A Neo4j, referência em análise de banco de dados grafos, anuncia o lançamento de uma nova solução que pode ser usada, pela primeira vez, de forma integrada a qualquer plataforma de dados. O Neo4j Aura Graph Analytics é uma oferta servless e com ETL zero (o que evita a necessidade de pipelines que envolvem extração, carregamento e transferência de dados).
Amplificando o acesso, a solução leva o poder da análise de grafos para usuários de todos os níveis de habilidade, desbloqueando uma inteligência mais profunda e alcançando 2X maior precisão e qualidade de insights em relação às análises tradicionais. O lançamento já está disponível, com pagamento conforme o uso, e funciona com todos os bancos de dados, como Oracle e Microsoft SQL, todos os armazéns de dados em nuvem e repositórios, como Databricks, Snowflake, Google BigQuery, Microsoft OneLake, e em qualquer nuvem.
Ao desvendar padrões e relações ocultas em dados complexos, oferecendo insights mais precisos e com contexto mais rico do que as análises tradicionais, a análise de grafos melhora a tomada de decisão da IA. No entanto, apesar de suas poderosas capacidades, a análise de grafos tem permanecido fora de alcance para muitas organizações devido à sua complexidade e curva de aprendizado – até agora. A nova oferta da Neo4j torna a análise de grafos acessível para todos e elimina barreiras de adoção, removendo a necessidade de consultas personalizadas, pipelines ETL ou qualquer necessidade de especialização em grafos – permitindo que tomadores de decisão de negócios, cientistas de dados e outros usuários se concentrem nos resultados, e não na sobrecarga.
“O dado capturado em qualquer empresa é escasso e repleto de lacunas, tornando difícil encontrá-los e vinculá-los de forma útil. Líderes de dados e análises devem usar grafos como tecnologia preferencial em casos de uso específicos para preencher lacunas e mesclar dados ativos, mesmo quando possuem qualidade de dados diversificada”, afirma o Gartner em seu relatório Exploring the Top Use Cases for Graph Analytics, publicado em 10 de maio de 2024, por Jim Hare e Mark Beyer.
O Neo4j Aura Graph Analytics não requer configuração de infraestrutura nem experiência prévia com tecnologia de grafos ou linguagem de consulta Cypher. Os usuários implantam e dimensionam de forma simples os workloads de análise de grafos de ponta a ponta, permitindo-lhes coletar, organizar, analisar e visualizar dados. A oferta inclui a maior seleção da indústria de mais de 65 algoritmos de grafos prontos para uso e é otimizada para aplicações de alto desempenho e fluxos de trabalho paralelos. Os usuários pagam apenas pelo poder de processamento e armazenamento que consomem.
“Nossa visão com o Aura Graph Analytics é simples: facilitar para qualquer usuário tomar melhores decisões de negócios mais rapidamente. Ao remover obstáculos como consultas complexas, ETL e configurações de infraestrutura caras, as organizações podem acessar todo o poder da análise de grafos sem precisar de uma especialização. O resultado: decisões mais precisas sobre qualquer fonte de dados corporativos, construídas sobre uma compreensão mais profunda de como tudo se conecta”, explica Sudhir Hasbe, Diretor de Produtos da Neo4j.
Os benefícios e capacidades adicionais abaixo são baseados em resultados relatados por clientes que refletem ganhos reais de desempenho:
- Até 80% de precisão no modelo, resultando em 2X maior eficácia nos insights, ultrapassando os limites das análises tradicionais. A precisão é alcançada transformando estruturas de grafos em características prontas para ML com vetores, desbloqueando a capacidade única de descobrir padrões e relações mais profundas em dados conectados complexos. O grafo também se alinha dinamicamente em tempo real conforme os dados mudam, pois é impulsionado pelas conexões dos pontos entre si. Algoritmos avançados de grafos e vetores, como centralidade, busca de caminho, detecção de comunidade, previsão de links e similaridade, melhoram dramaticamente os resultados em centenas de casos de uso, como detecção de fraudes, combate à lavagem de dinheiro, rastreamento de contatos de doenças, visão 360º do cliente, gestão de cadeia de suprimentos, motores de recomendação e análise de redes sociais.
- Insights alcançados duas vezes mais rápido do que as alternativas de código aberto com processamento paralelizado na memória de algoritmos de grafos. A capacidade da solução de executar diferentes instâncias simultâneas de pesquisa DSML (ciência de dados e aprendizado de máquina) também melhora a produtividade dos analistas de dados. Os usuários podem dimensionar a análise de grafos em toda a organização com sessões simultâneas ilimitadas, cada uma executando independentemente.
- 75% menos código, Zero ETL. A redução de código é alcançada pela capacidade de aplicar mais de 65 algoritmos de grafos prontos para uso, eliminando a necessidade de construir modelos manualmente para cada análise. Os usuários executam a solução em qualquer lugar e no ambiente de ciência de dados mais familiar, projetando facilmente dados de dataframes Pandas, e com Zero-ETL. Os usuários também podem utilizar as ferramentas de ciência de dados baseadas em Python que já conhecem para projetar subgrafos, executar algoritmos e obter resultados.
- Sem sobrecarga administrativa e menor custo total de propriedade. A solução totalmente gerenciada servless remove o ônus da provisão de servidores, manutenção ou gerenciamento de recursos. Os usuários também minimizam os custos administrativos e otimizam os custos de infraestrutura por meio de um serviço flexível de pagamento conforme o uso, escalando o poder de computação e armazenamento conforme necessário, garantindo um controle de gastos mais preciso.
A solução Neo4j Aura Graph Analytics está disponível para todas as plataformas de dados através de Dataframes Pandas em Python. De acordo com o GitHub, Python é a linguagem mais comumente usada para IA. O suporte para todas as outras principais linguagens é esperado ainda este ano.
Integração nativa com Snowflake estará disponível até o terceiro trimestre de 2025
A integração nativa entre o Neo4j Graph Analytics e Snowflake estará disponível de forma completa no terceiro trimestre deste ano, após seu lançamento no ano passado e diversas implementações em larga escala em empresas. Essa iniciativa destaca a crescente demanda por análise de grafos nas nuvens de dados mais amplamente adotadas, permitindo que organizações de diversos setores operacionalizem os dados para insights mais rápidos e precisos, independentemente de onde esses dados estejam armazenados. A oferta pode ser adquirida no Snowflake Marketplace.
Últimos marcos impulsionados pela demanda crescente de IA e grafos
A nova oferta servless da Neo4j é construída sobre uma série de marcos importantes para a empresa. Em setembro de 2024, a Neo4j transformou seu portfólio de sistemas de gerenciamento de banco de dados em nuvem Aura com capacidades preparadas para IA, simplificando e acelerando a adoção de grafos em qualquer caso de uso ou workload. O resultado permitiu que a Neo4j avançasse como líder de categoria e parceira preferencial de grafos entre todos os principais provedores de serviços em nuvem, devido à sua oferta abrangente, flexibilidade de implantação, análises e forte apoio da comunidade, acelerados pelo GenAI.
Em dezembro, a empresa foi reconhecida como Visionary no Gartner® Magic Quadrant™ 2024 para Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Nuvem pelo segundo ano consecutivo. A Neo4j também foi classificada como Strong Performer entre 14 fornecedores principais no The Forrester Wave™: Vector Databases, Q3 2024.
Em novembro de 2024, a Neo4j dobrou sua receita recorrente anual em três anos, alcançando uma avaliação superior a $2 bilhões, impulsionada pela crescente adoção de nuvem e pela demanda do GenAI. A Neo4j é utilizada por 84% das empresas da Fortune 100 e 58% das da Fortune 500, incluindo Adobe, BT Group, Novo Nordisk e UBS.