Como varejistas têm revolucionado a experiência de compra e entrega de produtos com ferramentas de Inteligência Artificial

A pandemia de Covid-19 acelerou uma boa parte da transformação digital que já é esperada no varejo. O índice MCC-ENET revelou que as vendas online aumentaram em 137,35% em junho de 2020. De acordo com as estatísticas, as vendas no e-commerce global atingirão US$ 4.9 trilhões em 2021. Nesse mercado, a Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que pode ajudar os varejistas a aumentar sua receita, melhorando potencialmente as margens de lucro líquido de 2% para 6% e adicionando US$ 1 trilhão em lucros à indústria globalmente, de acordo com a análise do McKinsey Global Institute.

O potencial de uso da IA é infinito. Clientes e parceiros da NVIDIA Enterprise já utilizam a tecnologia como um ajudante automatizado, um assistente inteligente para sugerir a melhor posição do produto em uma loja física, um sistema de previsão da demanda do consumidor, um sistema de recomendação de produtos para os clientes, ou ainda como uma automatização de pedidos em depósitos”, explica Marcio Aguiar, diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina. “A NVIDIA Enterprise tem trabalhado com varejistas, fornecedores de software e startups para criar um ecossistema de aplicações de IA que ajudam os varejistas a obter insights em tempo real de seus dados para fornecer uma melhor experiência de compra para os clientes.”

Prever e atender à demanda do consumidor

O Walmart, um dos maiores varejistas do mundo, está usando GPUs NVIDIA e RAPIDS, um pacote de código aberto de bibliotecas de ciência de dados aceleradas por GPU, para desenvolver previsões para quase 500 milhões de combinações de item por loja todas as semanas. Sua equipe de ciência de dados combina o NVIDIA RAPIDS com duas outras tecnologias: Dask, uma biblioteca para computação paralela em Python, e XGBoost, um algoritmo de aprendizado de máquina popular.

Com essas tecnologias, o Walmart agora treina seus algoritmos 20 vezes mais rápido, resultando em entrega mais rápida de produtos, reação em tempo real às tendências do consumidor e economia de custo de estoque em escala.

O Grupo KION, provedor global de soluções de cadeia de suprimentos, está usando a plataforma NVIDIA EGX para desenvolver aplicações de IA de ponta para adicionar inteligência aos seus sistemas de armazenamento automatizados. De transportadores adaptáveis a empilhadeiras autônomas e robótica, o KION é capaz de simplificar a implantação e o gerenciamento de IA na borda usando o NVIDIA Fleet Command.

Entrega sob demanda

Postmates, empresa de entrega sob demanda com sede nos EUA, construiu e implantou um robô de entrega autônomo totalmente elétrico usando a plataforma NVIDIA Jetson AGX Xavier. O bot, denominado “Serve”, é equipado com sensores lidar, que medem distâncias iluminando o alvo com luz laser e medindo a reflexão com um sensor, para criar uma imagem virtual do mundo em tempo real.

Postmates usa GPUs para que o Serve viaje com segurança na cidade, na calçada e ao redor da vizinhança para entregar alimentos aos clientes. A equipe de IA usa o TensorFlow para treinamento, teste e desenvolvimento de modelos. Em seguida, eles convertem o modelo para TensorRT e o implantam na plataforma Xavier.

Reimaginando a casa perfeita

A Geomagical Labs está usando realidade aumentada, visão computacional e aprendizado de máquina para permitir que os consumidores visualizem e projetem seus espaços de vida, tudo a partir de uma aplicação móvel e desktop intuitivo. A empresa usa os avanços da IA em visão computacional e aprendizado profundo para desenvolver sua plataforma que captura modelos de salas 3D portáteis com smartphones e usa RA para fornecer virtualmente seu espaço em tempo real.

Fonte: NVIDIA


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