O Febraban Tech 2023, principal evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, começa hoje (27), às 10h, com o tema central “A Bioeconomia e as Oportunidades em uma Sociedade Digital”. O evento, o maior de sua história, acontece no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), até o dia 29 de junho, com a participação das principais lideranças dos setores financeiro, tecnologia, sustentabilidade e de áreas interessadas em inovação.
A abertura terá a presença por vídeo do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Também participarão os presidentes das principais instituições financeiras do Brasil. O foco do debate, no dia 27 de junho, às 10h, será o tema central do congresso.
Participarão: Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú; Octavio de Lazari, diretor-presidente do Bradesco e presidente do Conselho Diretor da Febraban; Maria Rita Serrano, presidente da Caixa; Mario Leão, CEO do Santander Brasil; e Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.
Uma das maiores defensoras da bandeira da inclusão financeira no Reino Unido e, principalmente, nos principais ecossistemas emergentes, incluindo o Brasil e a Arábia Saudita, Helen Child, fundadora e CEO da Open Banking Excellence (OBE), se apresentará em 27 de junho, às 13h30, no painel “Open Finance e a evolução dos serviços agregados. O painel contará, ainda, com as participações de Matheus Rauber, assessor sênior no Departamento de Regulação do Banco Central do Brasil; Ísis Galote, gerente de Estratégia do Itaú Unibanco; e Cristina Pinna, software Engineering Director do Bradesco. A moderação será de Gustavo Paul, diretor-adjunto de Comunicação da Febraban.
Ao longo de sua carreira, Helen sempre operou na vanguarda da inovação. Depois de fundar o primeiro e-Money License Issuer no Reino Unido a receber licenças tanto da Mastercard quanto da Visa, se voltou ao open finance enquanto o ecossistema líder mundial do Reino Unido estava tomando forma. Depois de desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do open finance no Reino Unido, Helen tornou-se uma embaixadora global no tema, colaborando com o governo e a indústria para hastear a bandeira da Grã-Bretanha em todo o mundo, assessorando governos e reguladores ao redor do mundo.
Hoje, às 17h15, o evento também contará com a palestra do keynote internacional Ian Beacraft, fundador e futurista-chefe da Signal and Cipher, um dos destaques do SXSW desse ano.
Atualmente, Beacraft lidera uma agência de previsão estratégica que orienta as empresas por meio de projeções do cenário tecnológico em rápida mudança e encontra rotas significativas para a inovação que impactam os resultados, inspiram mudanças culturais e criam produtos e serviços.
O futurista já foi responsável por aconselhar marcas como Samsung, Coca-Cola, Google, Microsoft, Nike, Chase Bank entre outras e, durante o Febraban Tech, irá discutir o futuro (e presente) da sociedade digital, que envolvem temas como Metaverso, Web3, Inteligência Artificial, bem como o conceito de realidade sintética, termo a partir da expressão “mídia sintética”, que representa algo parcialmente ou totalmente gerado por algoritmos.
Referências no debate sobre inclusão e erradicação da pobreza no país também estarão presentes. Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões, ONG que viabiliza projetos de impacto social em periferias e favelas do Brasil, estará nesta terça, às 18h15, no painel “O papel dos bancos e instituições financeiras na jornada de erradicação da pobreza”.
O congresso terá 8 auditórios simultâneos, que receberão mais de 350 palestrantes e mais de 120 painéis e workshops, em 11 trilhas temáticas de assuntos como open finance, Pix e meios de pagamento, tokenização e ativos digitais, blockchain, computação em nuvem, metaverso e web3, cibersegurança, inteligência artificial, dados, 5G, internet das coisas, experiência do cliente, ESG e fintechs.
Além dos painéis, em 13 mil metros quadrados de área construída e 186 áreas de exposição, cerca de 250 empresas levam para o evento as soluções mais inovadoras do mercado, muitas delas voltadas para prevenção a fraudes. Haverá ferramentas de biometria facial alimentadas por Inteligência Artificial, que ajudam a identificar deepfakes e prevenir golpes, bem como soluções de chatbot e treinamento com realidade virtual.
Outra das atrações desta edição será o novo palco ‘Imersão’, espaço com formato inédito, onde tanto palestrantes quanto plateia acompanharão as apresentações imersivas com os óculos de Realidade Virtual (VR).
No dia 28 de junho, às 16h45 – e o cientista político Ian Bremmer, Presidente do Eurasia Group e GZERO Media, participará do painel “A geopolítica, os impactos socioeconômicos e o Brasil no cenário internacional”.
Ian é uma voz independente em questões críticas em todo o mundo. Auxilia líderes empresariais formuladores de políticas e o público em geral a entender o mundo ao seu redor.
No evento, vai debater o cenário socioeconômico e político global, em meio a discussão sobre uma possível recessão global em 2023, dificuldades nas cadeias de suprimentos em diversos setores da economia, além dos impactos geopolíticos dos conflitos na Europa com a guerra na Ucrânia. Também mostrará sua visão internacional sobre o momento do Brasil e como o país está sendo visto pelos líderes mundiais.
O evento contará também com presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que participará no dia 29 de junho, às 11h, do painel “Sustentabilidade, Meio Ambiente, Clima e Bioeconomia como Políticas de Estado”.
Vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman vai destacar as finanças comportamentais no encerramento do evento, dia 29 de junho, às 17h30. Outro destaque internacional confirmado é Andres Sutt, ex-ministro de Empreendedorismo e Tecnologia da Informação do governo da Estônia, com participação no dia 29 de junho, às 16h15.
Veja a agenda completa do evento em febrabantech.com/agenda
No dia 28 de junho, às 15h, haverá a divulgação dos resultados do 2º volume da 31ª edição da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 (ano-base 2022), que abordará as transações bancárias e o comportamento do consumidor nas operações financeiras.
A apresentação dos dados será realizada pelo diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban, Rodrigo Mulinari, com a participação de Sérgio Biagini, sócio-líder da Deloitte para a Indústria de Serviços Financeiros, empresa responsável pelo levantamento.
Ao longo do congresso, os participantes poderão acompanhar debates sobre Open Finance, Meios de Pagamento, Inteligência Artificial e Inteligência Artificial generativa, Economia Tokenizada, Dados, Metaverso e Web3, Nuvem, Cibersegurança, Internet das Coisas, 5G, Fintechs, além dos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). As trilhas de conteúdo são:
• A escalada do open finance, Pix e os serviços agregados
• Economia tokenizada já é realidade?
• Os dados e a inteligência escalável
• Web3 e metaverso na prática e sem hype
• Nuvem coloca futuro em movimento
• A IA generativa e a (re)conquista do cliente
• Resiliência cibernética garante confiança digital
• IoT e 5G expandem e conectam mercados
• ESG direciona sociedade inclusiva, diversa e sustentável
• Cross Industry: a inovação além do setor financeiro
• Fintechs, parcerias e o novo cenário de negócios
Além dos debates divididos em mais de 100 painéis de conteúdo e em 8 auditórios/palcos por especialistas, o Febraban Tech 2023 ainda reúne as empresas mais inovadoras do mundo, que trazem os principais produtos e serviços voltados ao setor financeiro para o presente e futuro da sociedade digital.
O evento ganhou, em 2022, um novo nome e uma nova marca: Febraban Tech, que mantém a missão de contribuir para a evolução contínua do setor financeiro e a inserção de todos estes ativos em prol da sociedade.
Na última edição, com tema central “A Nova Realidade Global e a Transformação Acelerada”, o congresso foi realizado na Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera, e recebeu mais de 25 mil visitantes ao longo dos três dias no mês de agosto.
Após dois anos apenas no formato online, em razão das medidas de isolamento social na pandemia da covid-19, a edição de 2022, em um formato renovado, marcou a volta do evento presencial e reuniu 156 patrocinadores e expositores, e mais de 200 palestrantes em 81 painéis de conteúdo. Outra novidade foi a adoção, pela primeira vez, do formato híbrido, com transmissões de painéis ao vivo e abertos ao público na plataforma.
Para 2023, o evento terá número recorde de estandes, sendo que todos já foram reservados. As cotas de patrocínios estão praticamente esgotadas desde o lançamento do evento, em novembro de 2022.
As inscrições estão abertas neste link.
A espera pelos detalhes de lançamento do primeiro PC portátil da TecToy acabou! A Zeenix,…
A Samsung disponibiliza, nesta Black Friday 2024, dispositivos que integram recursos de AI para proporcionar…
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…