Empresas SaaS precisam se integrar com IA e não concorrer com ela, revela especialista

Em meio a incertezas sobre a coexistência dos Softwares as a Service (SaaS) e a Inteligência Artificial, torna-se evidente que essas tecnologias devem evoluir de forma integrada, em vez de se enfrentarem como concorrentes. É o que revela Giovanni Nicola, Diretor de Tecnologia e Produto na 77Sol.

Segundo ele, o avanço da IA deve ser visto como uma oportunidade para as empresas SaaS aprimorarem suas soluções e diferenciarem-se no mercado. “A chave da questão está em usar a IA como assistente, não de forma substitutiva. Ou seja, a integração é fundamental nesse momento”, aponta. “As companhias que não se adaptarem correm o risco de ficarem para trás, tanto em termos operacionais quanto na qualidade do serviço prestado”, completa.

Ainda segundo o especialista, as empresas que oferecem funcionalidades básicas podem, de fato, perder espaço para plataformas que integram IA de forma inteligente. “No entanto, a IA por si só não substitui o valor agregado que uma empresa SaaS oferece em termos de experiência do usuário, confiabilidade, suporte e integração com o ecossistema do cliente”, explica Nicola.

Para ajudar as empresas SaaS nesse processo, o executivo da 77Sol elencou três dicas de integração. Confira:

Personalização Inteligente

A ideia é aplicar a IA para personalizar a experiência do cliente, podendo ser com a direção de passo a passo para cada necessidade, otimizando processos burocráticos, tirando dúvidas e até mesmo interagindo de acordo com as solicitações de forma individualizada. “Com algoritmos avançados, é possível recomendar soluções sob medida para cada usuário, otimizando processos e reduzindo o tempo de resposta. Além disso, a automação de tarefas repetitivas libera os profissionais para se concentrarem em decisões estratégicas”, destaca Nicola.

Na prática, já vemos uma crescente no uso de assistentes virtuais para suporte ao cliente, facilitando a interação e garantindo maior eficiência. Soluções como o ChatGPT podem ser incorporadas para atender a demandas internas e externas, aprimorando a operação sem a necessidade de desenvolver um sistema do zero.

Automação estratégica

Para aumentar a produtividade e aproveitamento do time interno, além de melhorar a entrega, também é possível implementar a IA para tarefas repetitivas, mantendo o fator humano para as decisões mais estratégicas. “Com as automações certas, conseguimos até extrair sugestões e ideias de melhores práticas ou estratégias para otimizar processos vindas da IA, mas estas, no final das contas, a decisão fica por conta da equipe. O ponto-chave é entender que a IA não substitui a estratégia, mas ajuda a torná-la mais eficiente e personalizada, quando bem aplicada“, pontua o especialista.

Análises preditivas

Com a capacidade de analisar dados com uma velocidade muito superior à do ser humano, a IA pode prever quais funcionalidades os clientes mais precisam com base no comportamento de uso, além de detectar riscos para prevenir problemas antes que eles aconteçam.

Pensando no cliente final, a IA também é capaz de antecipar novas necessidades e ajudar a otimizar a experiência dentro da plataforma, identificando padrões de comportamento relevantes para a atualização e eficácia do SaaS. “Oferecer um software que está sempre atualizado e em busca de resolver problemas ainda nem identificados pelos clientes é um diferencial e tanto para o mercado”, conclui Nicola.

Compartilhe:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Junte-se à nossa comunidade!

Assine nossa Newsletter

Inscrição realizada com sucesso! Opa! Algo deu errado. Tente novamente.

Publicações recentes

  • All Post
  • além do click
  • games
  • geek
  • ofertas
  • tech
    •   Back
    • gadgets
    • inteligência artificial
    • casa inteligente
    • apps e softwares
    • eventos tech
    • entrevistas tech
    • artigos tech
    • notícias tech
    •   Back
    • cinema e séries
    • eventos geek
    • entrevistas geek
    •   Back
    • eSports
    • reviews games
    • retro games
    • lançamentos games
    • eventos gamer

Yuri Rodrigo de Camargo

Produtor de Conteúdo

Produtor de Conteúdo Digital com mais de 14 anos de experiência em redação e produção de conteúdo de textos e vídeos informativos, coberturas de eventos de lançamentos de produtos e tecnologias diversas e análises de produtos, aplicativos e serviços para sites como Diário do Android (2011-2012), Mobile Xpert (2012-2016) e Tempo Integral (2016-2018).

Dedicado desde 2018 à criação e produção de conteúdo para o site e canal do YouTube Além do Click: Tech, Games & Geek.

Edit Template

Além do Click: tech, games & geek

Além do Click é uma plataforma de conteúdos sobre tecnologia, games e cultura geek, com um site e um canal no YouTube.

Aqui no site, você encontra notícias, artigos, análises de gadgets, games, serviços e cobertura de eventos.

© 2025 por Yuri Rodrigo de Camargo