A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) confirmou a realização do PITCH ARENA na gamescom latam 2025. A iniciativa será dividida em duas competições: o Abragames PITCH ARENA, exclusivo para empresas brasileiras, e o Pitch@gamescom latam, aberto para desenvolvedores de toda a América Latina. As inscrições para ambas as competições já estão abertas e poderão ser realizadas até 11 de abril por meio deste formulário.
Duas oportunidades para estúdios da região
O Pitch@gamescom latam tem como objetivo conectar jogos de estúdios latino-americanos com investidores e publishers. A novidade para 2025 é o Abragames PITCH ARENA, um espaço exclusivo para os desenvolvedores brasileiros apresentarem seus projetos. Ambas as competições serão coordenadas por Jason Della Rocca, renomado especialista da indústria de games, e contarão com um painel de jurados composto por investidores e publishers de destaque no mercado.
Os participantes poderão inscrever apenas um projeto. Desenvolvedores brasileiros têm a opção de concorrer em ambas as categorias, mas apenas um jogo será selecionado para cada estúdio. No mínimo, cinco estúdios serão escolhidos para apresentar seus pitches nos palcos da gamescom latam e/ou no Abragames PITCH ARENA.
Critérios de seleção e prêmios
Os jogos serão avaliados com base na descrição e no vídeo enviado pelos desenvolvedores. Os materiais devem destacar as principais mecânicas, diferenciais e impacto do jogo. Os finalistas serão anunciados em 17 de abril.
O vencedor do Abragames PITCH ARENA ganhará um ingresso para a GDC 2026, enquanto o campeão do Pitch@gamescom latam receberá um VIP Business Pass para a gamescom latam 2026.
Para participar, os estúdios devem atender aos seguintes requisitos:
- O pitch e todo o material enviado devem estar em inglês;
- O participante deve ter uma empresa/estúdio registrado e possuir os direitos sobre suas ideias e ativos;
- Apenas estúdios da América Latina podem participar do Pitch@gamescom latam;
- Apenas estúdios brasileiros podem se inscrever no Abragames PITCH ARENA;
- Os finalistas devem comparecer à gamescom latam para apresentar seus projetos;
- O jogo não pode ter sido lançado ou estar em early access;
- O jogo deve ter como plataformas principais PC e/ou console;
- O modelo de negócios deve ser premium (pago, não free-to-play).
“Apoiar iniciativas que possibilitem a participação de estúdios brasileiros em eventos com publishers e investidores é fundamental para fortalecer a indústria nacional de games. Esses espaços abrem portas para oportunidades comerciais e colocam a criatividade dos nossos desenvolvedores no radar global”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
gamescom latam 2025 WARM UP!
Para preparar os participantes, o Projeto Brazil Games promoverá a série de webinars gamescom latam 2025 WARM UP!, que ajudará os desenvolvedores a aprimorar seus pitches e melhorar suas chances de sucesso nos eventos internacionais.
O primeiro webinar ocorrerá em 24 de fevereiro, com Jason Della Rocca compartilhando boas práticas para apresentações de negócios em eventos como a GDC, em março, e a gamescom Alemanha, em agosto. Outros encontros estão programados para 11 de março e 8 de abril. Os interessados já podem se inscrever clicando aqui.
gamescom latam 2025: o que esperar
A gamescom latam 2025 acontecerá de 1º a 4 de maio no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento promete trazer novidades da indústria, torneios de eSports, meet & greets com criadores de conteúdo, palestras e muito mais.