Como usar a gamificação no mercado imobiliário para atrair e engajar os funcionários

Você já ouviu falar em gamificação? Para quem não está familiarizado com o termo, ele vem do inglês gamification, que significa aplicar as mecânicas de jogos no ambiente empresarial. O intuito é criar maneiras para deixar o cliente, ou funcionário, aluno, etc., mais envolvido com seu negócio, estimulando pessoas e alcançando objetivos.

Por meio da gamificação, as imobiliárias podem atrair novos clientes e, também, ter formas estratégicas para engajá-los e retê-los. Mas, afinal, como a gamificação pode ser aplicada no mercado imobiliário?

A Fix, plataforma de serviços para o mercado imobiliário, explica que a gamificação já está presente em diversos setores há um tempo, inclusive no mercado imobiliário. A RE/MAX, maiores franquias imobiliárias inovou ao realizar um treinamento para corretores de imóveis utilizando a tecnologia.

Empresas como Google, Starbucks, Hyundai, Domino’s Pizza, entre outras grandes já utilizaram como estratégia de seus negócios, para diferentes finalidades. Enquanto uma quis coletar mais dados de seus clientes, outra buscou aumento de faturamento, outra treinou sua força de vendas, etc. Nesses exemplos, todas obtiveram êxito, gerando grandes cases de sucesso.

Então, é possível utilizar a metodologia para alcançar determinados objetivos da imobiliária. Um exemplo prático para ilustrar um caso de gamificação no setor imobiliário seria a criação de um sistema que registra os resultados dos seus parceiros. O profissional com melhores resultados é bonificado como forma de incentivá-lo e também gratificá-lo pelo bom desempenho.

​​Já o profissional com resultados inferiores, poderá, dentro do seu sistema ou aplicativo, trilhar um caminho de desenvolvimento para aprimorar suas habilidades, resultando em ganho para os dois lados: ganho de experiência e conhecimento para o profissional, um funcionário mais engajado e melhor qualificado para a imobiliária.

Fazer com que um funcionário se sinta parte de um projeto e que a empresa esteja investindo nele poderá trazer resultados que serão verdadeiros divisores de água para sua imobiliária. A gamificação poderá ser um grande aliado.

Neste sistema, aplicativo ou a plataforma que preferir para organizar sua gamificação, todos os funcionários possuem acesso para acompanharem juntos o progresso de todos. O intuito é unificar o time em prol do mesmo objetivo, gerando uma competição saudável. É importante que o líder saiba analisar se em seu ambiente de trabalho existe espaço para este tipo de iniciativa e se seria bem visto pelos funcionários.

Com a quantidade de dados que você terá ao implementar a gamificação na sua imobiliária, será possível ter uma visão de qual corretor, profissional de vendas ou departamento da empresa, por exemplo, está conseguindo melhores resultados em determinada atividade e qual área tem sido um desafio.

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Submarino Smartphones 

A ideia é sempre que os profissionais se sintam valorizados e estimulados a encararem os desafios de forma colaborativa, onde o esforço de cada um é tão recompensador quanto somente os resultados alcançados. No fim, a ideia é que o esforço coletivo, por meio de uma competição saudável, traga resultados para todos.

E como a gamificação pode ser uma fonte rica de insights valiosos, não se esqueça de explorar os formatos. Um quiz bem estruturado, por exemplo, poderá te mostrar em quais áreas seus funcionários estão com melhor entendimento e em quais será necessário reforçar. Esta é mais uma iniciativa que poderá trazer um grande diferencial nos resultados da sua imobiliária.


 

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