Com a evolução tecnológica a todo vapor, as grandes empresas veem a necessidade de buscar constantemente por ferramentas e práticas que agreguem agilidade para proporcionar uma tomada de decisões mais estratégica e assertiva. Dentre as alternativas encontradas, está a cultura de DevOps, que alinha as frentes de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) em projetos ágeis, estruturados e simplificados. Uma pesquisa publicada pela Puppet Labs, confirma isso, inclusive. O levantamento afirma que 63% dos entrevistados que adotaram o DevOps em suas respectivas empresas conseguem entregar a demanda 30 vezes mais rápido e com melhor eficiência no resultado final.
Entretanto, André Rentes, sócio e Director of Services da Iteris, consultoria brasileira de serviços de TI, explica que implementar a cultura DevOps vai muito além da união dos times de desenvolvimento e operação ou da adoção de sistemas de automação. Mas sim, um fluxo contínuo de colaboração e adaptação. “O foco deve estar centralizado na melhoria dos processos e na transformação dos negócios, que requer análise de cenário e infraestrutura de cada empresa”, completa.
A pesquisa, produzida pela Puppet, também apontou que após a implementação da cultura, as empresas obtiveram seis vezes mais sucesso em seus software desenvolvidos, comparado a empresas com processos convencionais para o desenvolvimento de sistemas. Embora pareça simples na teoria, essa jornada no dia a dia requer um forte apoio da organização, e em muitos casos, uma mudança drástica na cultura empresarial. “Não há uma receita pronta para a implantação do DevOps, mas algumas práticas são capazes de nortear a experiência e agregar em resultados vantajosos”, ressalta André Rentes.
E para que as empresas implementem a cultura DevOps de maneira eficiente, Rentes destacou 7 principais passos que podem auxiliar neste processo. Confira:
A Iteris é uma consultoria brasileira de serviços de TI com perfil boutique, dedicada a prover soluções de tecnologia que aceleram o desenvolvimento de negócios de seus parceiros. Tem cerca de 100 clientes, entre eles, marcas como Nutrien, Reckitt Benckiser, CIEE, Arco Educação, Raízen, Aché, XP inc., PagSeguro, Alelo, Albert Einstein, Braskem, Sencinet, Vale, Tembici e Via Varejo. Além disso, conta com mais de 600 colaboradores que a colocam entre as mais relevantes empresas do mercado no país.
A Iteris tem operação no Brasil e recentemente anunciou a internacionalização da empresa para os Estados Unidos, com o nome Briteris.
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…
Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…
Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…