tomar decisões de negócios”, diz. “Por causa disso, a geração de valor e importância às funções ligadas à tech e programação é cada vez maior”, completa.
Independentemente de apostar em uma faculdade ou fazer um bootcamp, o executivo considera o ensino de Data Analytics essencial. Por isso, elencou seis motivos para aprender sobre o assunto:
1. Geração de dados a todo momento
Com o avanço da tecnologia, estamos em contato com ferramentas que geram dados sobre nós o todo todo. Com isso, entender o funcionamento do mundo moderno pode ser muito mais fácil para uma pessoa que conhece sobre Data Analytics. “Nossos computadores e smartwatches, a pesquisa que realizamos em sistemas de busca, aplicativos que escolhemos em nossos celulares e tablets, pedidos online de entrega de comida e serviços de transporte são apenas alguns meios que estão gerando um leque gigantesco de informações sobre o nosso comportamento, perfil de consumo e preferências. Essa é uma realidade que exige um grau de maturidade sobre o conceito do dado pessoal”, afirma o General Manager Americas da Ironhack.
2. Uso de dados pessoais nas empresas
Muitas empresas, sejam elas privadas ou governamentais, não fazem um tratamento adequado dos dados pessoais de seus clientes. Dessa forma, aprender a manipular esse conjunto de informações ajuda a saber se é melhor permitir ou não a utilização delas no momento de usar os serviços daquela organização. “Em um mundo dominado pelas redes sociais, a educação sobre a análise de dados oferece um entendimento exato do que significa aqueles ‘termos e condições’ que você assina, sem falar no conhecimento da leitura dos códigos que estão por trás”, destaca Tibechrani.
3. Valorização de dados no meio corporativo
Os profissionais que trabalham com dados reúnem, organizam e analisam informações cruciais para uma empresa dar os seus próximos passos, o que torna a função extremamente valorizada no meio corporativo. “Os especialistas da área respondem a uma série de dúvidas que determinam o crescimento de uma marca, como os produtos mais populares, aqueles que podem ser oferecidos a mais quando alguém compra online ou mesmo sobre a satisfação do time no dia a dia de trabalho”, ressalta o General Manager Americas da Ironhack.
4. Alta demanda de mão de obra
O avanço tecnológico que ocorreu para lidar com os efeitos da pandemia de Covid-19 fez aumentar exponencialmente a demanda por mão de obra nas áreas de tecnologia, inclusive de Data Analytics. Portanto, é um segmento promissor no que se refere ao número de vagas e até mesmo nos salários e benefícios, que pode variar de R$ 5,5 mil a R$ 12,5 mil, de acordo com relatório da consultoria Robert Half.
5. Desenvolvimento da carreira tech
Independente do cargo e do nível de experiência do profissional de tecnologia, aprender sobre análise de dados pode ser útil por abranger diversas áreas dessa carreira. “Marketing, expansão de negócios, desenvolvimento de produto, todas essas são categorias favorecidas pelo domínio de Data Analytics, justamente por ser um segmento olhado de perto por líderes e experts do mercado”, pontua Tibechrani.
6. Experiência completa em programação
Para ser um analista de dados, o profissional precisa aprender a escrever linhas de código em linguagens de programação, como a Python. Segundo o General Manager Americas da Ironhack, esse conhecimento auxilia o especialista na busca por soluções eficientes. “Quando a pessoa entende como codificar em uma linguagem, as próximas serão muito mais fáceis de aprender. Consequentemente, a rotina no mercado de trabalho segue esse mesmo princípio.”
7. Estímulo à criatividade
Grande parte de Data Analytics é sobre ter ideias criativas para responder a uma pergunta difícil ou fornecer soluções para um problema complexo. Outra questão fundamental para as empresas é tornar os dados acessíveis a mais pessoas, para que todos os funcionários possam se beneficiar deles. “O especialista desse segmento é capaz de trabalhar criativamente com conjuntos de dados e transformá-los em gráficos e infográficos, para que qualquer um possa entender”, finaliza Tibechrani.