A Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo global, impulsionou o comércio eletrônico e intensificou a atividade logística em todo o país por mais um ano. O volume de entregas realizadas durante a semana de grandes promoções cresceu 15% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da inDrive, plataforma global de mobilidade e serviços urbanos. As cidades de Boa Vista, São Paulo e Manaus aparecem entre os locais com maior movimentação, com aumento de 97%, 21% e 13% respectivamente, em relação ao ano anterior, com destaque para o envio de itens como roupas femininas, comida e acessórios de celulares.
O desempenho registrado este ano parece confirmar o peso da data no calendário comercial brasileiro e reforçar sua importância para o varejo digital e para o ecossistema de entregas urbanas. De acordo com levantamento da Gauge e da W3haus, a expectativa para a Black Friday 2025 era de uma movimentação de cerca de R$13,6 bilhões, resultado de 17,2 milhões de pedidos e ticket médio de R$808.
O crescimento observado pela inDrive foi impulsionado por vendas digitais e um grande volume de entregas concentrado em poucos dias. Esse cenário exigiu agilidade de micro, pequenos e médios empreendedores na adaptação de suas operações, a fim de atender aos clientes com mais eficiência por meio de serviços flexíveis de entrega.
“A Black Friday é o ponto máximo do calendário comercial no segundo semestre. É quando a eficiência das operações urbanas é colocada à prova, e a capacidade de resposta em tempo real faz toda a diferença. O inDrive.Entregas vem se consolidando como uma ferramenta essencial para empreendedores que precisam escalar sua operação rapidamente, com autonomia e previsibilidade, sem aumentar custos fixos de operação”, afirma Stefano Mazzaferro, Country Manager da inDrive no Brasil.
Nesse cenário, a agilidade de resposta e a flexibilidade operacional são fatores determinantes para o sucesso de pequenos negócios que precisam atender um número crescente de pedidos em poucas horas, sem comprometer a experiência do cliente final. Plataformas como o inDrive.Entregas ajudam a equilibrar essa equação ao oferecer envios sob medida, que se adaptam ao ritmo do varejo digital e às exigências do consumidor contemporâneo, com possibilidade de utilizar diferentes modais – como moto e carro – e ajustar as condições de entrega e pagamento diretamente com os parceiros.
“A Black Friday reforça um comportamento já consolidado no consumo brasileiro: a busca por rapidez, autonomia e conveniência. Nossa proposta de valor, baseada na transparência, permite que os pequenos empreendedores combinem diretamente com os entregadores parceiros, garantindo soluções personalizadas para cada necessidade e viabilizando novas oportunidades de renda em momentos de alta demanda,” completa Mazzaferro.
O inDrive.Entregas permite envios simultâneos, múltiplos endereços e seguros para pacotes de até R$500 (por carro ou por moto), além de aceitar pagamentos em dinheiro ou por meio do aplicativo. O modelo oferece também um Modo Empresarial, voltado a clientes que realizam envios frequentes e precisam de controle centralizado de pedidos e suporte prioritário.

