Em uma era digital marcada pela busca incessante por excelência na experiência do cliente, a BRLink, empresa de serviços em nuvem pertencente à Ingram Micro, destaca a importância dos chatbots inteligentes. Guilherme Barreiro, diretor da unidade de negócios BRLink e Serviços da Ingram Micro, explica como essa tecnologia pode transformar a interação com o consumidor.
“A inteligência artificial tem se tornado uma ferramenta essencial para empresas de todos os setores. Quando se fala em IA generativa, os chatbots são uma das primeiras soluções que vêm à mente”, diz ele. “Esses assistentes virtuais são capazes de responder perguntas e resolver problemas automaticamente, aumentando a eficiência do atendimento ao cliente e ajudando a reduzir os custos operacionais das empresas.”
Segundo a Tech Report, o mercado global de chatbots deve ultrapassar US$ 10 bilhões até 2025. Conhecido como Entidade Conversacional Artificial (ACE), o chatbot é um programa de computador que simula e processa conversas com humanos. Ao integrar chatbots inteligentes, as empresas estão entrando em uma nova era de interação, com potencial ilimitado para um atendimento personalizado.
Barreiro explica que, diferentemente dos chatbots tradicionais, que seguem scripts pré-programados, os chatbots inteligentes utilizam inteligência artificial e processamento de linguagem natural para compreender e responder de maneira mais humana e contextualizada. “Eles podem aprender com interações anteriores, adaptar as suas respostas e, em muitos casos, antecipar as necessidades dos usuários. Além disso, os chatbots inteligentes podem ser integrados a sistemas internos de CRM, ERP e outras plataformas para acessar informações em tempo real”, aponta o executivo.
A BRLink já implementou um sistema de grande porte para o atendimento ao cliente baseado em IA utilizando tecnologias como Amazon BedRock, Amazon Polly e Amazon Transcribe. “Ao coletar um grande volume de dados adicionais, os chatbots de IA podem melhorar muito a experiência do cliente. Além de otimizar o atendimento e a estratégia de marketing, os chatbots trazem recursos valiosos para a estratégia de vendas, como disparo de promoções, lembrete de finalização de carrinho, rastreamento de pedidos e detalhes de envio. O chatbot mantém o suporte que o cliente precisa para se sentir seguro com a compra até o recebimento do produto ou da solução.”
Para o especialista, com a complexidade da ferramenta é possível criar uma maior capacidade conversacional e oferecer um atendimento cada vez mais interativo. “O uso de chatbots na estratégia corporativa traz um mundo novo de possibilidades. Se bem planejadas e aproveitadas, as aplicações dessas ferramentas potencializam o crescimento da empresa, trazendo uma série de resultados positivos.”
Os chatbots inteligentes podem automatizar uma série de tarefas, como agendamento de reuniões, processamento de pedidos e até mesmo a resolução de problemas técnicos simples. “O futuro promete um aumento ainda maior na adoção de chatbots, tornando a experiência do cliente mais personalizada e eficiente”, finaliza Barreiro.
Chatbots inteligentes também podem proteger informações confidenciais. Usando criptografia e protocolos de segurança, as empresas mantêm a confiança dos clientes e melhoram o atendimento com IA. Entre as vantagens do sistema estão: o suporte ao cliente em tempo real, 24 horas por dia; a fácil interação da ferramenta com as necessidades da empresa, podendo ser utilizado como suporte de RH ou atendimento ao cliente; uma experiência do cliente mais interativa, aprimorada e segura.
Líder no mercado de serviços de Cloud, a BRLink é uma das principais consultorias de tecnologia do Brasil, especializada em computação em nuvem e transformação digital. Com um portfólio completo, a empresa trabalha na migração, serviços gerenciados e análise de dados, inteligência artificial, machine learning e GenAI.
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