Top 10: novo estudo do HypeAuditor revela marcas brasileiras de maior crescimento no Instagram

Quais foram as marcas brasileiras que mais expandiram seu público por meio do Instagram nos últimos 12 meses? E que histórias estão por trás desse crescimento? Um levantamento inédito feito pelo HypeAuditor, referência global em análise e otimização de campanhas de influência, traz respostas para essas e outras questões. 

Para realizar o estudo, o HypeAuditor utilizou tecnologia de IA e machine learning para detectar fraudes, além de uma base com mais de 200 milhões de influenciadores em plataformas como Instagram, TikTok, X, YouTube e Twitch. 

O Top 10 das marcas brasileiras com maior crescimento de seguidores no Instagram inclui as seguintes marcas:  

Marca Segmento Seguidores IG Crescimento de seguidores YoY* Qtd de menções nas contas dos influenciadores
Growth Supplements Saúde / Suplementos 5.499.995 2.019.856 57
Shein Brasil Varejo / Moda e Vestuário 13.249.956 1.871.199 185
Netflix Brasil Entretenimento 39.048.938 1.381.699 120
Pichau Tecnologia e Hardware / Games 2.333.687 1.287.080 63
Ninja do KaBuM! Marketplace / Tecnologia 1.895.984 1.242.340 72
Lu do Magalu  Varejo / E-commerce multissetorial 8.006.595 935.611 33
Red Bull Brasil  Alimentação / Bebidas 3.831.795 897.780 189
Lojas Besni Varejo / Moda e Vestuário 966.842 821.383 15
Duolingo Brasil  Educação / ensino de idiomas 1.563.497 787.505 5
O Boticário Beleza / Cosméticos 12.092.531 772.524 78

*YoY” (Year-over-Year) é uma métrica usada para comparar o desempenho de um indicador em um determinado período com o mesmo período do ano anterior.

Líder do ranking, a Growth Supplements, fabricante de suplementos alimentares para atletas, registrou um acréscimo de cerca de 2 milhões de usuários na rede social – uma alta equivalente a mais da metade de sua base de público anterior. O pódio é completado por duas marcas globais com forte presença no Brasil e que são referência em seus segmentos, respectivamente Shein e Netflix. A gigante do streaming é a marca com mais seguidores totais no Instagram, superando os 39 milhões de contas. 

Outro destaque do ranking elaborado pelo HypeAuditor é o Ninja do KaBuM, marketplace especializado em produtos tech que quase triplicou a quantidade de público em sua conta oficial, com cerca de 1,2 milhão de novas contas. Condição semelhante é verificada nas Lojas Besni, que conta atualmente com 966 mil seguidores no Instagram depois de ter obtido um acréscimo de 821 mil usuários em sua conta nos últimos 12 meses. 

Receita para o crescimento 

Em geral, as marcas com presença digital utilizam um mix de estratégias para crescer, que incluem a produção de conteúdos autênticos e de boa qualidade, mensagens que engajem seus públicos-alvo e a diversificação de formatos das postagens, como Reels e Stories. Um recurso indispensável para as marcas analisadas no estudo foi a adesão a parcerias com influenciadores digitais para a criação de conteúdos planejados – estratégia que ajuda a conferir credibilidade para a marca e sustentação para as mensagens ao longo do ano.  

Os dados indicam uma predominância de campanhas estruturadas, com parcerias de longo prazo com os influenciadores digitais”, observa Maria Marques, Gerente de Marketing para a América Latina do HypeAuditor. “Para ter sucesso na estratégia, os criadores escolhidos pelas marcas precisam ser capazes de conquistar a atenção dos usuários em meio à enxurrada de informações disponíveis na rede social, assim como de conquistar a confiança desses públicos-alvo, já que as recomendações serão feitas de forma contínua, atribuindo a própria credibilidade do criador ao nome da empresa”, complementa. 

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