Por Igor Krauniski, gerente-geral de produtos televisores na LG Electronics do Brasil
Com os avanços da tecnologia, os televisores passaram a ter um novo papel dentro da casa dos consumidores. Os investimentos em inovações revolucionaram, principalmente, as experiências em qualidade de imagem e som oferecidas, mas também obtivemos grandes avanços na utilização de inteligência artificial nos aparelhos, que ampliaram as possibilidades de atividades realizadas por meio das TVs.
Em relação à qualidade de imagem, avançamos – e muito – desde a chegada da tecnologia LCD no mercado, chegando à tecnologia mais avançada existente atualmente, a OLED. Apresentadas ao mercado em 2013, as OLED são as que ditam as tendências no mercado de televisores e possibilitam inovações como as TVs flexíveis e enroláveis. Isso porque as OLEDs tem uma característica diferente, elas contam com tecnologia emissiva, com pixels que se autoiluminam, enquanto as TVs LCD possuem uma camada de iluminação traseira. Os pixels das TVs OLED garantem total controle da iluminação, ou seja, apenas os pixels necessários são acesos ou apagados para a formação das imagens. A consequência disso é o “preto puro”, com cores mais vivas e sem vazamento de luz. Já a tecnologia anterior, a LCD não oferece um controle tão preciso de iluminação, uma vez que as luzes do painel traseiro são controladas por zonas, portanto invariavelmente teremos vazamento de luz na formação de imagens, é quando não identificamos o “preto puro”, mas um tom de cinza ao assistir os conteúdos.
O entendimento das diferenças entre as tecnologias é primordial para que o consumidor possa escolher o produto mais adequado para o conteúdo que gosta de assistir e o ambiente no qual o produto estará inserido.
E a tecnologia que permite os avanços tecnológicos trará novidades ao Brasil em 2020. Os televisores OLED contarão com a Gallery Series e a tecnologia 8K. A primeira, conta com modelos de 65” com menos de 20 milímetros de espessura. Além disso, vêm com suporte de parede projetado especialmente para que os aparelhos sejam instalados bem rentes à parede, evitando sombras e transformando os televisores em verdadeiras obras de arte.
Já a tecnologia 8K chega ao país para mostrar o que há de mais avançado em resolução de imagem. Com 4 vezes mais resolução do que os modelos 4K, o portfólio de produtos contará com modelos na tecnologia OLED (77”) e, também, NanoCell (65” e 75”), categoria LCD premium que conta com nanocristais uniformes para geração de imagens com cores mais vívidas e ricas de detalhes.
Além disso, há o investimento constante em processadores cada vez mais inteligentes aos televisores, com a utilização de inteligência artificial e Deep Learning (aprendizado de dados) para aperfeiçoar ainda mais a experiência do usuário, adaptando os conteúdos para a melhor modo possível de reprodução, tanto em relação à imagem quanto ao som.
A IA aplicada aos televisores, assim como a integração com assistentes pessoais como Google Assistente e Alexa, também são responsáveis por ampliar as possibilidades de conexão dos aparelhos, tanto para realização de pesquisas e gerenciamento de tarefas por meio dos dispositivos, como para controlar aparelhos inteligentes, transformando a televisão em uma central de comando da sua casa. A funcionalidade permite, ainda, que os usuários deem comandos de voz em português, tornando a interação ainda mais prática e intuitiva. Ainda este ano, lançaremos modelos com a função Hands Free, que permitirá que essa interação seja feita, inclusive, sem a necessidade de um controle remoto.
A tendência é que a experiência dos televisores se torne cada vez mais 360º, tanto com o investimento constante em soluções para qualidade de som e imagem de cinema, como também com designs e funcionalidades cada vez mais inovadores. As TVs já deixaram de ser apenas fontes de informação e entretenimento e, com os lançamentos trazidos ao mercado anualmente, é possível perceber que ainda temos muito a evoluir – e a LG busca estar sempre na vanguarda desse movimento.
Fonte: LG do Brasil
A cerimônia do Prêmio eSports Brasil (PeB) 2024 promete muita emoção para os fãs de…
O modelo de franquias autônomas têm ganhado destaque no Brasil, especialmente entre os empreendedores que…
Com a chegada do final do ano, diversas marcas intensificam estratégias para atraírem mais pessoas,…
A Gupy, empresa de tecnologia para Recursos Humanos, anuncia uma nova integração com o LinkedIn…
A realme acaba de dar início às vendas do realme 13+ 5G no Brasil, com…
A última semana do Capítulo 2 Remix do Fortnite Battle Royale chegou, com uma homenagem…