Uma pesquisa do Zoom, plataforma de comércio eletrônico, revela que a Black Friday, está cada dia mais consolidada no Brasil. Dos 4.398 entrevistados, 95% pretendem comprar e 60% afirmam que gastarão mais de R$ 1.000 este ano. Além disso, 90% não tiveram problemas com as compras feitas em 2018, o que mostra o avanço da eficiência nas operações das lojas em relação às edições anteriores do evento.
Embora as expectativas sejam positivas e haja expressiva melhoria da percepção da data no Brasil, o cenário de instabilidade econômica está deixando os brasileiros cada vez mais conscientes da necessidade de pesquisar informações para decidirem o que comprarão no evento: 98% afirmam que buscam informações e monitoram preços dos produtos que desejam comprar na Black Friday. Os mais desejados para a data são: eletrodomésticos (56%), eletrônicos (50%) e celulares (48,5%). Porém, independente do produto almejado, a maioria (74%) afirma que o principal fator para tomarem a decisão de compra é o preço.
Outro destaque da pesquisa do Zoom é que 66% estão pensando em antecipar suas compras de Natal e 59% pouparam dinheiro ao longo do ano, otimistas de que encontrarão boas oportunidades de compras no evento. Isso porque, mais cautelosos, os consumidores preferem poupar o 13º salário ou usar o benefício para outras finalidades.
“Os resultados da pesquisa revelam que os consumidores estão cada vez mais comprando consciente e, diante do amadurecimento da data, a edição de 2019 tem tudo para ser uma ótima oportunidade para economizar e para o varejo liquidar estoques”, comenta Thiago Flores, CEO do Zoom. “A fórmula para ter um evento de sucesso é oferecer descontos expressivos, investir em logística e infraestrutura, além de estar preparado para atender o cliente da melhor forma possível, proporcionando uma boa experiência de compra. São esses fatores que foram determinantes para o evento ter entrado de vez no calendário de compras do brasileiro”, finaliza.
Confira os resultados completos da pesquisa do Zoom nas tabelas abaixo:
Você comprou na Black Friday 2018? | |
Não | 53% |
Sim | 47% |
Fonte: Zoom 2019
Você comprou algum produto dessas categorias na Black Friday 2018? | |
Eletrodomésticos | 45% |
Eletrônicos | 37% |
Celulares | 36% |
Informática | 23% |
Moda e Acessórios | 22% |
Saúde/ Cosméticos e Perfumaria | 14,5% |
Casa e decoração | 12% |
Livros | 10% |
Alimentos e bebidas | 9% |
Esporte e Lazer | 7% |
Outros | 7% |
Fonte: Zoom 2019
Você teve algum problema com as compras feitas na Black Friday 2018? | |
Sim | 10% |
Não | 90% |
Fonte: Zoom 2019
Você pretende comprar na Black Friday 2019? | |
Sim | 95% |
Não | 5% |
Fonte: Zoom 2019
Quais são as categorias de produtos que você gostaria de comprar durante o evento? | |
Eletrodomésticos | 56% |
Eletrônicos | 50% |
Celulares | 48,5% |
Informática | 32% |
Moda e acessórios | 20% |
Saúde, cosméticos e perfumaria | 15% |
Casa e decoração | 23% |
Outros | 12% |
Livros | 11% |
Esporte e lazer | 11% |
Alimentos e bebidas | 8% |
Fonte: Zoom 2019
Quanto você pretende gastar na Black Friday 2019? | |
Mais de R$ 1.000 | 60% |
De R$ 500 a R$ 1.000 | 25% |
De R$ 200 a R$ 500 | 11% |
Até R$ 200 | 3% |
Fonte: Zoom 2019
Você pretende usar seu 13º para fazer compras na Black Friday? | |
Não | 67% |
Sim | 33% |
Fonte: Zoom 2019
Você pretende aproveitar a Black Friday para antecipar suas compras de Natal? | |
Sim | 66% |
Não | 34% |
Fonte: Zoom 2019
O que você prioriza na hora de fazer uma compra? | |
Preço | 74% |
Lojas em que já tive uma boa experiência | 13% |
Frete | 6% |
Outro | 6% |
Prazo de entrega | 1% |
Fonte: Zoom 2019
Você pretende aproveitar a Black Friday comprando em lojas físicas ou lojas online? | |
Lojas online | 52% |
Lojas físicas e online | 46,5% |
Somente lojas físicas | 1,5% |
Fonte: Zoom 2019
Você costuma pesquisar informações antes da Black Friday sobre produtos que deseja comprar? | |
Sim | 98% |
Não | 2% |
Fonte: Zoom 2019
Você monitora preços dos produtos que deseja comprar antes da Black Friday? | |
Sim | 98% |
Não | 2% |
Fonte: Zoom 2019
Você costuma guardar dinheiro ao longo do ano para aproveitar os descontos oferecidos na data? | |
Sim | 59% |
Não | 41% |
Fonte: Zoom 2019
Qual é o seu sexo? | |
Masculino | 59% |
Feminino | 41% |
Fonte: Zoom 2019
Em que faixa etária você se encaixa? | |
Entre 50 e 60 anos | 19% |
Entre 35 e 39 anos | 14% |
Entre 40 e 44 anos | 14% |
Entre 30 e 34 anos | 13% |
Entre 45 e 49 anos | 11,5% |
Entre 25 e 29 anos | 10,5% |
Entre 18 e 24 anos | 9% |
Mais de 60 anos | 8% |
Menor de 17 anos | 1% |
Fonte: Zoom 2019
Em que região do Brasil você mora? | |
Região Sudeste | 53,5% |
Região Nordeste | 20% |
Região Sul | 16% |
Região Centro-Oeste | 7% |
Região Norte | 3,5% |
Fonte: Zoom 2019
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…