A análise de dados sempre foi essencial dentro de uma empresa. A inserção da cultura Data Driven em conjunto com a democratização da informação ampliou a afinidade entre os profissionais de tecnologia e os de negócios. Além disso, o Business Intelligence se popularizou pela facilidade de uso, custos acessíveis e a qualidade das ferramentas disponíveis no mercado. Por conta desses fatores, há uma demanda grande nas empresas por profissionais que entendem do tema.
Conversamos com André Rosa, instrutor da Udemy, sobre como ingressar no mercado de BI. Segundo ele, antes mesmo de entender sobre a parte técnica, é preciso falar sobre competências que podem ajudar a atuar nesse segmento, como: perfil analítico, senso crítico sobre dados e processos, raciocínio lógico, comunicação, entender de negócios e capacidade de resolver problemas.
O instrutor ainda comenta que o mercado de BI é muito democrático. Primeiro pelas amplas oportunidades; e segundo porque existem muitos perfis de profissionais que atuam em um projeto de Business Intelligence do início ao fim. Alguns exemplos de cargos nessa área, além de analistas de dados, são arquitetos de dados, analista de negócios e engenheiro de dados, entre outros.
Para André, essas habilidades podem ajudar na ascensão profissional. “Embora não ligadas diretamente ao BI, essas competências são desejadas como parte do perfil comportamental e das habilidades dos profissionais que trabalham com dados”, afirma.
Para aqueles que buscam ingressar nesse mercado e ainda não sabem como, André sugere começar pela busca de ensinamentos acessíveis na internet. “Os cursos online são uma excelente opção para aprender mais e a Udemy possui um acervo de conteúdos de alta qualidade sobre o assunto. Eles foram criados por profissionais com muito conhecimento sobre esse mercado e oferecem uma experiência muito rica e diferenciada em cada curso”, diz.