9 dicas para aumentar a conversão de vendas na Black Friday

Daniel Stochero, Head de Mídia e Performance do Grupo Duo&Co

O segundo semestre é um período repleto de grandes datas comerciais no varejo. Além do Natal, a Black Friday já assumiu um papel relevante no calendário das lojas e também dos consumidores. Segundo o Panorama de Estudo de Black Friday da Globo, cerca de 50% dos entrevistados dizem que iniciam as buscas com um mês ou mais de antecedência e seis em cada 10 brasileiros costumam entrar em listas VIP e baixar aplicativos para estarem com tudo pronto no período de compras.

Neste ano, a Black Friday será no dia 29 de novembro. Portanto, o mês de setembro é o momento ideal das empresas fecharem o planejamento para a data. 

Para Daniel Stochero, Head de Mídia e Performance do Grupo Duo&Co, que foi um dos convidados para o evento de apresentação do estudo FlashBack, promovido pelo Google presencialmente em São Paulo, se apropriar de estratégias digitais para a Black Friday é extremamente importante para aumentar o poder de venda dentro dos e-commerces. Pensando nisso, o profissional elencou nove dicas e benefícios para ajudar as empresas. Confira, a seguir:

1. Deixe o site rápido

Um site que demora para carregar afasta clientes, além de que as plataformas de anúncios penalizam quando você tem um site lento. O estudo mostrou que a maioria dos sites carregou a primeira parte em até 1,8 segundos. Se o seu portal não for rápido, o cliente pode desistir da compra. Sendo assim, a dica é investir em melhorias na infraestrutura, como otimizar imagens e usar servidores rápidos, além de estratégias de SEO para ter um site adaptado para o rankeamento no digital. 

2. Evite falhas técnicas

Durante a Black Friday, muitos sites apresentaram problemas técnicos, como erros que impediam os clientes de finalizar compras. Isso pode prejudicar muito as vendas. Por isso, vale usar ferramentas para testar a capacidade de um site em suportar acessos simultâneos de grande escala, e garantir que ele garanta o aumento de acessos. Não tem nada mais frustrante para o consumidor do que enfrentar problemas técnicos em um momento de compra ou olhar para um erro 404.

3. Faça recomendações inteligentes 

Poucos sites usam ferramentas de recomendação de produtos baseadas no comportamento do cliente. Mostrar produtos relacionados ao que a pessoa já procurou ou comprou aumenta bastante as chances de venda. O consumidor tendo uma experiência mais personalizada e eficaz gera mais vendas.

4. Melhore a busca no site 

Muitos e-commerces não conseguem interpretar buscas mais complexas ou corrigir erros de digitação, o que faz o cliente não encontrar o que quer. Dificilmente os sites aceitam fazer upload de imagens e vídeos para localizar produtos, que poderia ser um diferencial para aumentar a receita. É recomendado investir em uma ferramenta de busca que ajuda o usuário, sugerindo resultados automáticos e corrigindo erros. Isso pode evitar que ele desista da compra por não encontrar o produto desejado.

5. Incentive os reviews com fotos

Poucos sites permitem que os clientes postem fotos nas avaliações dos produtos, e isso é um desperdício. As pessoas gostam de ver opiniões e fotos reais antes de comprar. Implementar isso ajuda a aumentar a confiança no produto e pode ser o detalhe que convence o cliente a finalizar a compra durante o período da Black Friday. 

6. Use Inteligência Artificial e Realidade Aumentada (RA)

Uma das grandes tendências do comércio eletrônico é o uso da Inteligência Artificial junto com Realidade Aumentada (RA) para melhorar a experiência de compra. Com a RA, o cliente pode “se ver” usando o produto, como testar roupas ou acessórios de forma virtual, antes de comprar. Isso traz muito mais confiança para finalizar a compra. Além disso, a IA ajuda a recomendar produtos personalizados, aumentando as chances de conversão. A Meta Ads oferece o Advantage+ e o Google Ads Performance Max e Demand Gen, onde se aproveita a automação para gerar os melhores resultados em todos os canais de publicidade e inventário do Google com uma única campanha.

7. A diversificação de criativos para campanhas de mídia paga

Segundo estudos, 56% do aumento das vendas de uma marca podem ser atribuídos à qualidade do criativo, sendo assim é um fator-chave em campanhas sazonais. Diferentes pessoas têm diferentes razões para comprar o mesmo produto, então entregar múltiplos criativos para o mesmo produto com CTAs adaptados (preço, qualidade do produto, autenticidade, familiaridade com a loja, etc.) ajudará a atrair públicos específicos, assim garantindo que o anúncio certo chegue à pessoa certa.

8. Diversificação de meios de pagamentos

A diversidade de métodos de pagamento é crucial para o sucesso das campanhas de Black Friday. O Pix têm ganhado destaque no Brasil por sua rapidez e facilidade, permitindo que os clientes realizem pagamentos instantâneos. Isso gera maior confiança e segurança, já que o usuário está acostumado com a plataforma e sente-se mais à vontade para finalizar a compra sem complicações. Outros métodos de pagamento amplamente utilizados, como cartões de crédito e débito, boletos bancários e carteiras digitais (como PayPal, Google Pay e Apple Pay), também são fundamentais.

9. Priorize os dispositivos móveis

De acordo com o site Statista, as vendas do comércio eletrónico através de dispositivos móveis atingiram 2,2 biliões de dólares em 2023, representando 60% da receita global do comércio eletrónico. O estudo também prevê que as compras através de smartphones representarão 62% de todo o espaço do comércio eletrônico até 2027. Portanto, é crucial investir em uma abordagem mobile-first que aproveite insights baseados em dados para oferecer uma experiência de compra conveniente, personalizar a experiência e simplificá-la. Além do site estar 100% adaptado para dispositivos móveis, é importante que seus criativos para as campanhas de marketing digital também estejam adaptados para o tamanho vertical, ocupando toda a tela dos inventários de mídia.


Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.