O mercado global de NFTs esportivos deve ultrapassar US$3 bilhões ainda este ano e projeta um crescimento expressivo até 2035, chegando a US$20 bilhões, segundo o Relatório WiseGuy Reports+1. Na América Latina, o setor de colecionáveis digitais vem ganhando força, e o Brasil, onde o futebol é uma paixão nacional, se destaca como um dos maiores polos da região, oferecendo aos clubes novas oportunidades de engajamento e geração de receita. É neste cenário que a BlinkPlanet potencializa a conexão entre torcedores e clubes, transformando cada card em uma história interativa do atleta ou da equipe, tornando a experiência do fã participativa e alinhada às expectativas da nova geração de torcedores.
Os ativos digitais colecionáveis oferecem ferramentas inéditas de engajamento, desde gamificação, em que torcedores participam de campanhas sazonais, completam coleções e desbloqueiam experiências reais, até acesso VIP e bastidores com encontros com atletas — convertendo paixão em conexão e receita, aumentando a fidelidade e a participação. Vale destacar que a tecnologia por trás dessas iniciativas, incluindo autenticação via blockchain ou NFTs, garante segurança e autenticidade, ao mesmo tempo em que gera dados valiosos sobre comportamento e preferências dos fãs.
Com essa abordagem, os clubes conseguem não apenas monetizar a paixão da torcida, mas também se posicionar como inovadores, modernos e conectados às tendências globais do esporte digital, oferecendo experiências únicas que vão muito além das quatro linhas do campo.
Para a BlinkPlanet, marketplace internacional de experiências digitais, o grande diferencial é integrar o universo virtual à vida real, oferecendo vivências presenciais que conectam torcedores aos seus clubes. “Unimos paixão, inovação e negócios ao conectar esportes, cultura e tecnologia. Ao transformar colecionáveis digitais em experiências reais, mostramos como a Web3 pode gerar valor concreto para clubes, fãs e marcas, reforçando o engajamento durante o Brasileirão”, observa Henrique Belumat, líder de Growth da BlinkPlanet.
Experiências exclusivas conectam fãs à paixão pelo futebol

O Bahia está oferecendo aos torcedores algo além do futebol: experiências exclusivas que conectam o mundo digital ao estádio. A parceria incluiu, durante o Brasileirão, benefícios presenciais, como ativações no estádio com chaves premiadas, copos especiais com QR Code liberando figurinhas inéditas do álbum digital “Esquadrão de Aço: Orgulho 2025”, troféus temáticos para o melhor jogador em campo e uma caça ao tesouro por toda Salvador em busca de recompensas especiais escondidas em mais de 450 painéis eletrônicos.
Fortaleza e Sport Club do Recife também assinaram com o marketplace neste ano e devem adotar iniciativas similares em 2026, criando conteúdos digitais que se desdobram em experiências reais.
Entre os projetos recentes da plataforma, ainda se destaca o álbum online “Fiel até o fim”, criado com os Gaviões da Fiel, que permite aos torcedores resgatarem cards digitais gratuitos, convertê-los em NFTs e participar de desafios que entregam ingressos, visitas ao barracão da escola de samba e kits exclusivos. “Nosso objetivo é mostrar que a Web3 não é composta apenas de itens virtuais, mas se traduz em portas de entrada para vivências reais e seguras. Cada colecionável digital pode se transformar em experiências no estádio, prêmios e interações únicas com o clube”, afirma Henrique Belumat, líder de Growth da BlinkPlanet.



