Caixa de Som Bluetooth Dazz Sounds Versality | Uma verdadeira caixinha de surpresas

Caixa de Som Bluetooth Dazz Sounds Versality

R$ 255,44
8.8

Design

9.5/10

Som

9.0/10

Conectividade

7.0/10

Bateria

9.5/10

Pros

  • Design
  • Traseira imantada
  • Alça interna
  • IPX7
  • Bateria

Cons

  • Carga da bateria demora
  • Botões de Volume

Confesso que quando recebi a Caixa de Som da Dazz para testes, pensei que seria mais um teste com mais uma caixa de som Bluetooth. Não que isso fosse um problema, mas o que mais uma caixa de som poderia oferecer hoje em dia, para se diferenciar, além, é claro, de oferecer uma boa qualidade de som, o mínimo exigido para o que se propõe.

Mas não exagero quando digo que a Versality, nome do modelo integrante da linha Dazz Sounds, me surpreendeu desde o momento do unboxing, que vocês podem conferir clicando aqui, sendo que a cada dia de uso, algo me surpreendia, mostrando que este produto possui diferenciais muito interessantes, não que não possua seus pontos fracos, mas, ainda assim, se garante como um excelente custo/benefício, como vocês poderão conferir neste review completo.

Caixa de Som Bluetooth Dazz Sounds Versality | Uma verdadeira caixinha de surpresas

Desde que eu comecei a escrever análises de produtos, isso há aproximadamente 10 anos, sempre gostei de começar pelo design, pois a aparência é que garante a nossa primeira impressão sobre qualquer coisa, sejam dispositivos tecnológicos ou não. Quando pegamos um produto, o que nos chama a atenção logo de cara, seja positivamente ou negativamente, é o seu visual.

Parte superior da Dazz Versality, com o logo da marca, botões de volume, LED e alça metálica.

Com a Dazz Versality a primeira impressão é muito boa. Ela possui um design arrendondado e achatado muito agradável, além de compacto. Lembra muito as clássicas imagens de discos voadores que costumamos ver em ilustrações. É um visual moderno, ao mesmo tempo que sóbrio e limpo, tanto que na parte superior, a mais visível do aparelho, sobre um trançado de tecido que recobre o alto-falante e que ocupa toda a parte superior, temos apenas o logo Dazz, de forma discreta, e dois pequenos ícones metálicos, os botões de volume.

Quando ligamos a caixa de som, através de um discreto botão localizado na parte inferior, ou a colocamos para carregar, descobrimos também um LED localizado entre os botões de volume. O corpo do produto, porém, não é inteiramente arrendondado, pois na parte superior há um pequeno vão, com uma pequena alça metálica. À principio, quando eu li que o produto possuía uma alça interna, achava que se tratava desta alça, e não achava nada demais. Mal sabia o quanto estava enganado.

O formato lateral da Dazz Versality lembra um disco voador. Sua borda revela uma grata surpresa.

Infelizmente, nem tudo é perfeito, e os botões de volume apresentaram algo que pra mim acaba sendo uma falha, pequena, mas existente. Eles são muito duros, sendo é assim, acaba sendo exigido um certo esforço para poder aumentar ou reduzir o volume, na maioria das vezes não sendo possível fazer isso apenas com um dedo, como normalmente seria esperado, por precisamos apoiar o corpo do produto com a outra mão ou pelo menos com outro dedo, para que a caixa de som não vire ou escorregue com o esforço.

Voltando à parte inferior, além do botão liga/desliga, temos um compartimento de borracha, que ao se abrir revela as entradas USB, para carga da bateria, e Auxiliar, onde é possível a conexão via cabo auxiliar 3,5 mm. No meio temos algumas informações sobre marca, modelo, número de série e coisas do tipo, mas uma pequena marca é a que me chamou mais a atenção, e foi quando as surpresas começaram, de forma muito positiva. Um pequeno desenho de um imã indica que a parte central de sua traseira emborrachada contém também um material magnético, permitindo fixar a caixa de som à superfícies metálicas.

Mais surpresas. A base inferior da Versality possui um imã, que permite fixar a caixa de som em superfícies metálicas.

Um imã muito bom, por sinal, pois gruda o aparelho com firmeza e segurança, sem que a gente tenha medo que a qualquer momento ela vai despencar, a não ser, é claro, que se aumente muito o volume, pois desta forma, a vibração da caixa de som a fará escorregar pela superfície.

A base imantada da Caixa de Som Dazz permite fixá-la em superfícies metálicas, como portas de geladeira.

Mas as surpresas não pararam por aí. Sempre que levo a caixa de som para ouvir música na cozinha, gosto de gruda-la na geladeira, pois assim ela fica mais próxima de mim enquanto estou realizando meus afazeres e ouvindo música. Como ela também possui certificação IPX7, que significa que ela é à prova d’água, podendo ficar submersa por até 30 minutos a uma profundidade de até um metro, também passei a levar ela para o banheiro, para poder ouvir minhas músicas enquanto tomo banho (não dentro do box, só para deixar claro). Não havia, porém, como fixar em nada, pois não há superfície metálica para isso.

A borda da Dazz Versality é na verdade uma alça elástica.

Uma opção seria a pequena alça na parte superior, mas por ser fixa, não havia como pendurá-la nos ganchos que possuo no local. Assim, no início, deixava ela sobre a pia mesmo, já que sendo à prova d’água, não haveria muito problema em molhá-lha por algum motivo. Até que um dia, lendo a respeito da caixa de som num release enviado com ela, vi uma imagem que mudou tudo. Na imagem a pequena caixa de som estava pendurada por uma alça elástica. Foi quando então me dei conta que a borda de tecido que envolvia boa parte do corpo do produto na verdade era uma alça elástica, que fica ali, incorporada ao corpo do produto, de forma bem discreta, compondo o visual do mesmo, mas que poderia ser retirada para pendurar o produto em qualquer lugar. Mais um ponto para a Dazz.

Bom, falei muito do design, pois é algo que realmente me chamou a atenção, com diversos pontos interessantes, alguns surpreendentes. Mas não podemos nos esquecer que estamos falando de uma caixa de som, assim, mesmo com um ótimo design, sua principal funcionalidade é a reprodução de áudio. Então, de nada adianta ter um bom design, se a experiência sonora não for boa.

Com o tempo, a caixa de som da Dazz passou a ser o speaker portátil que eu mais utilizo, quando não estou utilizando a IZY! Speak da Intelbras ou o Google Nest Mini. Isso por conta da praticidade, por ser compacta e realmente portátil (o que a IZY! Speak acaba não sendo por seu tamanho e o Google Nest por ter que estar sempre conectado na tomada), possuir uma boa autonomia de bateria (sobre a qual falarei mais pra frente), versatilidade, podendo pendurar ela em quase qualquer lugar, mas também pela excelente qualidade de som que oferece.

A potência de saída de áudio é de 7W, o que não é muita coisa, mas temos que lembrar que estamos falando de uma caixa de som portátil, sendo assim, levando em conta seu tamanho e potência oferecida, a qualidade de áudio resultante é bem satisfatório. Claro que não dá pra fazer uma festa com ela, mas é o suficiente para garantir um bom som doméstico ou mesmo numa pequena reunião ou churrasco.

A qualidade do áudio é boa, não sendo comprometida nem mesmo no volume máximo, quando algumas caixas com qualidade sonora abaixo da média acabam distorcendo o som. 

Em termos de conectividade, a Dazz Versality oferece o básico, contando com conexão Bluetooth 4.2, que funcionou muito bem em todos os aparelhos testados, nas mais diversas marcas, entrada auxiliar 3.5 mm e micro USB para carregamento da bateria.

Se há mais algum ponto positivo a se destacar é a sua autonomia. Enquanto a carga da bateria acaba sendo um pouco longa, aproximadamente 4:30 para carregar de 0 a 100%, sua bateria com capacidade de 2.200 mAh não decepciona, muito pelo contrário. Enquanto a autonomia prometida pela Dazz é de 7 horas em volume médio, nos meus testes, consegui chegar a mais de 22 horas de uso, sem precisar recarregar a caixa de som, ouvindo em volume médio ou um pouco menos (algumas poucas vezes um pouco mais alto, mas não muitas, pois por mais que seu volume não seja tão potente, ainda é o suficiente para incomodar outras pessoas na casa ou mesmo vizinhos).

Documente todo o tempo que usei a caixa de som da Dazz entre os dias 13 a 16 de julho, conforme tabela abaixo.

Data Horários de Uso Horários de Uso Tempo Total de Uso
13/07 (Bateria em 100%) 13:28 – 14:47 16:10 – 20:22 5 horas 31 minutos
14/07 09:25 – 14:54 16:20 – 19:15 8 horas 24 minutos
15/07 09:48 – 14:14 17:22 – 19:30 6 horas 34 minutos
16/07 09:54 – 11:44 Fim da bateria 1 hora 50 minutos
TOTAL     22 horas 19 minutos

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.