Com o crescimento exponencial das áreas urbanas e os desafios crescentes de mobilidade, especialistas do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), maior organização mundial que reúne cientistas que tratam da tecnologia em benefício da humanidade, revelam estudos que envolvem soluções tecnológicas inovadoras para modernizar o trânsito em grandes cidades. Um dos estudos recentes usa dispositivos IoT (Internet das Coisas) e Lógica Fuzzy, técnica matemática da área de inteligência computacional, para o gerenciamento dinâmico de semáforos, priorizando a passagem de ambulâncias e outros veículos de emergência em momentos críticos.
“Nosso objetivo foi aliar tecnologias acessíveis a conceitos mais avançados de inteligência artificial, para trazer soluções reais e aplicáveis à mobilidade urbana no Brasil. Acreditamos que este projeto possa impactar diretamente a qualidade de vida em grandes centros urbanos”, explica Gabriel Gomes de Oliveira, membro do IEEE, professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos principais autores do estudo.
“Campinas foi escolhida como cenário piloto porque reflete muito bem os desafios de trânsito enfrentados por outras cidades brasileiras. O sistema que desenvolvemos pode ser adaptado a diferentes contextos urbanos, tornando-se uma solução escalável e eficiente”, complementa o pesquisador.
*Thiago Carneiro, Diretor-Executivo de Operações e Tecnologia da iD\TBWA Na era do marketing digital, os…
Por Newton Ide, CEO da Leega Consultoria O Relatório Especial “Top Strategic Technology Trends for…
A Lity, marca de eletrônicos e acessórios compatíveis com dispositivos de última geração, expande sua…
A LG apresenta sua nova linha de produtos de áudio, “Xboom by Will.i.am”, na CES…
O Brasil é o quinto maior produtor de lixo eletrônico no mundo e recicla somente…
A Lenovo anunciou as mais recentes adições ao seu ecossistema Lenovo Legion de dispositivos, acessórios…