IEEE (Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), maior organização técnico-profissional global dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, divulga os resultados da pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2026 e Além: um Estudo Global do IEEE”, envolvendo líderes globais de tecnologia do Brasil, China, Índia, Japão, Reino Unido e EUA. O estudo aborda quais tecnologias mais influenciarão a IA em2026; expectativas para o crescimento de mercado da IA, benefícios, usos e competências; e tendências tecnológicas futuras. Para saber mais sobre o estudo e o impacto da tecnologia em 2026 e além, visite https://transmitter.ieee.org/iot-2026
Principais destaques entre os entrevistados brasileiros:
• Setores de Desenvolvimento de Software (60%), Bancos e Serviços Financeiros (48%)e Midia eEntretenimento (48%) terão maior mudança impulsionada pela IA em 2026, seguido pelos setores de Saúde (28%), Educação (28%), Telecomunicações (18%) e Energia (16%).
• IA impactará os setores de tecnologia como Robótica (56%), Veículos Autónomos (38%) e Realidade Estendida (XR) – Realidade Aumentada, Virtual e Mista (RA, RV, RM) (38%).
• 56% dos entrevistados acreditam que a IA será utilizada para identificação de vulnerabilidades de segurança cibernética em tempo reale prevenção de ataques; 52% que a IA irá auxiliar e/ou acelerar odesenvolvimento de software e 40% que IA auxiliará automatizando o atendimento ao cliente.
• 60% preveem adoção em massa da IA agêntica pelo consumidor em 2026; 52% destacamo uso degerenciadores de privacidade digital e 50% o uso de IA agêntica para gerência de contas ou assinaturas.
• Sobre os desafios da IA em 2026, privacidade e segurança de dados seguem na liderança com 48%, seguido pelo uso de IA para furar proteções de segurança cibernética (12%) e Resistência e desconfiança social (12%).
• Sobre IA generativa, 46% apontam que a IA continuará integrada em todas as operaçõesde suasempresas e 36% que a IA generativa continuará a ser uma parte regular do seu trabalho, agregando valor.
• 54%afirmam que a IA será integrada em toda a sua organização, seguindo políticas de uso alinhadas àsregulamentações governamentais. Já para 34% políticas claras internas deverão ser adotadas sobre como e quando a IA pode ser usada em suas organizações.
• 64%dos líderes brasileiros concordam que a inovação, exploração e adoção da IA agênticacontinuarão em alta velocidade em 2026, à medida em que empresas estabelecidas e startupsaprofundam investimentos e compromissos com a tecnologia. 58% afirmam que o uso da IAagêntica para analisar grandes quantidades de dados crescerá em 2026, ao mesmo tempo em que estimulará um aumento na contratação de analistas de dados – para analisar a precisão dos resultados, transparência e vulnerabilidades.
• 46%acreditam que levará de 3 a 4 anos para se construir a infraestrutura global de data centernecessária para atender ao crescente desenvolvimento e à demanda por IA.
• 74% apontaram que o uso de realidade estendida (XR) e tecnologia de gêmeos digitais para simulações virtuais para projetar, desenvolver e testar com mais eficiênciaprotótipos de produtos e processos defabricação será muito importante em 2026.
• Entrevistados apontam três principais habilidades que procuram em candidatos que planejam contratar para funções relacionadas à IA em 2026: 58% deles procuram profissionais com Habilidades de análise de dados, 54% procuram por candidatos com Habilidades de práticas éticas de IA, e 32% por profissionais com habilidades de modelagem de dados, incluindo processamento.
• Participantes dapesquisa afirmam que as três principais preocupações com o uso de IA generativa e agêntica em suas organizações são: dependência excessiva de IA e potenciais imprecisões (54%),exposição de dados internos (52%) e na proteção da propriedade intelectual de ser cooptada (44%).
• 50%acreditam que de 26-50% dos empregos serão ampliados por software baseado em IA em 2026.
• 46% concordam em parte que robôs humanoides podem trazer diversão ao ambiente de trabalho, mas com o tempo poderão se tornar colegas de trabalho comuns. 40% concordam parcialmente que sua empresa planeja implantar robôs humanoides em 2026.
Assistente Inteligente
Aumento do uso de IA agêntica por todos impulsionará a demanda por mais analistas de dados
A IA agêntica funciona como um assistente inteligente que, ao receber uma tarefa, consegue trabalhar de formaautônoma, mas ainda precisa que seu trabalho seja revisado. A adoção dessa tecnologia está crescendo, e a grande maioria dos profissionais de tecnologia no mundo (96%) concorda que a inovação, a exploração e a adoção da IA agêntica continuarão avançando em ritmo acelerado em 2026, à medida que tanto empresas consolidadas quanto startups ampliam seus investimentos e compromissos com essa tecnologia.
No entanto, o avanço da IA agêntica não ficará restrito ao mundo dos negócios. Os participantes da pesquisa acreditam que, em 2026, a adoção em massa ou quase em massa da IA agêntica pelos consumidores ocorrerá para os seguintes usos:
• (52%)Assistente pessoal | organizador de agenda | gerenciador de calendário familiar (45%) Gerente de privacidade de dados
• (41%)Monitor de saúde
• (41%)Automatizador de tarefas e afazeres (por exemplo, pedidos de supermercado)
• (36%) Curadorde notícias e informações
Além disso, 91% concordam que o uso de IA agêntica para analisar volumes maiores de dados vai crescer em 2026,impulsionando uma onda de contratações de analistas de dados para avaliar a precisão dos resultados, a transparência e as vulnerabilidades. De acordo com a pesquisa, as principais habilidades que os profissionais detecnologia vão buscar em candidatos para funções relacionadas à IA em 2026 são:
• (44%)habilidades em práticas éticas de IA (+9% em relação ao ano anterior)
• (38%)habilidades em análise de dados (+4% em relação ao ano anterior)
• (34%)habilidades em aprendizado de máquina (+6% em relação ao ano anterior)
• (32%)habilidades em modelagem de dados, incluindo processamento (sem alteração em relação ao ano anterior)
• (32%)habilidades em desenvolvimento de software (-8% em relação ao ano anterior)
Robôs humanoides como colegas de trabalho; influência da IA sobre outras tecnologias
A maioria (77%) dos especialistas em tecnologia concorda que a novidade dos robôs humanoides pode trazer diversão ao ambiente de trabalho, mas, com o tempo, eles se tornarão colegas comuns, apenas com circuitos. A robóticatambém é uma das principais áreas de tecnologia que mais da metade (52%) dos especialistas acredita que será influenciada pela IA em 2026. Outras áreas que serão influenciadas pela IA em 2026 incluem a realidade estendida (XR), abrangendo realidade aumentada, virtual e mista (36%); e veículos autônomos (35%). Enquanto isso, os principais setores que devem passar pela maior transformaçãodevido à IA no próximo ano serão o de software (52%); serviços bancários e financeiros (42%); saúde (37%) e automotivo e transporte (32%).
Políticas e governança orientadas por “Quem desenvolveu a IA?”
A formulação de políticas e a governança sobre como e quando a IA deve ser utilizada dependem de onde a IA foi desenvolvida. Quando questionados sobre qual afirmação melhor descreve a posição de suas organizações emrelação a produtos de IA — desenvolvidos internamente ou por terceiros — para uso no trabalho, a maioria dos líderes de tecnologia selecionou:
• A todo vapor: A IA será integrada em toda a organização e nossas políticas de uso estarão alinhadas com as regulamentações governamentais, caso existam ou sejam implementadas. (49% se a IA for desenvolvida internamente pela empresa vs. 40% se for desenvolvida por terceiros)
• Todos seguem as regras: Emitiremos políticas claras sobre como e quando a IA pode ser utilizada. (26% de IA desenvolvida internamente vs. 33% de IA desenvolvida por terceiros)
O estágio em que os profissionais de tecnologia esperam que sua organização esteja na adoção de IA generativa em 2026 avançou significativamente:
• (39%) Uso regular, mas seletivo: AIA generativa continuará sendo uma parte regular do nosso trabalho em áreas seletivas e agregará valor. (+20% em relação ao ano anterior)
• (35%)Integração rápida, expectativa de resultados no resultado financeiro: A inteligência artificial continuarásendo integrada em todas as nossas operações. Já vimos resultados mensuráveis no nosso resultado final e esperamos que eles aumentem.
Os principais usos para aplicações de IA que os líderes de tecnologia esperam em 2026 incluem:
• (47%)Identificação em tempo real de vulnerabilidades de cibersegurança e prevenção de ataques (-1% em relação ao ano anterior)
• (39%) Auxílio e/ou aceleração do desenvolvimento de software (+4% em relação ao ano anterior)
• (35%)Aumento da eficiência da automação de cadeias de suprimentos e armazéns (+2% em relação ao ano anterior)
• (32%)Automatização do atendimento ao cliente (+4% em relação ao ano anterior)
• (29%)Impulsionando atividades educacionais, como personalização do aprendizado, sistemas inteligentesde tutoria e chatbots universitários (-10% em relação ao ano anterior)
• (23%)Acelerando o mapeamento de doenças e a descoberta de medicamentos (-3% em relação ao ano anterior)
• (22%) Automatizando e/ou estabilizando fontes de energia de concessionárias (-3% em relação ao ano anterior)
Mais da metade dos entrevistados (51%) afirmou que entre 26% e 50% dos empregos na economia global serão ampliados por softwares de IA em 2026, enquanto menos de um terço (30%) apontou que entre 51% e 75% dosempregos serão impactados, (16%) citaram de 1% a 25% dos empregos, e apenas (4%) mencionaram de 76% a 100% dos empregos.
Quase metade dos especialistas em tecnologia (49%) acredita que serão necessários de 5 a 7 anos para construir a infraestrutura global de data centers necessária para atender ao crescimento do desenvolvimento e da demanda por IA. Um terço acredita que isso acontecerá mais cedo, em 3 a 4 anos, enquanto 10% acham que levará de 8 a 10 anos ou mais.
Sobre a Pesquisa Global IEEE
A pesquisa ‘O Impacto da Tecnologia em 2026 e Além: um Estudo Global do IEEE’ entrevistou 400 CIOs, CTOs,diretores de TI e outros líderes de tecnologia no Brasil, China, Japão, Índia, Reino Unido e Estados Unidos, em organizações com mais de 1.000 funcionários, abrangendo diversos setores da indústria, incluindo serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, eletrônicos, engenharia, energia, governo, saúde, seguros, varejo e telecomunicações. A pesquisa foi realizada de 11 a 17 de setembro de 2025. As referências aos dados do ano anteriorsão do estudo global “O Impacto da Tecnologia em 2025 e Além: um Estudo Global do IEEE“, realizado de 13 a 24 de setembro de 2024.

