[Artigo] 15 anos em 5 aprendizados: melhorando resultados e reputação das marcas nas campanhas digitais, segundo a IAS

Por Márcia Byrne*

Os últimos quinze anos redefiniram a propaganda e o marketing, assimilando novos hábitos sociais e comerciais e as novas tecnologias na comunicação. Somente no Brasil, campanhas online movimentaram R$ 35 bilhões em 2023, conforme o relatório Digital Ad Spend, da IAB Brasil e Kantar Ibope Media –investimento que abastece toda a cadeia de profissionais, empresas de tecnologia, agências, redes sociais e novos ambientes do varejo online, entre outros.

Em 2009, antes de surgirem os dispositivos smart, a IAS (Integral Ad Science) nascia a partir da missão de estabelecer padrões de confiabilidade e transparência na qualidade de mídia digital, e de mensurar os efeitos da publicidade digital sobre as relações entre marcas, publicitários e seus públicos-alvo. De lá para cá, muito avançamos na geração de parâmetros, indicadores de qualidade e ferramentas para a otimização de campanhas e mitigação de ameaças.

Neste maio de 2024, a IAS chega a seu 15º aniversário como referência global em mensuração e otimização de mídia em todo o ecossistema digital, reconhecida por seus parceiros e clientes em 160 países, incluindo bigtechs, redes sociais e ad techs. E seguimos motivados por elevar a transparência e a confiança entre as partes e garantir que os crescentes investimentos na área produzam os correspondentes resultados.

Para celebrar o legado da IAS, compartilhamos 5 grandes aprendizados ao longo desses anos movimentados e empolgantes:

1. Valorizamos o fato de sermos uma equipe: A IAS não seria a plataforma líder global de medição e otimização de mídia sem sua equipe global de funcionários dedicados. É mais do que apenas ser um membro de um time. Valorizamos a inclusão e incentivamos uns aos outros a viver autenticamente dentro e fora do local de trabalho, defendemos uns aos outros e ficamos felizes em dar uma mãozinha quando as coisas ficam difíceis.

2. Somos obcecados pelo cliente: Um dos nossos maiores princípios é que, quando nossos clientes ganham, nós ganhamos. Estamos em contato constante com nossa base global de clientes e acreditamos que o feedback é um presente. Sempre queremos ter certeza de que estamos fornecendo aos nossos clientes o melhor serviço possível e, por isso, nos preocupamos em colocá-los e a seus negócios em primeiro lugar.

3. A ciência de dados está no núcleo do que fazemos: Nossos sistemas de IA possibilitam modelos que fornecem classificações e análises em maior velocidade e que são escalonáveis com precisão extremamente alta. Isso, por sua vez, impulsiona as inovações e nos ajuda a fornecer os dados mais acionáveis aos nossos clientes. Em um estudo recente da IAS, nossa tecnologia de IA forneceu uma medição de adequação de marca até 74% mais precisa em plataformas de mídia social, em comparação com as soluções de outros fornecedores.

4. O cenário digital está em constante evolução: nossos clientes confiam em nós para ajudá-los a se manterem atualizados: Os problemas que os profissionais de marketing estão enfrentando não são idênticos àqueles de quando começamos, há 15 anos. Por exemplo, nossos clientes estão cada vez mais preocupados com a desinformação. Portanto, antes das eleições globais deste ano, a IAS está ajudando a proteger as marcas, permitindo que elas identifiquem e evitem a desinformação usando uma combinação de tecnologia apoiada em IA e detecção humana. Em abril, a IAS foi uma das primeiras empresas a receber a certificação TRUSTe Responsible AI da TrustArc, demonstrando nosso compromisso e alinhamento com os mais altos padrões de governança de IA. A certificação valida que nossas práticas para o desenvolvimento e a implementação de sistemas de IA são seguras, justas e transparentes.

5. Fazemos o que é certo: A rápida adoção da IA pode ser empolgante, mas, dependendo de como esses modelos são construídos, pode haver preconceito. Enquanto muitas empresas treinam modelos com base em subconjuntos de dados, nós criamos modelos com base em diferentes idiomas, culturas, origens e comportamentos, e nossa plataforma está aprendendo continuamente com essas informações. Isso é especialmente importante quando você tem clientes e parceiros do setor em todo o mundo; e é esse tamanho e escopo que também ajudou a nos diferenciar da concorrência.

Percorremos um longo caminho desde a nossa criação em 2009, e mal podemos esperar para ver o que o futuro reserva para a IAS e nossos clientes. Exaltamos todo esse progresso em nossa missão de estabelecer a referência de confiança e transparência na qualidade da mídia digital.

*Márcia Byrne é Managing Director para a América Latina do IAS


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