O consumo de arte online, está cada vez mais forte. Isso é mostrado na pesquisa “The Evolution of Social Media Report”. Na qual, os consumidores baixaram 4,7 bilhões de aplicativos de mídias sociais somente no primeiro semestre de 2021. Muitos profissionais criativos que trabalham como ilustradores, animadores, grafiteiros, designers, arquitetos, entre outros, precisam diariamente ser criativos ao divulgar o seu trabalho online. Por isso, Thiago Tieri, especialista e gerente de marketing da Wacom no Brasil, separa as principais dicas para quem quer começar a divulgar e transmitir sua arte digitalmente.
“Pensar em como auxiliar os artistas a serem reconhecidos e ganharem visibilidade no mercado também é uma coisa que incentivamos na Wacom. Temos ilustradores, designers e animadores parceiros. Além disso, sempre postamos as artes de quem ainda está começando também”, comenta Thiago Tieri.
Veja as cinco dicas para artistas começar a transmitir sua arte e terem mais visibilidade:
1) Investir em ferramentas tecnológicas e ergonômicas
Ter ferramentas adequadas é importante para qualquer trabalho, principalmente para quem trabalha com arte, onde se deve ter maior concentração, rapidez e criatividade, a fim de cumprir prazos. Buscar e garantir que o equipamento para o trabalho traga conforto e qualidade é primordial quando se fala de ergonomia e bem-estar – isso vai te deixar mais motivado e feliz com sua arte.
Portanto, utilize equipamentos e softwares a seu favor, as mesas digitalizadoras como a Wacom Intuos, é o modelo ideal quando se fala em mobilidade. O produto é compacto, leve e de fácil adaptação. Além de proporcionar conexão via USB com PC Windows, MAC e dispositivos Android. Já a caneta tem níveis de pressão que permitem sombreamento fácil e traços diferenciados, que é impossível de alcançar com um mouse, além de ser ergonômica e não precisar ser recarregada.
2) Criar um Portfólio
O portfólio atualmente é uma das principais formas do artista apresentar seu trabalho para as pessoas. Este arquivo artístico tem o objetivo de mostrar as produções realizadas e trazer as principais informações e dados do artista, para que o recrutador ou admirador possa visualizar esses trabalhos e entrar em contato com mais facilidade. Às vezes, o portifólio pode ser um complemento para o currículo.
Existem vários sites que permitem criar o próprio portfólio, cada um com um benefício e facilidade, assim pode adaptar de acordo com seu gosto ou até desenvolver um design totalmente novo para isso.
3) Conheça seu público e o que eles gostam
Entender qual é o seu público-alvo, é primordial quando o assunto é atender as expectativas e conquistar os seguidores atuais e os novos.
Pesquise temas em alta e formas de arte e comece divulgando nas redes sociais. Após cada post, comece a analisar o engajamento de cada post, story, vídeo ou live, para compreender o que esse público gosta. Além disso, cada rede tem um engajamento diferente. Tudo é questão de estudo e análise, até você perceber que o que as pessoas gostam na sua arte, seja o estilo ou tema, sempre haverá algo para se destacar.
4) Divulgar em plataformas de streaming ou redes sociais
Divulgar seu trabalho nas redes sociais ou fazer lives em plataformas de streamings faz parte do processo para ganhar visibilidade, não somente atrai fãs, como também as marcas.
Então, procure uma plataforma e ou rede social na qual tem mais intimidade e facilidade ou que seja nova para aprender e utilizar e vai testando o engajamento, como foi falado anteriormente. Facebook, YouTube, Instagram e TikTok já estão entre as redes sociais mais utilizadas em 2022, segundo uma previsão da empresa Insider Intelligence.
5) Transforme sua arte em NFT
Outra ideia que está muito em alta é comercializar sua arte como NFT. Muitos artistas e influenciadores já estão lucrando com essa nova tecnologia, somente vendendo uma pequena parte de sua obra. Pode ser uma nova forma de mostrar o trabalho para quem realmente te segue e curte suas artes e trabalhos. Por isso é possível comercializar o trabalho pelo meio tradicional e com a venda de NFTs de trabalhos exclusivos.