A Neo4j, líder em Banco de Dados Grafos & Analytics, anuncia a promoção de Paulo Farias como novo vice-presidente da companhia para a América Latina. Paulo inaugura um novo capítulo da empresa na região focado na expansão de projetos de grande porte no Brasil e na solidificação da tecnologia de grafos em novos mercados. O executivo possui mais de 30 anos de experiência no setor, com passagens pela Microsoft, Oracle e Salesforce.
“A representatividade financeira do Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos, não à toa o país corresponde a 80% do faturamento da empresa na América Latina. Buscamos evoluir nossa operação ainda mais localmente e fortalecer a estratégia de negócios para outros países da região” destaca Paulo. O executivo entrou na Neo4j como Diretor de Vendas com foco em enterprise e está na empresa desde o início da operação no Brasil, que começou em 2021. Ao longo desse período, grandes empresas privadas e públicas adotaram Neo4j em sua estratégia de dados, como o Ministério Público do Rio de Janeiro, Latam Airlines, iFood, Cimed, Qualicorp, Grupo Salinas, entre outras.
Além do Brasil, a Neo4j possui clientes no México, Chile, Argentina, Uruguai, Equador, El Salvador e Colômbia. A empresa é originalmente sueca, mas possui presença é global e sede no Vale do Silício, nos EUA. Recentemente, ultrapassou a marca de USD 200 milhões em receita recorrente anual (ARR), impulsionada por sua liderança no mercado de tecnologia de grafos, fundamental para melhorar a precisão, transparência e explicabilidade dos resultados da IA Generativa (GenAI), ao mesmo tempo em que reduzem as alucinações – respostas inverídicas, incompletas ou desprovidas de sentido.
“Nosso desafio é consolidar no mercado latino algo que está cada vez mais evidente globalmente – bases de dados de grafos como essenciais para os sistemas de IA que utilizam grandes quantidades de dados interligados. Neo4J tem a expertise necessária para resolver problemas complexos de dados de qualquer tipo de negócio à medida que expande os recursos de GenAI e de análise de grafos em nuvem”, complementa Paulo.
Para 2025, a Neo4j busca crescer na América Latina com foco em segmentos-chave como setor público, varejo, financeiro, saúde, seguros e energia. “São mercados nos quais estamos conquistando clientes que geram bilhões de dólares em impactos impulsionados a partir da tecnologia de grafos”, diz Paulo.
Liderança global
A Neo4j é uma empresa unicórnio, com valor de mercado superior a USD 2 bilhões. Tem mais de 2.100 clientes globalmente sendo utilizada por 84% das empresas da Fortune 100 e 58% da Fortune 500. Atende a clientes dos setores automotivo; gestão de saúde; farmacêutico; varejo, aeronáutico; telecomunicações e hoteleiros, como Citi, Adobe, Microsoft, Nasa, Astrazeneca, CNN, IBM, entre outros.
Lidera a categoria de sistemas de gestão de bases de dados de grafos (DBMS) com market share de 44% de acordo com análise do Cupole Consulting Group. A Cupole estima o mercado total endereçável para a categoria DBMS mais ampla em US $110 bilhões em 2024, com o DBMS de grafos crescendo a 32.6% + CAGR impulsionado pela adoção da nuvem e casos de uso emergentes de IA.
A companhia também é líder em GraphRAG, técnica que permite aos LLMs obterem dados de fontes externas, ampliando conhecimento desses sistemas e evitando alucinações. O Gartner mencionou a importância do GraphRAG no seu relatório Hype CycleTM For AI in Software Engineering, 2024, citando que: “As técnicas RAG num contexto empresarial têm problemas relativos à veracidade e à exaustividade das respostas, causados por limitações na precisão da recuperação, na compreensão do contexto e na coerência das respostas. Os grafos de conhecimento (Knowledge Graphs), tecnologia já estabelecida, podem representar os dados contidos nos documentos e a relação entre eles. A combinação de ambos os aspectos permite que as aplicações RAG recuperem texto com base na semelhança com a pergunta e na representação contextual da consulta, melhorando a precisão das respostas.”