Além do Click Tech entrevista: Cintia Viani, Gerente de Produtos e Marketing de TVs da LG Electronics do Brasil

Estamos em uma das datas mais aguardadas do ano pelos consumidores, a Black Friday, além de estar num período de grande estimulo para o consumo, que é a Copa do Mundo, tudo isso às vésperas de uma outra data importante para o mercado, o Natal, com grandes indicativos de que os consumidores querem aproveitar esses eventos para trocar a televisão antiga por outro aparelho com mais tecnologia, ampliando a experiência da família e dos amigos durante os encontros para assistir as partidas de futebol. Um dos maiores players do segmento, a LG Electronics identificou que os produtos mais procurados são as TVs com telas grandes e que oferecem soluções de áudio e vídeo para assistir filmes e séries nos streamings, além de recursos especiais para jogar videogames.

TV LG OLED evo C2 é uma das apostas da marca para a Copa do Mundo
TV LG OLED evo C2 é uma das apostas da marca para a Copa do Mundo

O campeonato mundial de futebol sempre foi um fator incentivador de mudança na tecnologia de televisores, como durante o campeonato de 1970 que foi o primeiro evento com transmissão direta colorida e um marco da virada tecnológica. Nos jogos de 2010 aconteceu a primeira introdução do LED e incentivou a troca das televisões de tubo, enquanto o campeonato de 2014 consolidou as telas finas e totalizou 15 milhões de aparelhos vendidos no ano. A copa de 2018 colaborou com a maior introdução da resolução 4K no Brasil, que até então era inferior quando comparada a outros países, e na Black Friday o produto 4K representou 65% das vendas.

Em 2022 não há mudança estrutural tecnológica, mas se observa a migração para telas maiores e com mais recursos, como Dolby Vision e Dolby Atmos, que antes eram utilizados apenas nos cinemas, e com tecnologia de cor com qualidade superior, como as TVs das linhas LG OLED evo e LG QNED. A GFK, empresa de pesquisa de mercado, prevê que a Copa do Mundo e a Black Friday sejam responsáveis pela venda de cerca de 1 milhão de unidades de TVs, sendo que durante o ano de 2021 foram vendidos 9,4 milhões de aparelhos.

Para entender um pouco mais sobre o comportamento de consumo do mercado, assim como as estratégias e ações da fabricante para se preparar para um período turbinado, além de suas expectativas, conversei com Cintia Viani, Gerente de Produtos e Marketing de TVs da LG Electronics do Brasil.

Entrevista com Cintia Viani, Gerente de Produtos e Marketing de TVs da LG Electronics do Brasil

Além do Click Tech: A Copa do Mundo sempre foi um grande incentivo para a troca de aparelhos de TVs por parte dos consumidores, isso ainda acontece hoje em dia?

Cintia Viani: Sim, é uma sazonalidade muito importante a Copa do Mundo, especialmente para o consumidor brasileiro, que se planeja para trocar de aparelho durante esse período. Normalmente, o que ele faz é justamente trocar a TV da sala, então ele quer uma TV maior, ele quer uma TV com alguns atributos diferentes agregados. Então ele se prepara para trocar essa TV da sala, para pegar a TV da sala e migrar para outro local, essa é uma realidade.

A LG se preparou muito para esse momento. É uma preparação de muitos meses que envolve desde a definição do lineup, para que a gente possa trazer produtos competitivos, produtos adequados às necessidades dos consumidores. E aí é um desafio num país tão amplo e tão numeroso como o Brasil, que é super plural. Assim, a gente se programou bastante nesse sentido, desde a definição do lineup até as estratégias relacionadas à Copa e à negociação com os nossos parceiros. Eu acho super importante eu dizer isso, porque a gente foca no Premium, mas a gente atua no Brasil com produtos muito amplos, com produtos que vão de 32 a 86 polegadas, diversas resoluções, diversas tecnologias, então na verdade a gente atua no mercado inteiro.

Além do Click Tech: Quando falamos sobre grandes alterações de tecnologia, principalmente em termos de imagens, é perceptível à todos os ganhos, como aconteceu com as tecnologias HD, Full HD e 4K, e mesmo da mudança do sinal analógico para digital. Mas como mostrar para o consumidor comum, mais leigo, que só quer uma boa TV para assistir seus jogos, que tecnologias como Dolby Vision, Dolby Atmos, OLED, QNED e afins fazem diferença, como explicar essa sopa de letrinhas, de forma que aceitem pagar um pouco mais por produtos com essas tecnologias embarcadas?

Cintia Viani: Temos que falar sobre dois pontos principais, primeiro experimentação. Hoje a jornada de consumo é física e digital ao mesmo tempo, então, temos que ter produtos expostos nas lojas com conteúdo para que o consumidor realmente consiga ver a diferença dessas tecnologias na prática e o benefício que elas trazem. Também é preciso mudar um pouco o discurso e a abordagem, para que a gente cada vez possa focar mais em benefício e menos em techniques. É bem difícil para o consumidor, obviamente, acompanhar, visto que ele não tem essa experiência no dia a dia, ainda que alguns consumidores sejam muito mais interessados em tecnologia e acompanhem canais, aliás, esses canais de tecnologia são importantes nessa construção de informação para o consumidor. Mas o importante é focar cada vez mais no benefício e explicar de forma muito simples e objetiva o que aquele atributo significa, o que ele traz na prática, é isso que a gente faz isso em todos os pontos de contato com o consumidor.

Por isso a gente trabalha muito isso em nossa comunicação também, trabalhando também isso no ponto de venda físico. Nossa equipe de promotores tem uma abordagem muito focada no benefício, entendo o consumidor, eu produto que ele quer, não necessariamente pela tecnologia, mas pelo uso do produto. É preciso entender um pouco o consumidor na hora que ele chega no ponto de venda, se ele gosta mais de assistir filmes e séries, se ele joga, se ele gosta de esportes, o que ele procura, qual é o ambiente que ele vai colocar aquela TV, por isso nossos promotores são praticamente consultores, porque em relação às tecnologias, a gente trabalha com todas elas, com todas do mercado, e a gente obviamente quer ver o consumidor satisfeito com o produto mais adequado para ele. Não existe produto melhor ou pior, existe produto mais adequado para consumidor, então é isso o que fazemos, procurar entender o que o consumidor quer e oferecer pra ele o melhor produto para aquele uso e focar no benefício.

Além do Click Tech: Pela primeira vez teremos uma Black Friday acontecendo durante a Copa do Mundo. A LG encara isso como um desafio ou uma oportunidade? E qual foi a estratégia da LG para se preparar e aproveitar esta situação atípica para impulsionar suas vendas?

Cintia Viani: Durante muito tempo isso foi desconhecido tanto para fabricantes quanto para varejistas. Em muitos momentos nos questionamos se isso seria bom ou ruim, mas nós fizemos a resposta, eu acho que é esse o ponto. O planejamento começou há muito tempo, então, desde a definição dos produtos, a definição do lineup mais adequado para o mercado, que atendesse às necessidades do consumidor, o entendimento do mercado e as previsões de onde ele chegaria, tanto do ponto de vista de números, mas também do ponto de vista de comportamento do consumidor. Quais são as tendências? As discussões com o varejo começaram há muito tempo e foi uma construção de como seria essa Black Friday junto com a Copa do Mundo. E essas discussões de fabricante com o varejo aconteceu no mercado inteiro, não só na LG, então o mercado começou a antecipar essas promoções e esse incremento de vendas, toda a questão de logística, abastecimento de lojas, negociação com varejo, isso tudo já aconteceu há bastante tempo.

Desta forma, as lojas foram abastecidas e o incentivo à venda vem acontecendo, não só agora em novembro, ou nesta semana de Black Friday, mas isso já vem acontecendo há bastante tempo, especialmente no segundo semestre. Então a gente viu aí todas as sazonalidades do segundo semestre muito voltadas para TV, seja pela Copa, Dia dos Pais, Semana do Brasil e promoções realmente definidas e criadas pelo varejo para que essa venda fosse antecipada e para que não gerasse uma semana só de confusões e de e de correria atrás do produto. Acho que é um ponto importante a reforçar também é que, conforme a nossa previsão, o mercado premium aqueceu à partir do segundo semestre. Então, tudo o que a gente mencionou aqui, do consumidor buscando produtos mais premium, com tecnologias agregadas e um benefício que perdure além da Copa do Mundo, isso já vem acontecendo desde o início do segundo semestre.

Além do Click Tech: Você tocou num ponto sobre buscar entender as necessidades do consumidor, citando inclusive entender se ele gosta de jogar, e acredito que isso tenha impulsionado as fabricantes a focar em tecnologias voltadas para gamers, então eu gostaria de saber, como tem sido a recepção do mercado gamer a este novo tipo de apelo para o consumo de TVs Gamers?

Cintia Viani: Eu acho que eu posso falar, obviamente, pela LG e de nossos consumidores, sobre a nossa tecnologia OLED. Ela já reconhecida nesse segmento e não é de hoje. Por termos os pixels que se auto iluminam a gente garante produtos mais rápidos, com um tempo de resposta de 1ms que outras tecnologias não conseguem chegar, a gente consegue gráficos que são muito bacanas e superiores, o preto puro e tal e a LG, pensando nisso e sabendo dessa superioridade, com o passar dos anos foi agregando outras tecnologias específicas para o público gamer. Então, hoje, a da gente tem as quatro entradas HDMI 2.1, temos uma TV realmente preparada para os consoles de nova geração, com 120 hz, com compatibilidade com G-Sync, nós somos a única marca que conseguiu trazer isso pra TVs, algo que era exclusivo das placas de vídeo dos PCs. A LG então foi trazendo, agregando essas tecnologias nos produtos, e o consumidor gamer é mais exigente, no sentido de se aprofundar em tecnologia, de se aprofundar um pouco mais nesse techniques que nós falamos. A gente sente isso no nosso contato com consumidor, ele é mais exigente, ele vai mais a fundo e a gente explica também mais a fundo, e eu acho que um ponto super importante, que foi um divisor de águas para a gente já em 2021, com o lançamento da OLED de 48”, que ampliou o nosso leque, que trouxe também um jogador que não é só o jogador de console, mas também o jogador de PC Gamer.

Já neste ano a gente teve uma consolidação ainda maior com a 42”, então as telas menores também nos permitem ampliar um pouco esse público e ir trabalhar um nicho um pouco diferente. Sendo assim, a aceitação tem sido muito boa por parte do consumidor. A gente obviamente lê todos os comentários dos reviews de vocês, dos conteúdos que vocês postam e é muito perceptível o que o consumidor vê, o que ele entende do produto OLED como algo super bacana e superior, que traz uma jogabilidade diferenciada, então vemos que a aceitação é ótima.

Além do Click Tech: Pra gente finalizar, eu queria saber qual é a expectativa da LG para esse final de ano turbinado, com Copa do Mundo, Black Friday e Natal?

Cintia Viani: A expectativa é muito alta. Graças a Deus estamos muito preparados para esse momento. Como eu disse, vem acontecendo esse aumento das vendas e a gente se preparou com bastante antecedência para isso para esta semana, que obviamente tem um aquecimento maior e acho que o que a gente vem vendo é que o mercado está muito de acordo com a nossa estratégia. A gente previu lá no começo do ano que os produtos premium, as TVs OLED, TVs que trazem uma otimização de cores, que isso seria importante para o consumidor, que elas cresceriam 30% no segundo semestre. Tudo indica que vai ser assim, de acordo com a nossa estratégia. Então a expectativa é super positiva pra que a gente feche o ano de acordo com o que a gente realmente planejou.

Além do Click Tech: Mais algum detalhe importante que você queria deixar para os nossos leitores?

Cintia Viani: Nós estamos em época de Copa do Mundo, então eu queria comentar que nossas TVs trazem este ano o alerta de esportes, que funciona com os jogos da Copa. Você pode ir lá, mesmo que você não vá assistir, o que eu duvido que aconteça, já que o brasileiro é apaixonado por futebol, mas você pode cadastrar seu time favorito e receber notificações e alertas a respeito do time. Eu acho que isso é super bacana, tem tudo a ver com o consumidor brasileiro.

Principais apostas da LG para a Copa do Mundo

Entre as apostas para a Copa do Mundo está a linha de TV LG OLED evo que apresenta na série C2 um novo painel com até 20% mais brilho, além de opções de tamanhos indo de 42 até 83 polegadas. As TVs LG OLED evo usam a tecnologia de pixels que se autoiluminam, possibilitando o controle de imagem a nível de pixel, para obter o preto puro e contraste superior em relação às demais tecnologias de televisores disponíveis no mercado, como LED e LCD. A série C2 possui o novo processador AI α9 (Alpha9) Gen 5, e conta com um design redefinido e extremidades ainda mais estreitas, que tornam a instalação na parede mais integrada.

As partidas de futebol também pedem a qualidade da linha de smart TVs LG QNED, que ganhou a nova série QNED80 com telas nos tamanhos 55, 65, 75 e 86 polegadas e resolução 4K. Com tecnologia inovadora, possui filtragem de cores Quantum Dot e NanoCell e tecnologia de escurecimento LG QNED, criando imagens mais nítidas e naturais e minimizando o efeito halo. Além disso, o processador α7 Gen5 AI usa algoritmos de aprendizado profundo para oferecer uma experiência de visualização aprimorada.

Todos os televisores da LG da linha 2022 possuem o aplicativo “Alerta de Esportes” que possibilita criar alertas, em tempo real, dos times e campeonatos preferidos, notificando o início da partida, quando o time faz pontos ou quando encerrou a partida. Os avisos aparecem na tela enquanto o usuário assiste outros conteúdos no televisor. O app também permite encontrar informações sobre os times, calendários e destaques da partida.


Guia de presentes. Tudo para o seu fim de ano.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.