7 passos essenciais para o sucesso da cultura DevOps nas empresas

Com a evolução tecnológica a todo vapor, as grandes empresas veem a necessidade de buscar constantemente por ferramentas e práticas que agreguem agilidade para proporcionar uma tomada de decisões mais estratégica e assertiva. Dentre as alternativas encontradas, está a cultura de DevOps, que alinha as frentes de desenvolvimento (Dev) e operações (Ops) em projetos ágeis, estruturados e simplificados. Uma pesquisa publicada pela Puppet Labs, confirma isso, inclusive. O levantamento afirma que 63% dos entrevistados que adotaram o DevOps em suas respectivas empresas conseguem entregar a demanda 30 vezes mais rápido e com melhor eficiência no resultado final.

Entretanto, André Rentes, sócio e Director of Services da Iteris, consultoria brasileira de serviços de TI, explica que implementar a cultura DevOps vai muito além da união dos times de desenvolvimento e operação ou da adoção de sistemas de automação. Mas sim, um fluxo contínuo de colaboração e adaptação. “O foco deve estar centralizado na melhoria dos processos e na transformação dos negócios, que requer análise de cenário e infraestrutura de cada empresa”, completa.

A pesquisa, produzida pela Puppet, também apontou que após a implementação da cultura, as empresas obtiveram seis vezes mais sucesso em seus software desenvolvidos, comparado a empresas com processos convencionais para o desenvolvimento de sistemas. Embora pareça simples na teoria, essa jornada no dia a dia requer um forte apoio da organização, e em muitos casos, uma mudança drástica na cultura empresarial. “Não há uma receita pronta para a implantação do DevOps, mas algumas práticas são capazes de nortear a experiência e agregar em resultados vantajosos”, ressalta André Rentes.

E para que as empresas implementem a cultura DevOps de maneira eficiente, Rentes destacou 7 principais passos que podem auxiliar neste processo. Confira:

  1. Entenda o momento em que a empresa está. O primeiro passo é identificar o grau de maturidade da empresa para implantar a cultura DevOps. Nessa etapa, é preciso responder a algumas questões para começar a planejar o processo e as ferramentas que farão parte da operação, por exemplo: como é o processo atual e qual a cultura da empresa?
  2. Defina como será o processo e os responsáveis pela operação. Encontrar e nomear os líderes que serão responsáveis pelas frentes de Desenvolvimento e Operação e quais os principais indicadores que nortearão o projeto é essencial para o sucesso do DevOps.
  3. Espelhe os ambientes de produção e desenvolvimento. Ter acesso a ambientes de desenvolvimento idênticos aos de produção, criados com base em scripts da equipe de operações, oferece aos desenvolvedores um local real para que eles possam experimentar. Isso significa que a empresa cria um ambiente de testes contínuos, além de oferecer visibilidade aos desenvolvedores de como os servidores são provisionados e da arquitetura dos sistemas.
  4. Utilize ferramentas adequadas para criar os primeiros pipelines. O DevOps tem como principal objetivo criar uma esteira (pipeline), no qual o código “passa” entre os ambientes de forma automatizada. Para essa criação, é ideal a utilização de ferramentas, como: Azure DevOps, GitLab, Jenkins, entre outras. Dessa forma, assegura-se que em todos os “passos” da esteira o código sejam implantados no ambiente de forma automática, além de ser também testado.
  5. Foque ao máximo na automação. Esse é um elemento central do DevOps: A automatização dos processos em todo o ciclo de desenvolvimento de softwares. É justamente ela que permitirá ganhos importantes de agilidade.
  6. Uma vez que os pipelines começarem a rodar, defina as regularidades para revisões do processo, como code review com o time de operações. Code review é um processo no qual os desenvolvedores revisam o código escrito, buscando padronizar e otimizar o trabalho de todos. O interessante aqui em relação ao DevOps é, além de otimizar as entregas, trazer o time de operação para analisar os impactos e aprimorar o processo de automação da esteira, por exemplo.
  7. Invista em monitoramento e seja flexível. O que dá sustentação a uma implementação eficiente de DevOps é a capacidade de acompanhar e monitorar os ambientes e indicadores, com foco na melhoria contínua. Assim, é possível observar, aprender e se adaptar para alcançar os objetivos e proporcionar uma verdadeira transformação organizacional.

A Iteris é uma consultoria brasileira de serviços de TI com perfil boutique, dedicada a prover soluções de tecnologia que aceleram o desenvolvimento de negócios de seus parceiros. Tem cerca de 100 clientes, entre eles, marcas como Nutrien, Reckitt Benckiser, CIEE, Arco Educação, Raízen, Aché, XP inc., PagSeguro, Alelo, Albert Einstein, Braskem, Sencinet, Vale, Tembici e Via Varejo. Além disso, conta com mais de 600 colaboradores que a colocam entre as mais relevantes empresas do mercado no país.

A Iteris tem operação no Brasil e recentemente anunciou a internacionalização da empresa para os Estados Unidos, com o nome Briteris. 


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

1 hora ago

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago

Parceria entre Player1 e KONAMI define Negrete como o primeiro influenciador brasileiro embaixador do jogo eFootball

Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…

2 dias ago

Já é Black Friday no site da LG

Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…

2 dias ago