O mercado govtech tem se consolidado como um dos setores digitais mais importantes da economia mundial. De acordo com dados do Fórum Econômico Mundial, soluções que utilizam a inovação e a tecnologia para melhorar serviços e processos públicos, solucionando problemas complexos e gerando impacto na sociedade, devem gerar até US$ 9,8 trilhões em valor público globalmente até 2034.
Com o objetivo de impulsionar diferentes mercados por meio da tecnologia voltada para o impacto social, simplificando processos, reduzindo custos e reconstruindo a confiança do público em diferentes setores, o trabalho realizado pela Xertica.ai, empresa de soluções avançadas de GenAI e serviços de consultoria em nuvem, acaba de ser reconhecido pelo prêmio Google Cloud Social Impact Partner of the Year – Technology for Good. Com soluções voltadas para justiça, saúde, meio ambiente e resposta a crises em países da América Latina, a Xertica.ai foi premiada por suas realizações no ecossistema do Google Cloud, ao gerar impacto social positivo.
No Brasil, considerado como o quarto país da América do Sul com a melhor oferta de serviços públicos digitais, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a Xertica.ai foi reconhecida por quatro iniciativas firmadas com instituições do setor público. As soluções desenvolvidas pela companhia promovem a proteção ambiental, simplificam e incentivam as doações de sangue, melhoram a eficiência judicial e foram essenciais na gestão da crise climática no Rio Grande do Sul em 2024. Já na Colômbia, a empresa foi reconhecida por uma parceria com o Ministério das Tecnologias da Informação e Comunicação, por meio de uma solução que acelerou a transformação digital na educação e nos serviços públicos. No Peru, tem garantido uma justiça mais célere para os cidadãos.
“Estamos extremamente felizes e honrados em receber esse reconhecimento que nos mostra que estamos no caminho certo. Nossas soluções estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e promovem mudanças sociais positivas ao capacitar as empresas com ferramentas que aumentam a eficiência, melhoram a tomada de decisões e transformam dados em insights acionáveis para escolhas mais justas e informadas”, explica Saul Chrem, CEO da Xertica.ai.
Conheça abaixo os projetos desenvolvidos pela Xertica.ai e reconhecidos pelo prêmio Google Cloud Social Impact Partner of the Year – Technology for Good:
Brasil
Parceria com Hemominas (Saúde): a Fundação Hemominas, responsável por gerir um dos maiores sistemas de hemoterapia da América Latina, enfrenta o desafio de manter reservas de sangue suficientes para atender a uma rede que cobre 97,54% do estado de Minas Gerais. Problemas como a burocracia, longos tempos de espera e uma experiência pouco satisfatória para os doadores dificultavam esse objetivo. Diante deste contexto, a Xertica.ai, desenvolveu uma robô cocaptadora de doadores, cujo objetivo é simplificar e incentivar as doações de sangue, utilizando tecnologia de automação e inteligência artificial para proporcionar uma comunicação unificada e consistente através de diversos canais. A robô tem como missão garantir um fornecimento contínuo e seguro de sangue para satisfazer as necessidades dos pacientes em todo o estado, gerenciando a confirmação de compromissos, cancelamentos e reagendamentos. A solução também monitora os estoques de sangue e entra em contato com os doadores de forma proativa para solicitar doações repetidas, garantindo um estoque estável. Isso se traduz em mais vidas salvas e em uma comunidade mais forte.Com a solução de IA conversacional, as equipes de saúde conseguem alocar mais tempo para coletar sangue e fornecer atendimento personalizado aos doadores, melhorando a experiência de milhares de doadores e reduzindo o tempo de espera em 40%.
Parcerias com Ministério Público do Rio Grande do Sul: (GovTech): as soluções baseadas em IA revolucionaram o sistema de justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, onde ajudamos a reduzir o tempo de análise de vídeo em 90%, permitindo a resolução mais rápida de casos e melhorando o acesso à justiça para todos os cidadãos. Isso significa resoluções mais rápidas para disputas legais, menos tempo desperdiçado em tarefas tediosas e um sistema de justiça mais eficiente para todos. A inteligência artificial não apenas agiliza os processos, mas também possibilita que os promotores consigam respostas detalhadas em segundos. Com isso, eles podem direcionar seu tempo para questões mais estratégicas. Além da celeridade, a IA pode apoiar na equidade e transparência de todo o processo, fazendo que as decisões sejam mais assertivas e justas.
Resposta a crises: as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, com cheias sem precedentes, inundou quase 80% do estado e deixaram comunidades isoladas sem necessidades básicas. Diante deste cenário, a Xertica.ai desenvolveu e implementou três soluções para apoiar os esforços de socorro: o SOS-RS, que rastreava abrigos e as suas necessidades, bem como reunia pais com filhos perdidos, ajudando a gerir a crise e a apoiar as 70 mil pessoas deslocadas; a Animal Shelters, que mapeava abrigos para animais resgatados e garantia segurança; e a Sedes MP que avaliava o estado das sedes do Ministério Público, permitindo que continuassem a servir a população em tempo de crise. Estas plataformas, construídas em tempo recorde, foram cruciais na coordenação de recursos e na garantia da segurança e bem-estar das pessoas afetadas pelas devastadoras cheias.
Parceria com SEMAD (Meio-ambiente): essencial para a preservação de áreas verdes, o processo de licenciamento e fiscalização ambiental em Minas Gerais ganhou reforço tecnológico. A Xertica.ai desenvolveu um bot interativo que orienta os usuários sobre as licenças necessárias e como obtê-las. Com esse reforço, é possível apoiar as autoridades a identificar e abordar possíveis violações com mais eficiência, garantindo a conformidade regulatória e protegendo a vida e os meios de subsistência das pessoas. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).
Peru
Parceria com o Governo (GovTech): a Xertica.ai estabeleceu uma parceria com o governo para alcançar um feito notável no sistema judicial. As soluções desenvolvidas pela companhia, com recurso da inteligência artificial, reduziram o tempo de emissão de sentenças preliminares de 75 dias para apenas um, garantindo uma justiça mais célere para mais de 2,1 milhões de cidadãos. Isto significa resoluções mais rápidas para os processos legais, reduzindo a incerteza e o stress para quem procura justiça.
Colômbia
Parceria com MinTIC (GovTech): o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicação da Colômbia implementou o Google Workspace para melhorar não apenas a comunicação, a colaboração e a eficiência dentro da organização e das autoridades locais e regionais com a ajuda da Xertica.ai, mas também para oferecer melhores serviços aos cidadãos. O conjunto de soluções do GWS também permitiu a coleta de dados importantes dos cidadãos que orientaram a criação de políticas públicas. Além disso, a implementação do Google Workspace for Education em 5.500 instituições de ensino ajudou a melhorar o processo de aprendizado de milhares de estudantes no início de suas carreiras.
Guiada pelo propósito de criar um impacto significativo e positivo por meio do uso responsável da inteligência artificial (IA), a Xertica.ai está transformando vidas na América Latina utilizando GenAI, impactando mais de 100 milhões de pessoas nas áreas da educação, justiça, saúde e cidades inteligentes — acelerando os negócios por meio da tecnologia e da metodologia X-Factor, que orienta os clientes numa jornada de transformação digital, desbloqueando o potencial da tecnologia para melhorar vidas e construir um futuro melhor.