O Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 5 de fevereiro, reforça a importância dos exames preventivos na detecção precoce do câncer de mama. A mamografia é o principal método de rastreamento, mas a ultrassonografia também desempenha um papel essencial na análise de nódulos e alterações benignas.
Nesse contexto, a Samsung oferece o S-Detect, uma tecnologia baseada em inteligência artificial presente nos aparelhos de ultrassonografia da marca, que auxilia na investigação e no diagnóstico de possíveis lesões mamárias.
Como o S-Detect auxilia no diagnóstico?
O S-Detect utiliza um banco de dados de lesões para analisar nódulos mamários e fornecer informações complementares à avaliação médica. Segundo Nelson Ozassa, diretor da divisão de HME da Samsung Brasil, “como forma de oferecer um diagnóstico mais assertivo, a tecnologia do S-Detect foi pensada para melhorar a forma como a investigação médica é realizada. Por meio de um banco de dados de lesões, possíveis nódulos são analisados, permitindo que os médicos possam agir de forma rápida na detecção de possíveis alterações”.
A solução opera de maneira automatizada e funciona em conjunto com o BIRADS ATLAS (Breast Imaging-Reporting and Data System), um sistema que gera relatórios detalhados das imagens mamárias. O software sugere automaticamente os limites da lesão e permite edições manuais pelo operador, tornando o processo de classificação e exportação dos relatórios mais eficiente.
Ampla disponibilidade nos equipamentos da Samsung
A tecnologia S-Detect está presente em diversos modelos de ultrassonografia da Samsung, desde a linha HS40, passando pelos modelos V6, V7 e V8, até as plataformas premium HERA (W9, W10 e Z20) e o RS85 Prestige.
Combinando inteligência artificial e imagens avançadas, o S-Detect reforça o compromisso da Samsung com a inovação na saúde, auxiliando médicos na detecção precoce de nódulos mamários e contribuindo para diagnósticos mais precisos.