A robótica educacional tem se consolidado como uma das principais aliadas na preparação de estudantes para os desafios do futuro. Com esse foco, cerca de 90 gestores e educadores de escolas militares de todo o Brasil participam, nesta terça-feira (3), de um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás, em parceria com o Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás (CEPMG). O evento tem como objetivo central discutir inovações pedagógicas e estratégias voltadas para uma educação mais conectada com o século XXI.
Entre os destaques da programação está a palestra de Alex Paiva, head da área de negócios Educacional da Positivo Tecnologia, que aborda a influência da robótica na educação e sua relação com as profissões do futuro. A apresentação ocorre às 10h20, seguida de uma atividade prática com foco em aplicação da robótica em sala de aula.
“A robótica educacional vai além da tecnologia em si: ela estimula o raciocínio lógico, a criatividade, a colaboração e o protagonismo dos estudantes”, afirma Paiva. “Participar deste evento é uma oportunidade valiosa para compartilhar com os gestores escolares como essas competências dialogam diretamente com as profissões do futuro.”
A proposta da palestra é mostrar, por meio de exemplos práticos, como a robótica pode ser incorporada às práticas pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe — características cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho contemporâneo.
Investimento em formação docente e infraestrutura tecnológica
A capacitação faz parte de um esforço mais amplo do governo goiano. Em março deste ano, o Programa de Robótica e Educação Tecnológica dos CEPMG foi intensificado com a participação de 82 escolas militares. Como parte da iniciativa, 2.460 professores estão sendo capacitados com mais de 2.500 horas de formação voltada para o ensino de robótica em sala de aula.
Além da capacitação docente, as escolas receberam conjuntos de robótica LEGO Education, permitindo que as atividades práticas sejam integradas ao currículo e proporcionem experiências de aprendizagem mais dinâmicas e interativas.
A iniciativa reflete uma tendência crescente nas políticas públicas educacionais: o uso de tecnologias para tornar a educação mais relevante, inclusiva e voltada para a realidade dos estudantes. Ao incorporar a robótica nas escolas, gestores e professores não apenas modernizam o ensino, mas também criam um ambiente mais engajador, capaz de despertar o interesse dos alunos por áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).