O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, divulga hoje o Guia para Recém-Formados 2025, que revela os cargos e setores que mais cresceram na contratação de novos profissionais com diploma de graduação e pós-graduação (exceto doutorado) nos últimos três anos. Os dados mostram, por exemplo, a força de áreas como tecnologia, educação e saúde – e ajudam a entender onde estão as oportunidades mais promissoras para quem está começando.
O levantamento, feito com base em dados da própria plataforma, busca orientar quem está iniciando a carreira em um mercado desafiador, mas com sinais de recuperação: segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o número de jovens de até 24 anos em situação de desemprego caiu pela metade no fim de 2024, passando de 25,2% para 14,3% em comparação com 2019. Ainda assim, a taxa segue mais que o dobro da média nacional (6,2%), evidenciando os obstáculos que essa população ainda enfrenta para conquistar oportunidades.
“Quando se está no início da carreira, cada escolha tem um impacto significativo, e o acesso à informação certa pode influenciar não apenas o primeiro emprego, mas toda a trajetória profissional. O objetivo do nosso guia é justamente oferecer essa visão estratégica, baseada em dados e tendências concretas de contratação. Ao identificar os setores e os cargos com maior absorção de recém-formados, conseguimos oferecer um panorama que ajuda o profissional a se posicionar com mais segurança e a fazer escolhas mais conscientes. Em um mercado dinâmico como o atual, começar bem é importante, assim como manter uma evolução constante”, diz Guilherme Odri, editor-chefe do LinkedIn Notícias Brasil.
Cargos em alta para bacharéis e pós-graduados
A tecnologia continua a moldar o mercado de trabalho, com o cargo de engenheiro(a) de inteligência artificial liderando a lista dos que mais cresceram entre os recém-formados. Ao mesmo tempo, áreas tradicionais seguem em alta: profissões como psicólogo(a), farmacêutico(a) e advogado(a) se destacam pela demanda consistente.
Já entre os profissionais com pós-graduação, os cargos com maior crescimento estão ligados à gestão e operação, como analista de facilities, analista de RH e coordenador(a) de compras. Funções técnicas e educacionais também ganham espaço, como técnico(a) em automação, analista de inovação e professor(a) de educação especial, refletindo a diversidade de caminhos profissionais possíveis logo após a conclusão dos estudos.
![]() |
![]() |
Indústrias mais aquecidas para bacharéis e pós-graduados
Setores como educação, serviços de saneamento básico, entretenimento e administração pública foram os que mais contrataram jovens com diploma de bacharelado. Entre os pós-graduados, a área de educação também ganha destaque, seguida por logística, atividades imobiliárias e comércio atacadista.
![]() |
![]() |
Cursos gratuitos no LinkedIn Learning
Para os profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos e adquirir novas habilidades, o LinkedIn está oferecendo acesso aos seguintes cursos do LinkedIn Learning, disponíveis gratuitamente até o dia 30 de junho de 2025:
- Como escrever um ótimo currículo
- LinkedIn para busca de oportunidades
- Networking: como criar uma rede de contatos profissionais
- Como obter sucesso em sua entrevista de emprego
- Comunicação eficaz com inteligência artificial generativa
- Como desenvolver sua inteligência emocional
- Comunicação empática no ambiente de trabalho
Metodologia
O estudo analisa dados anônimos e agregados de milhões de perfis de usuários e anúncios de vagas entre 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024. Foram considerados apenas perfis de pessoas cuja formação acadêmica mais recente é um diploma de bacharelado ou pós-graduação (excluindo doutorado). A taxa de crescimento de cada cargo e indústria foi calculada tomando como referência o primeiro cargo em tempo integral exercido pelo usuário após a graduação e comparando a porcentagem média de contratações para essa métrica entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2024. Só foram considerados os cargos e indústrias que apresentaram um crescimento positivo e número suficiente de anúncios de vagas nos últimos três anos. Cargos idênticos foram agrupados e classificados em conjunto. Foram excluídos estágios, cargos de voluntariado, funções temporárias e funções de estudantes.