Categorias: EntrevistasTech News

Além do Click Tech entrevista: Ivan Marzariolli, Country Manager da A10 Networks no Brasil

Tive a oportunidade de conversar com Ivan Marzariolli, Country Manager da A10 Networks no Brasil, empresa americana que originalmente veio para o Brasil oferecendo soluções de balanceamento de carga de aplicação. É uma empresa que sempre foi muito focada na questão de disponibilidade, performance e segurança e com a evolução da internet, muitos dos clientes da A10 começaram a ter problemas com relação a falta de endereçamento de IPv4. A gente sabe que a solução da escassez do IPv4 é IPv6, mas infelizmente ainda existem muitos conteúdos e muita aplicação que ainda não navegam bem IPv6, então existe essa deficiência e essa necessidade de continuar utilizando o IPv4. Com isso, a A10 tem uma solução que tem tido muito sucesso, principalmente no mercado brasileiro, uma tecnologia chamada de CGNAT, que é a capacidade do provedor em uma quantidade reduzida de IPv4, conseguir colocar uma quantidade muito grande de assinantes.

Tradicionalmente, o NAT traz muito problema para o assinante, que acaba tendo problemas de conectividade com o vídeo game, por exemplo, não consegue jogar online ou joga com uma péssima performance. O CGNAT vai além, ele tem capacidade, tem métodos que possibilitam que esse usuário que está conectado na internet consiga usar essas aplicações como games ou voz sobre IP e outras aplicações que são muito sensíveis a latência, por exemplo, com uma ótima performance. A A10 então tem focado nessa questão de disponibilidade e performance, suprindo essa necessidade do IPv4, e durante este bate-papo, Ivan Marzariolli nos falou um pouco mais sobre mercado de atuação e, claro, estratégias de atuação com 5G.

Entrevista: Ivan Marzariolli, Country Manager da A10 Networks no Brasil

Além do Click Tech: Os clientes da A10 Networks então são os provedores, as operadoras de internet?

Ivan Marzariolli: Hoje, principalmente as operadoras, nesse segmento de conectividade de IPv4. Esses mesmos provedores também utilizam muito da nossa solução para proteção contra ataques DDoS. Essa mesma solução de proteção DDoS também é utilizada pelas plataformas de games para proteger contra ataques DDoS, isso é muito comum. O pessoal ali está jogando, por exemplo, um League of Legends, um contra o outro ali, e às vezes o cara tenta descobrir qual é o IP do cara do concorrente dele e ele tenta fazer um ataque DDoS pra que ele consiga ir lá e ganhar no jogo. Então esses provedores de games, como por exemplo a Riot, Garena e outras utilizam da solução da A10 para garantir que esse segmento não sofra com esse ataque de DDoS e garantem total performance nos jogos. Então, por mais que o nosso cliente alvo sejam os provedores, quem se beneficia são os assinantes que estão na ponta.

Além do Click Tech: Além dos provedores, que como você disse, são os clientes alvo da A10, vocês têm também atendimento em outros segmentos do mercado corporativo?

Ivan Marzariolli: A parte de balanceamento de carga sempre foi o nosso carro chefe, então, todas as empresas que tem aplicações que precisam ter disponibilidade, alta disponibilidade, performance e segurança, a A10 tem solução voltada para isso. Então, independentemente do tamanho da empresa, a A10 tem desde soluções em Virtual Appliance, com a capacidade bem pequena de banda, até grandes corporações, que precisam de equipamentos com muita capacidade, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entre outras, a A10 tem soluções pra garantir essa disponibilidade de performance.

Além do Click Tech: Pra terminar, um dos grandes temas de 2022, que promete ganhar ainda mais força durante 2023 é o 5G. Hoje não tem como falar sobre telecomunicações e não falar de 5G. Gostaria então de saber como está a atuação da A10 neste mercado, como a A10 planeja trabalhar em cima do 5G?

Ivan Marzariolli: Ótima pergunta. Na verdade a A10 não tem uma solução diretamente de 5G como antenas, aparelhos e conectividade. Mas, por outro lado, existem alguns componentes do 5G, da qual a A10 tem oferta. Então temos parceiros, como por exemplo a Ericsson, que quando ela entrega toda a infraestrutura de 5G, existem componentes da A10 na parte de segurança, de firewall e de outras tecnologias, então acabamos apoiando a entrega do 5G. Sendo assim, faz parte de um projeto de 5G ter a solução da A10 na parte de segurança, principalmente na parte firewall.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI TVs da Samsung, a Music Frame, produto…

1 dia ago

[Video] Galaxy Unpacked Julho de 2024: desdobre sua história

Com o Galaxy Unpacked em 10 de julho se aproximando, a Samsung lança um novo…

1 dia ago

[Artigo] O profissional de mídia 4.0: entre algoritmos, prompts e criatividade

por Thiago Fernandes -Diretor Executivo de Canais e Audiências da iD\TBWA Os anos se passam…

2 dias ago

Deu Leega discute o impacto da Inteligência Artificial Generativa no futuro dos negócios

Uma conversa descontraída, informativa e esclarecedora sobre o impacto da inteligência artificial generativa no futuro…

2 dias ago

Positivo Tech Services lista vantagens para que empresas contratem serviços de assistência técnica para equipamentos de seus ambientes tecnológicos

À medida que a tecnologia avança e a complexidade dos sistemas computacionais aumenta, oferecer reparos…

2 dias ago

Motorola apresenta o g85, o primeiro aparelho da família moto g com borda infinita

A Motorola anuncia a chegada do moto g85 5G ao Brasil com venda exclusiva pelo…

2 dias ago