O terror psicológico com DNA brasileiro vai marcar presença na Gamescom Latam 2025. O estúdio indie Pulsatrix Studios, responsável pelo aclamado Fobia – St. Dinfna Hotel, leva para o evento a primeira demo jogável de seu novo projeto: A.I.L.A., um jogo de terror em primeira pessoa com temática psy-tech e ambientação futurista.
A demonstração poderá ser testada exclusivamente entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no pavilhão da Gamescom Latam, em São Paulo. A publisher britânica Fireshine Games acompanha o lançamento no Brasil, e o game está previsto para chegar ao PC ainda em 2025. Visitantes do evento também poderão conhecer pessoalmente parte da equipe por trás do jogo, incluindo o CEO Thiago Matheus, o COO Fabio Martins e a Community Manager Giovanna Franchini.
Uma jornada dentro da mente – e do medo
A.I.L.A. promete levar o jogador a uma experiência imersiva de horror introspectivo. Inspirado em obras como Black Mirror, o jogo se passa em uma São Paulo distópica e tecnológica, onde o protagonista Samuel atua como beta tester de uma IA avançada — a própria A.I.L.A. — que cria experiências de terror personalizadas com base nos dados neurais do jogador.
Entre puzzles desafiadores, combates tensos e atmosfera opressiva, os jogadores terão de lidar não apenas com o desconhecido ao redor, mas com o que há de mais profundo e sombrio em sua própria mente.
Segundo os desenvolvedores, o jogo levanta questões sobre os limites da inteligência artificial, ética no uso de dados pessoais e os perigos da imersão extrema no entretenimento digital.
“Nosso objetivo com A.I.L.A. é criar uma experiência de horror que vá além do susto. Queremos mexer com o jogador emocionalmente, usando a própria tecnologia como ponte entre o real e o perturbador”, afirma Thiago Matheus, CEO da Pulsatrix Studios.
De “Fobia” a referência global em horror imersivo
A Pulsatrix Studios ganhou notoriedade com Fobia – St. Dinfna Hotel em 2022, um título que chamou atenção tanto no Brasil quanto no exterior por seu design de ambientes e atmosfera cinematográfica. Com A.I.L.A., o estúdio quer dar um passo ainda maior no gênero survival horror, apostando em uma narrativa provocadora e mecânicas inovadoras.
“Queremos que A.I.L.A. ressoe com jogadores do mundo todo, tanto pelo enredo quanto pela experiência sensorial intensa que estamos desenvolvendo”, acrescenta Matheus.
O jogo já está disponível para wishlist na Steam, e quem quiser acompanhar o desenvolvimento pode seguir os perfis oficiais da publisher @FireshineGames e do jogo @PlayAILA no X (antigo Twitter).
Sobre a publisher
A Fireshine Games, sediada em Londres, é conhecida por apoiar títulos independentes de qualidade como Core Keeper e Shadows of Doubt. Também se destaca por trazer grandes lançamentos digitais para mídia física, como Lies of P e Planet Zoo: Console Edition. A empresa faz parte do grupo EG7.