O Centro de Inovação STATE, em São Paulo, foi palco de uma explosão de nostalgia nos dias 2 e 3 de novembro com a realização da Canal 3 Expo 2024, o maior evento de retro games do Brasil. A feira reuniu mais de 4.500 entusiastas dos games clássicos e da cultura geek, conectando gerações e oferecendo uma verdadeira viagem no tempo por meio de consoles históricos, exposições, e atrações interativas. O evento se consolidou como um ponto de encontro imperdível para os fãs, promovendo experiências imersivas e emocionantes.
Ao todo, quatro expositores contribuíram com a narrativa da feira de levar para o público a sensação de nostalgia com a exibição de acervos que remontavam a outra era dos jogos. Assim, a Canal 3 Expo de 2024 contou com as seguintes exposições:
Portáteis do Zanata – A evolução dos games de bolso
A exposição contou com mais de 280 itens raros da coleção de Paulo Zanata, colecionador recordista com reconhecimento do site Rank Brasil. A exibição celebrou a história dos videogames de bolso e apresentou clássicos como Game Boy, Game Gear White, Virtual Boy e Vectrex.
Lazzeri & Sávio – Os pioneiros dos videogames
O destaque dessa mostra foi a exibição de uma coleção exclusiva de consoles raros, com o foco em modelos brasileiros, com peças icônicas da primeira e segunda geração, oferecendo ao público a oportunidade de explorar a história dos videogames das primeiras gerações.
David Rayel – Meu primeiro videogame
Nessa exposição interativa, foi celebrada a história dos videogames em uma apresentação de um acervo de 250 consoles de todas as gerações, incluindo clássicos como Atares, SNES, Mega Drive, além de curiosidades como o primeiro videogame do mundo.
“Participar do Canal3 é como voltar no tempo e reviver as melhores memórias da infância. É incrível ver a paixão das pessoas por esses videogames clássicos, e poder compartilhar nosso acervo com quem realmente valoriza essa história é muito gratificante. Estar aqui é uma oportunidade única de trocar experiências e manter viva a nostalgia dos games”, destacou David Rayel, curador da exposição meu primeiro videogame.
O MSX e a Sony – a parceria que antecedeu o Playstation
A mostra teve como foco a duradora parceria entre o padrão MSX e a Sony, com destaque para uma coleção exclusiva com modelos de design icônico. Além de explorar curiosidades e conceitos que vieram antes da “era Playstation”.
Todas as exposições tiveram como foco o resgate da história dos games, além de oferecer uma experiência imersiva e nostálgica para o público de todas as idades.
Um dos momentos mais memoráveis foi o show “Dos 8 aos 128 Bits: A História da Música dos Games“, conduzido pelo músico Bruno Henrique. A apresentação fez uma retrospectiva musical desde os tempos do Nintendo 8-bits até a era PlayStation 2, com medleys de jogos icônicos. A performance atraiu fãs de todas as idades, que puderam revisitar o passado dos videogames através das trilhas sonoras que marcaram gerações.
Para os amantes da cultura geek, o evento ofereceu uma área repleta de produtos que iam desde chaveiros e camisetas a itens de colecionador, incluindo brinquedos e HQs. Além disso, os expositores trouxeram uma seleção de consoles clássicos e jogos raros, permitindo que os visitantes aumentassem suas coleções ou, ao menos, matassem a saudade de velhas lembranças. As compras de artigos geek e games movimentaram o evento, que registrou um volume estimado de R$ 1 milhão em negócios.
A programação esportiva trouxe campeonatos de The King of Fighters 2002, Street Fighter e Mario Kart, entre outros clássicos, enquanto diversas estações de gameplay permitiram aos visitantes reviverem a experiência de jogos icônicos como Prince of Persia, Counter-Strike e Doom. Em uma área dedicada aos arcades, o público pôde escolher entre várias opções de consoles e explorar os títulos mais amados.
O evento também trouxe novidades na área indie, onde desenvolvedores independentes apresentaram jogos inéditos inspirados no estilo retrô, alguns até para consoles clássicos. Entre os destaques, estavam o lançamento de H.E.R.O. 2, sequência do popular jogo para Atari 2600, e o jogo pós-apocalíptico After the End, desenvolvido pela Red Frog Games.
“Vim para mostrar meu trabalho, mas acabei criando uma comunidade interessada em expandir o mercado de games indie e trazer mais pessoas desse segmento para eventos como a Canal 3 Expo,” comentou Fábio Gomes, um dos expositores.
Além disso, o evento contou com uma videolocadora montada em parceria com o Centro Cultural Charada, uma locadora de São Paulo com 28 anos de atividade, proporcionando aos visitantes a oportunidade de reviver a experiência de escolher filmes e jogos em prateleiras recheadas de clássicos.
O Canal 3 Expo cumpriu o objetivo de preservar e difundir a cultura dos videogames retrô para uma nova geração. Com uma programação diversificada, que incluiu desde cosplays e workshops até palestras com Nino Megadriver, que discutiu a preservação de jogos arcade; Marco Lazzeri, que falou sobre a importância da segunda geração na história dos videogames; Rique Sampaio, que abordou o sonho interrompido dos computadores e games brasileiros nos anos 80 e 90; Erika Caramello, que tratou da monetização de jogos independentes; e Fábio Trentas, que debateu com o público a contínua batalha pela preservação digital dos games. Encerrando as palestras, Pedro Caxa e Eddy Antonini, da TecToy, apresentaram “Desenvolvendo o Zeenix“.
“Foi incrível palestrar aqui na Canal 3 Expo; a recepção do público foi ótima. Acho que o público da Canal 3 é o que mais abraça a TecToy, pois vivenciou a empresa desde seu início,” comentou Pedro Caxa, head de marketing da TecToy. “A Canal 3 Expo é um evento muito especial. Encontramos muitas pessoas conhecidas e somos recebidos de forma calorosa,” completou Eddy Antonini, head de produtos da TecToy.
O domingo (3) foi especial com a presença de cerca de 150 crianças de projetos sociais, como o Instituto Bibi Bazar e o Projeto Social Gueto. Elas tiveram acesso às atrações e experimentaram o universo dos jogos antigos. “Muitas dessas crianças vêm de comunidades e não têm acesso a videogames, especialmente aos retrôs, que representam cultura para as gerações mais antigas. Nosso objetivo foi proporcionar esse contato, que foi muito aguardado por elas,” destacou Fabiana Ferreira, assistente social do Instituto Bibi Bazar.
Outra iniciativa do evento foi a meia entrada social, onde os visitantes obtinham desconto mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas ao Instituto Bibi Bazar e ao Solidariedade Veja.
Os organizadores Ricardo Wilmers e Bruno Maimoni destacaram a importância de manter viva a memória dos games para as novas gerações, especialmente com o aumento da presença de jovens entre o público. “O Canal 3 Expo busca oferecer cultura, diversão e entretenimento de qualidade. Aqui, não estamos apenas ligando videogames antigos; estamos contando uma história e preservando a memória dos games,” comentou Ricardo Wilmers.
“Apesar de estar na sua terceira edição como uma expo, o Canal 3 existe desde 1999. Em seu início, era uma reunião entre amigos, fãs de videogames, que com o passar dos anos começou a se expandir. Após a pandemia de Covid-19, surgiu a ideia de transformar o Canal 3 em um evento maior. Porém, diversos outros eventos do seguimento surgiram inspirados no projeto, consolidando-o como o mais tradicional evento de retrogames“, destacou Bruno Maimoni um dos organizadores do evento.
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