ARTIGO | Novas formas de trabalho, um dos legados da pandemia

Por Márcia Roth, Gerente de Gente e Gestão da Elsys

O mundo vive uma crise sem precedentes. A pandemia do novo coronavírus está obrigando as empresas a desenvolverem novas relações de trabalho, estabelecerem ferramentas diferenciadas por conta do isolamento social e aprenderem a levar motivação aos seus colaboradores virtualmente. A tecnologia está a favor desse novo relacionamento, mas é preciso entender de que forma ela pode transmitir o acolhimento na rotina diária.

O desenvolvimento de mecanismos de trabalho, que compreendam e suportam o momento atual, tem sido um desafio para todas as companhias. Mensagens e boletins diários sobre rotina e pandemia, dicas de como trabalhar em casa, reuniões via teleconferência e happy hours virtuais são algumas das medidas para substituir o contato diário do ambiente corporativo. Na Elsys, empresa brasileira de tecnologia, além de todos esses formatos baseados na conectividade, os profissionais da área de recursos humanos e psicólogos criaram o programa “Conte com a Gente“, fazendo menção a área de recursos humanos que na Elsys se chama “Gente & Gestão“.

O programa além de levar dicas de diversos temas para que os colaboradores sintam a proximidade do dia-a-dia com os colegas, é também um canal de comunicação. O isolamento social pode causar alguns sentimentos e sensações difíceis de lidar e para que o colaborador tenha esse apoio, a equipe do programa está disponível para conversas individuais e para debates virtuais sobre temas que permeiam a vida de muitas pessoas na quarenta, como por exemplo, trabalhar em casa com as crianças. É importante que o colaborador sinta que não está sozinho, que outros colegas também estão passando pela situação e que a Elsys está junto com todos.

Dentro das iniciativas que vêm sendo aplicadas, a Elsys também estimula a criatividade de seus colaboradores, seja no modelo de trabalho ou no desenvolvimento pessoal de cada um. Em tempos de isolamento social, é preciso que cada colaborador se reinvente, busque alternativas para seguir produzindo, bem como para se aprimorar. Uma das principais ferramentas no atual cenário são os cursos online, por isso a Elsys faz a curadoria de atividades disponíveis e até mesmo parcerias com instituições com módulos de interesse a todos, ou focado dentro de uma determinada área ou assunto, o qual é direcionado para a equipe. A ideia é que o colaborador aproveite o tempo a mais em casa nesta quarentena para ampliar o conhecimento, atualizando a carreira e formando um novo perfil profissional ou pessoal. Ou seja, cada um deve buscar o autodesenvolvimento e elevar sua performance, a Elsys engaja e impulsiona, mas protagonismo é de cada colaborador.

Nesta pandemia, cabe aos gestores despertar a resiliência, a criatividade e a reinvenção da sua equipe. A combinação desses conceitos é que tem sido a base do aprendizado diário dos especialistas em pessoas. É papel do gestor, junto com área de Gente e Gestão, proporcionar o apoio para o crescimento de cada um, mesmo à distância. Ainda surgirão novos desafios nesta crise, em que, certamente, empresas e funcionários espalhados pelo mundo vão construir juntos novas formas de trabalho.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Roku chega a CCXP 2024 pelo terceiro ano consecutivo

O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…

16 minutos ago

CCXP24: Warner Bros. Pictures anuncia exibição exclusiva de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim durante a Spoiler Night

Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…

33 minutos ago

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

2 horas ago

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago