Em meio a incertezas sobre a coexistência dos Softwares as a Service (SaaS) e a Inteligência Artificial, torna-se evidente que essas tecnologias devem evoluir de forma integrada, em vez de se enfrentarem como concorrentes. É o que revela Giovanni Nicola, Diretor de Tecnologia e Produto na 77Sol.
Segundo ele, o avanço da IA deve ser visto como uma oportunidade para as empresas SaaS aprimorarem suas soluções e diferenciarem-se no mercado. “A chave da questão está em usar a IA como assistente, não de forma substitutiva. Ou seja, a integração é fundamental nesse momento”, aponta. “As companhias que não se adaptarem correm o risco de ficarem para trás, tanto em termos operacionais quanto na qualidade do serviço prestado”, completa.
Ainda segundo o especialista, as empresas que oferecem funcionalidades básicas podem, de fato, perder espaço para plataformas que integram IA de forma inteligente. “No entanto, a IA por si só não substitui o valor agregado que uma empresa SaaS oferece em termos de experiência do usuário, confiabilidade, suporte e integração com o ecossistema do cliente”, explica Nicola.
Para ajudar as empresas SaaS nesse processo, o executivo da 77Sol elencou três dicas de integração. Confira:
Personalização Inteligente
A ideia é aplicar a IA para personalizar a experiência do cliente, podendo ser com a direção de passo a passo para cada necessidade, otimizando processos burocráticos, tirando dúvidas e até mesmo interagindo de acordo com as solicitações de forma individualizada. “Com algoritmos avançados, é possível recomendar soluções sob medida para cada usuário, otimizando processos e reduzindo o tempo de resposta. Além disso, a automação de tarefas repetitivas libera os profissionais para se concentrarem em decisões estratégicas”, destaca Nicola.
Na prática, já vemos uma crescente no uso de assistentes virtuais para suporte ao cliente, facilitando a interação e garantindo maior eficiência. Soluções como o ChatGPT podem ser incorporadas para atender a demandas internas e externas, aprimorando a operação sem a necessidade de desenvolver um sistema do zero.
Automação estratégica
Para aumentar a produtividade e aproveitamento do time interno, além de melhorar a entrega, também é possível implementar a IA para tarefas repetitivas, mantendo o fator humano para as decisões mais estratégicas. “Com as automações certas, conseguimos até extrair sugestões e ideias de melhores práticas ou estratégias para otimizar processos vindas da IA, mas estas, no final das contas, a decisão fica por conta da equipe. O ponto-chave é entender que a IA não substitui a estratégia, mas ajuda a torná-la mais eficiente e personalizada, quando bem aplicada“, pontua o especialista.
Análises preditivas
Com a capacidade de analisar dados com uma velocidade muito superior à do ser humano, a IA pode prever quais funcionalidades os clientes mais precisam com base no comportamento de uso, além de detectar riscos para prevenir problemas antes que eles aconteçam.
Pensando no cliente final, a IA também é capaz de antecipar novas necessidades e ajudar a otimizar a experiência dentro da plataforma, identificando padrões de comportamento relevantes para a atualização e eficácia do SaaS. “Oferecer um software que está sempre atualizado e em busca de resolver problemas ainda nem identificados pelos clientes é um diferencial e tanto para o mercado”, conclui Nicola.