O Grupo LATAM Airlines foi escolhido para sediar, pela primeira vez em sua história, a 82ª Assembleia Geral Anual da IATA (AGM 2026) — o evento mais relevante da indústria aérea global. A reunião acontecerá em junho de 2026, no Rio de Janeiro, e deve reunir cerca de 1.700 líderes e executivos do setor para discutir os rumos estratégicos da aviação mundial.
A última vez que o Brasil sediou a AGM foi em 1999, também no Rio. Antes disso, o país havia recebido a segunda edição do evento, em 1947, na cidade de Petrópolis.
Reconhecimento à importância da América do Sul
“Após mais de 20 anos, a indústria aérea poderá se reunir novamente na América do Sul, o que reflete a crescente importância da região e a grande contribuição da aviação como motor de crescimento econômico, conectividade social e desenvolvimento sustentável”, afirmou Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM Airlines.
Já Willie Walsh, diretor-geral da IATA, destacou o simbolismo do retorno ao Brasil:
“Esta será uma excelente oportunidade para refletirmos sobre as transformações ocorridas ao longo de duas décadas de desenvolvimento, nas quais o fortalecimento da conectividade aérea apoiou com êxito grandes eventos mundiais”, disse.
Aviação em crescimento na América Latina e Caribe
Segundo dados da IATA, entre 2015 e 2025, a região registrou:
- 10,8% de aumento no número de rotas disponíveis
- 28,9% de crescimento na capacidade de assentos
- 5,1% de aumento na frequência de voos
Atualmente, o setor aéreo movimenta US$ 240 bilhões no PIB da América Latina e Caribe e sustenta 8,3 milhões de empregos. Em 2024, mais de 481 milhões de passageiros foram transportados na região, consolidando a aviação como um pilar estratégico para o desenvolvimento regional.
Brasil: mercado-chave para a LATAM
O Brasil é o maior mercado da LATAM e a maior economia da América Latina. Com 212 milhões de habitantes e dimensões continentais, o país é estratégico para a conectividade aérea regional.
A LATAM opera atualmente a maior malha aérea de sua história no Brasil, com voos para 55 aeroportos nacionais e 90 destinos internacionais. Desde 2021, lidera os mercados doméstico e internacional no país, segundo a ANAC, e foi eleita pela Abracorp como a companhia aérea mais relevante para o setor corporativo pelo segundo ano consecutivo.
Em 2025, a empresa lançou a Escola LATAM, um programa de formação profissional voltado ao desenvolvimento de carreiras na aviação.