Ontem, a Futurecom 2024 abriu suas portas no Expo Center Norte, em São Paulo, e o estande do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE) foi um dos destaques. Especialistas renomados da maior organização profissional técnica global dedicada ao avanço da tecnologia apresentaram tendências e inovações que prometem transformar diversos setores da economia, especialmente a indústria.
Logo na abertura do evento, os visitantes puderam participar de um Talk-Show com membros brasileiros do IEEE, no FutureCongress. Entre os temas debatidos, destacaram-se as aplicações da Inteligência Artificial (IA), Digital Twin, Internet das Coisas (IoT) e robótica na prevenção e resolução de catástrofes, além de novas abordagens em segurança cibernética.
Euclides Chuma, membro sênior do IEEE e pesquisador da Unicamp, abordou o uso da IA, automatização e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para enfrentar adversidades decorrentes de eventos climáticos extremos. “As tecnologias têm facilitado o desenvolvimento e a manutenção de infraestruturas urbana, industrial e ambiental, melhorando a qualidade de vida de populações,” comentou Chuma.
Esther Colombini, professora de Robótica e IA na Unicamp, enfatizou a importância do uso ético e inclusivo da IA para promover a sustentabilidade. “A IA deve ser usada para favorecer a todos e ser um recurso na construção de um futuro mais justo e próspero,” destacou.
Marcos Simplicio, professor de engenharia de Computação da Poli-USP, discutiu a importância da segurança cibernética em um mundo interconectado. Ele explicou o conceito de criptografia pós-quântica e a necessidade de desenvolver sistemas resistentes a ataques de computação quântica.
Rosa Correa, pesquisadora do Instituto Tecnológico Vale (ITV) e professora da UFPA, falou sobre a necessidade de investimento na Indústria 4.0. Ela destacou como a robótica, IA e controle de automação estão melhorando os processos produtivos e como o IEEE contribui para a padronização em robótica e automação.
A participação dos especialistas do IEEE continua hoje, às 11h, na Arena Enterprise IT. Cristiane Pimentel, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), fará uma palestra sobre “Transformação digital por meio de gêmeos digitais”. “O Digital Twin é uma das tecnologias que mais crescerá, com uma taxa anual de mais de 33% entre 2024 e 2032,” comenta Cristiane, que realiza pesquisas relevantes na prevenção e tratamento de doenças utilizando Digital Twin e IA.
Outro anúncio importante do IEEE é o aumento no valor do Prêmio da Medalha de Honra para US$ 2 milhões em 2025, tornando-o um dos maiores prêmios na área de engenharia e tecnologia. Essa iniciativa visa reconhecer e recompensar o impacto que os inovadores têm na sociedade global.
A assistente virtual Luzia, referência em apoio educacional, disponível em 40 países e com mais…
Um grupo de alunos do colégio bilíngue Brazilian International School (BIS), de São Paulo, capital,…
Por Bruno Rodrigues* Aposto que seu feed do Linkedin ou do site de notícias de…
A tecnologia trouxe facilidades para todos os públicos e empresas, porém, a exposição de dados…
Marcada para o dia 29 de novembro, a Black Friday, como de costume, deve movimentar…
O Sindi Clubes - Sindicato de Clubes do Estado São Paulo - sediará no dia…