Como Verificar a Segurança da sua Rede Wi-Fi e dispositivos conectados

“O essencial é invisível aos olhos”. A famosa frase de O Pequeno Príncipe, clássico da literatura escrito pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry, pode ser aplicada muito bom em nossa vida cotidiana moderna, onde redes invisíveis se tornaram essenciais para a maioria de nossas atividades.

Em nossas casas a rede Wi-Fi se tornou item essencial, com importância cada vez maior, com TVs, videogames, equipamentos de áudio e dispositivos IoT (Internet das Coisas) cada vez mais conectando nossos lares. Temos assim uma grande variedade de produtos conectados à rede Wi-Fi e que mesmo sem sabermos podem estar vulneráveis a ataques, isso se já não foram expostos.

No último mês um teste realizado por Martin Hron, pesquisador sênior da Avast, uma das maiores provedoras de soluções para proteção cibernética do mundo, chamou a atenção e deixou muita gente que tem se interessado por dispositivos IoT para casa inteligente no mínimo com a pulga atrás da orelha.

O pesquisador, após analisar o funcionamento de uma cafeteira inteligente da iKettle, descobriu uma brecha na comunicação entre o aparelho e seu aplicativo oficial para smartphones, e se utilizou desta brecha para infectar o aparelho com um ransomware, que além de impedir o correto funcionamento do eletrodoméstico inteligente, também exibia uma mensagem em sua pequena tela de LCD orientando o usuário a visitar determinada página da web caso quisesse a cafeteira de volta. O pequeno teste, em tom de brincadeira, serviu de alerta quanto à exposição não apenas de nossos computadores e smartphones, mas também de qualquer dispositivo conectado em nossas redes Wi-Fi.

Lembrando que, enquanto nossos computadores, notebooks e até smartphones podem contar com a proteção de antivírus, outros dispositivos, incluindo o nosso roteador Wi-Fi, não possui tal proteção. Como então saber se estes dispositivos estão seguros?

Uma forma simples, fácil, rápida e gratuita está disponível em todos os produtos Avast: A função chamada Verificador de Wi-Fi. Confira o passo a passo de como acessar a função e escanear a sua rede em busca de vulnerabilidades.

1 Abra o seu produto Avast.

2 Abra a aba “Proteção” no lado esquerdo.

3 Clique em Verificador de Wi-Fi, escolha o tipo da rede e depois no botão ESCANEAR REDE.

O escaneamento pode levar algum tempo, dependendo do tipo e do número de aparelhos ligados à sua rede.

O Verificador de Wi-Fi escaneia automaticamente todos os aparelhos conectados à sua rede doméstica, por cabo ou sem fio. Ele procura aparelhos vulneráveis e depois informa se você precisa resolver algum problema de segurança.

O Verificador de Wi-Fi mostra se existe alguma das seguintes falhas:

  • Senhas padrão ou fracas (tanto para a Wi-Fi quanto para o console de administração do roteador);
  • Falhas no firmware do roteador (para os fabricantes mais populares);
  • Redes não criptografadas e inseguras;
  • Sequestro de DNS nos aparelhos e roteadores (que enviariam você a sites falsos);
  • Se existem portas de rede abertas (para acesso remoto, Telnet, etc.).

Se o escaneamento detectar um problema, clique no painel de alerta sob o aparelho/roteador afetado para expandi-lo e leia a descrição do problema, conheça os riscos potenciais e veja a solução. A maioria dos problemas exige que você modifique manualmente as configurações do seu roteador na página do administrador do roteador. Instruções básicas para os roteadores mais comuns são exibidas na tela de alertas. Para obter mais informações, consulte a documentação e as páginas de suporte do seu roteador ou entre em contato com o fabricante.

Importante ressaltar que o recurso do Avast não pode resolver os problemas na sua rede para você. O Verificador de WiFi não tem permissão para acessar e modificar as configurações do roteador no seu lugar, por isso, todas as alterações têm de ser feitas ou por você ou pelo fabricante do seu roteador.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.