Com parcerias, lives e plataforma própria de jogos, Kwai consolida audiência gamer

Não é novidade que o mercado de games no Brasil cresce e se consolida a cada ano e, mesmo após a pandemia, não perde o fôlego. O país figura em primeiro lugar no consumo de jogos na América Latina e responde por uma movimentação gigantesca, já que mais de 70% da população é adepta dos jogos eletrônicos, especialmente como forma de entretenimento (segundo dados da Newzoo e da Pesquisa Game Brasil 2023). No universo dos vídeos curtos, não é diferente: os gamers cresceram, conquistaram seu espaço e, atualmente, representam uma das mais fortes comunidades dentro do Kwai.

De olho em atender os anseios dessa audiência, a plataforma vem fortalecendo seu posicionamento na área. Somente no primeiro semestre de 2023 esteve à frente de diversas iniciativas, como parcerias com equipes premiadas de e-sports, transmissões ao vivo de campeonatos e de conteúdos exclusivos, e lançou um game center com centenas de jogos para usuários se divertirem no celular, de forma online, sem precisar de download.

O Kwai está comprometido em oferecer uma experiência de entretenimento abrangente e diversificada por meio de conteúdos, parcerias e ferramentas que elevem a experiência de quem consome games”, diz Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.

Campeonatos de e-sports

Nos últimos anos, campeonatos de diversas modalidades de jogos tornaram-se eventos de proporção mundial, captando a atenção de amadores, fanáticos e atletas de e-sports. E o formato pelo qual parte dos games mais populares se consolidou é o livestreaming. Como plataforma com suporte para transmissões ao vivo, o Kwai viu a sua parceria com a Garena ser consolidada como um capítulo natural. A gigante de Cingapura trouxe as transmissões do campeonato de seu jogo mais famoso, o Free Fire, para dentro do Kwai.

Durante quatro meses, a Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) realizou 36 lives no seu perfil oficial, totalizando mais de 123 horas de conteúdo ao vivo. A próxima etapa do campeonato, quando ocorre a final mundial em novembro deste ano, direto de Bangkok, na Tailândia, já está garantida no app e contará com a presença das três equipes que mais brilharam na LBFF: Loud, MIBR e Magic Squad.

Após o fim do torneio nacional, o perfil do Kwai se tornou a segunda maior rede da FFesportsBR, dobrando a quantidade de seguidores que possuía antes das lives e passando a marca de 1,5 milhão. A parceria conta com conteúdos exclusivos postados para os usuários, que somam mais de 34 milhões de visualizações. Um dos mais famosos é a série Melhores Jogadas que Ninguém Viu“, que destrinchou lances que passaram batido na transmissão por meio de um compilado com o formato certeiro dos vídeos curtos.

Os fãs de MOBA (“Multiplayer Online Battle Arena” que, em tradução livre, significa “Arena de Batalha Online para Vários Jogadores”) também têm espaço no Kwai. Recentemente, o perfil de Honor of Kings (o jogo desse estilo mais famoso do mundo), iniciou as transmissões do campeonato brasileiro, conhecido como CHOKBR. Buscando prêmios que somam mais de R$ 300 mil, oito equipes duelam com todas as forças aos fins de semana para garantir vaga na fase final, que se desenrola a partir de outubro. As transmissões ocorrem sempre aos sábados e domingos, às 15h.

Onda laranja

A equipe de e-sports LOS (ex-Los Grandes) também chegou ao Kwai. Muito querida nas redes sociais, a Onda Laranja, como é conhecida, reúne equipes de e-sports de diversas modalidades, como Free Fire, Counter-Strike e League of Legends, entre outros.

A parceria com o app garante a presença do Kwai nos uniformes dos times e nas redes sociais da LOS, além de um perfil com conteúdos exclusivos sobre a equipe que reúnem uma série de formatos, como transmissões ao vivo e até TeleKwai, as mininovelas em vídeos curtos da plataforma –os integrantes de LOS serão protagonistas de histórias dentro do programa.

Uma das iniciativas que engajaram o público foi a recente escolha da nova embaixadora para coroar essa parceria com uma votação dentro do app. Quem ganhou a disputa foi a streamer Boiadeira, escolhida como uma das porta-vozes das ações da equipe dentro do Kwai. A página da Onda Laranja não para de crescer: já soma mais de 550 mil seguidores e 1,3 milhão curtidas.

Mini Game Center

Outra demanda clara do público brasileiro são os jogos mobile. Mais da metade dos jogadores nacionais (cerca de 51,5%) costuma consumir games via smartphones (contra 20% no computador e 13% no videogame), segundo a Pesquisa Game Brasil 2023. O estudo indica que, a cada ano, nota-se uma concentração de jogadores que, de fato, preferem jogar pelo telefone móvel –esse número aumentou 30% em relação ao ano passado.

O Mini Game Center, plataforma criada dentro do aplicativo, foi lançado para atender a essa demanda: por uma ferramenta online, leve, simples e divertida, na qual é possível jogar diversos jogos sem precisar baixar ou ocupar espaço no aparelho. Ela tem ampla variedade de gêneros, que inclui quebra-cabeças, simulações, esportes, entre muitos outros. E o menu já dispõe de mais de 400 joguinhos, entre os mais populares estão: Ovelhas & Ovelhas, Magnatas da Garagem, Ludo Master Bubble Shooter e Bike Rush.

Mais de um milhão de usuários do Kwai já acessam diariamente o Mini Game Center e, em breve, poderão participar de desafios e disputas com outros usuários. A ferramenta por enquanto só funciona para celulares com sistema operacional Android, mas estará disponível também para celulares com iOS no primeiro semestre de 2024.


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