BindConciliation: ferramenta promete diminuir prejuízos financeiros de grandes instituições financeiras e e-commerce

De acordo com dados divulgados pela empresa de testes de software, Tricentis, 4,4 bilhões de pessoas no mundo foram afetadas por falhas de software, seja diretamente por serviços online ou até mesmo em sua vida cotidiana. O número continua expressivo quando olhamos apenas para a área financeira: estudos da empresa de gestão fiduciária e corporativa, Intertrust, mostraram que 77% dos aplicativos financeiros têm pelo menos uma grande vulnerabilidade que poderia gerar perdas financeiras por ausência de controles e conciliações.

Afim de solucionar essas dificuldades, a BindInntechs*, fintech de soluções financeiras e governança contábil, desenvolveu uma solução inovadora o “HUB BindConciliation BCS”, o sistema permeia a esteira do processo contábil, desde captura das informações contábeis até as certificações e aprovações dos saldos do balanço. O BCS ira transformar a experiência dos usuários, pois ele suprir as necessidades operacionais dos backoffices, gestores de risco (SOX) e governança contábil, proporcionando que cada etapa do processo de conciliação financeira e contábil tenha controles e checagens assertivas, mitigando e reduzindo as perdas financeiras e contábeis, dando mais segurança para que os CFOs e Controlers executem a certificação de saldos e publicação das demonstrações financeiras aderentes aos requisitos mínimos dos agentes reguladores.

Com previsão de lançamento no 4° trimestre, o sistema contempla toda cadeia de conciliação financeira e contábil, “o BindConcliation captura as informações dos sistemas legados, que controlam as operações dos clientes e executa uma conciliação com as informações do sistema contábil, garantindo a integridade dos registros financeiros e contábeis”, explica Alex Eduardo Pereira, fundador da Bindinntechs.
Na maioria das instituições, esse processo de conciliação contábil é feito de forma manual, através de ferramentas como excel e BIs. “A carência de processos automatizados e organizados acaba gerando perdas, devido ao grande volume de informações que precisam ser processadas e conciliadas”, afirma Pereira.

Em outras palavras, o BindConciliation ajudará os gestores a terem mais assertividade na hora de prestar contas sobre os saldos contábeis. A partir das informações geradas pela aplicação, eles irão visualizar, com mais agilidade e facilidade, a existência de divergências, diminuindo a ocorrência de perdas financeiras.

Através dos seus diversos controles, a ferramenta irá mitigar potenciais fraudes, visto que uma fraude só ocorre devido a facilidade de manipulação das informações, ainda mais quando se trata de processos manuais. Não existe ferramenta antifraude, mas o BCS consegue mitigar essas distorções de balanço, gerando uma série de indicadores e alerta para diferentes áreas dentro da organização, desde a auditoria interna e externa, área de controles internos e Finanças, demonstrando suas inconsistências, justificativas e plano de ações.

A ferramenta foi elaborada e desenvolvida visando a necessidade das instituições financeiras, bancos, cooperativas de crédito e e-commerce. O BCS passou por uma fase de testes em uma instituição de pagamentos de cartão benefício e em um grande banco do Brasil, onde provou sua eficiência na sua proposta inicial: na captura de distorções no processo de conciliação sendo executados indevidamente, mitigando riscos e evitando prejuízo por conta dessas falhas.

“Rodamos o sistema de forma embrionária nesses dois grandes players, sendo que o BCS teve um comportamento de sucesso, como esperávamos, assim sendo, estamos prontos para lançarmos o BSC para o mercado, com o intuito de atender grandes instituições financeiras que têm essas carências nos processos de conciliação e governança contábil”, explica Alex.

Outra novidade é que a empresa está desenvolvendo uma Inteligência Artificial (IA) para apoiar ainda mais os usuários que executam as conciliações, gestores e CFOs, proporcionando uma visão mais assertiva dos controles mínimos sobre os saldos dos balanços, suas variações e a saúde financeira.

Além de garantir a integridade dos dados, o fundador da BindInntechs afirma que a ferramenta também consegue automatizar toda a cadeia operacional contábil de conciliação, otimizando o tempo gasto na execução dos processos, possibilitando que os usuários e gestores dediquem mais tempo na realização estudos estatísticos para melhorar o negócio. “A maioria dos gestores não consegue dedicar tempo suficiente na análise dos indicadores, pois desperdiça muito tempo fazendo manualmente os procedimentos de capturas, organização das informações e suas conciliações. Agora o BCS faz tudo de forma automatizada”.

*Em 2024, a BindFlow firmou uma parceria com a Inntechs, empresa com expertise no mundo das finanças, para a execução da plataforma BindConciliation HUB de soluções financeiras e contábeis


Destaques em Apple.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.