A assistente virtual Luzia, referência em apoio educacional, disponível em 40 países e com mais de 50 milhões de usuários em todo o mundo, oferece a oportunidade de estudantes brasileiros se prepararem de forma gratuita para a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por meio da inteligência artificial (IA) da Luzia, as pessoas podem acessar perguntas com base em dados de dez anos de exame.
Para ter acesso, basta acessar a loja de aplicativos do smartphone e baixar gratuitamente o aplicativo Luzia, disponível para sistemas Android e iOS. Após o download e cadastro rápido, os estudantes poderão acessar a opção “Tutora Enem” e selecionar sobre qual área gostaria de receber perguntas: Matemática, Ciências Humanas, Linguagem e Códigos, e Ciências da Natureza.
“O período de preparação para o Enem pode ser muito intenso para os estudantes brasileiros. Por isso, lançamos nossa ferramenta de preparação com a Luzia, pensando em oferecer mais do que apenas respostas. Se um estudante errar, a Luzia não só mostra a resposta correta, mas também o convida a refletir novamente, oferecendo uma orientação personalizada. Nosso objetivo é ajudá-los a aprender de forma mais profunda e eficaz, utilizando técnicas de aprendizado comprovadas”, comenta Pablo Delgado, Head de Marca e Comunicação da Luzia.
Desempenho
Além de ter sido alimentada com dez anos de Enem, a Luzia pôde realizar as últimas edições do exame. Nessa experiência, a assistente virtual atingiu média de 91,23% de acerto. O resultado, na visão de Delgado, demonstra que os recursos de IA se mostram balizados e preparados para apoiar a jornada de estudo dos brasileiros.
Democratização da educação
Por ser um recurso gratuito, a Luzia se posiciona não apenas como uma referência em inteligência artificial, mas como aliada de estudantes com diferentes perfis, considerando a imensidão do Brasil e os níveis de desigualdade e acesso à educação de qualidade.
Além da ferramenta para o Enem, a Luzia possui uma variedade de modelos e atividades para apoiar os estudantes brasileiros, como resolução e explicação de problemas de matemática, análise de documentos e criação de imagens, além de idiomas e suporte emocional, por exemplo.