Nos dias de hoje, já não há mais dúvidas que a tecnologia desempenha um papel fundamental na otimização de processos de vendas. Além de simplificar tarefas repetitivas, liberando o tempo para os vendedores, as ferramentas permitem a coleta e análise de dados essenciais para compreender o comportamento do consumidor, identificar tendências de mercado e tomar decisões assertivas. De acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey, as empresas que reconhecem a importância de utilizar dados para impactar positivamente a jornada dos clientes são 23% mais propensas a ter um desempenho acima da média.
Segundo Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes, maior empresa com foco em CRM da América Latina, os empreendimentos que não se atentarem a essa realidade que a tecnologia pode proporcionar tendem a sofrer perante um mercado tão concorrido. “Quem adota estrategicamente recursos tecnológicos em suas operações tem maior probabilidade de se manter competitivo e adaptável às mudanças guiadas pelo público consumidor”, afirma.
Diante deste cenário, o executivo aponta três ferramentas que serão essenciais para auxiliar na organização das vendas e impulsionar os resultados em 2024. Confira:
O CRM, ou Customer Relationship Management (que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta que visa gerenciar e otimizar a gestão do relacionamento de forma direta aos consumidores. O objetivo é antecipar demandas, melhorar a satisfação do cliente e impulsionar as vendas.
Por meio de um sistema integrado, a solução permite automatizar todo o processo comercial, garantindo assim uma gestão de relacionamento com o consumidor muito mais aprofundada e assertiva. Dessa forma, torna-se muito mais fácil para que a empresa direcione todo o percurso de venda e consiga a fidelização do comprador.
Não só isso, a tecnologia possibilita ainda que a companhia possa acompanhar as oportunidades em diferentes estágios do funil. Assim, os gestores passam a contar com relatórios e dados detalhados para a validação ou verificação das estratégias adotadas para aumentar as vendas.
Outra ferramenta muito importante para melhorar o processo comercial de uma empresa é uma plataforma de automação de marketing. Por meio da tecnologia, as companhias conseguem expandir a eficiência e escalabilidade das tarefas relacionadas à área, possibilitando que os profissionais estejam livres para atividades mais estratégicas e de impacto.
Embora possa ser utilizada para qualificar qualquer estratégia, a automação se alinha de forma mais direta às abordagens de Inbound Marketing. A intenção é automatizar a gestão dos leads desde o início do funil de vendas, para que eles evoluam até a formalização da compra. Tudo isso com intervenções mínimas da equipe.
Além do CRM e a automação de marketing, a plataforma de Sales Engagement também assume um papel fundamental na construção de um canal de vendas mais robusto. Isso porque, o software permite a integração de diversos canais de comunicação, tais como e-mail, telefone, LinkedIn e WhatsApp, com o objetivo de direcionar e ampliar as oportunidades de interação com os leads.
Vale destacar que tanto a plataforma de Sales Engagement, quanto a tecnologia de automação de marketing podem, e devem, ser integradas ao próprio CRM. Até porque, dessa forma a empresa garante uma visão ampla do lead, desde o início do relacionamento até o pós-venda no CRM.
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