Quando um investidor pensa em começar sua jornada no mundo dos investimentos algumas dúvidas sempre aparecem: o que é uma ação? Como escolher uma corretora? Qual a diferença entre renda fixa e renda variável? Foi pensando em ajudar esse investidor iniciante a responder essas questões e ter acesso a informações sobre o funcionamento do mercado que a B3, a bolsa do Brasil, acaba de disponibilizar ao público a primeira inteligência artificial generativa exclusiva sobre educação financeira do mercado.
A ferramenta, desenvolvida pela B3 em parceria com a Microsoft, está disponível de forma 100% gratuita no B3 Bora Investir, site de conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos da bolsa.
Todas as respostas da plataforma são geradas com informações de uma base de dados robusta, com conteúdos que passaram pela curadoria de especialistas da bolsa do Brasil para garantir sua confiabilidade.
A iniciativa faz parte do propósito da B3 de democratizar o acesso da pessoa física ao mercado de capitais por meio da educação financeira. O objetivo não é oferecer uma recomendação de investimento, mas sim apoiar os investidores a tirarem suas principais dúvidas para começar a investir com consciência, sempre conforme o perfil de risco.
“O mercado financeiro está em constante evolução, e a forma como nos comunicamos com os investidores também. Temos a missão de descomplicar o mundo dos investimentos e mostrar que a B3 é para todos. O chat de educação financeira se soma a outras iniciativas como um canal de diálogo aberto e sem inibições. Queremos que a pessoa física tire suas dúvidas de forma leve e interativa, desmistificando a ideia de que investir é complicado”, explica Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com a Pessoa Física da B3.
As perguntas foram testadas por diversos especialistas para garantir a qualidade do conteúdo fornecido. A ferramenta está em constante evolução e a base de dados segue em expansão, ampliando o refinamento das respostas conforme for utilizada pelos investidores.
Além da verificação das informações, outra vantagem desse formato de busca é que ela minimiza a ‘timidez’ na hora de fazer perguntas, o que muitas vezes pode inibir os investidores iniciantes de tirarem dúvidas básicas. “As respostas geradas pelo chat podem servir de ponto de partida para entender melhor os conceitos do mercado financeiro e estimular os investidores a aprofundarem seus conhecimentos em outros canais”, reforça Paiva.
“Inteligência artificial pode ser uma grande aliada na busca por informações de qualidade, analisando volumes enormes de dados de forma rápida e objetiva. Esse formato de resposta simples e resumida serve como uma porta de entrada para quem tem interesse no mundo dos investimentos, adaptando-se de maneira leve e interativa às necessidades do usuário”, afirma Rodrigo Nardoni, vice-presidente de Tecnologia da B3.
Conheça as iniciativas de educação financeira
Bora Investir: é o site de notícias sobre o mercado financeiro da bolsa do Brasil, que reúne conteúdos de influenciadores, parceiros e clientes da B3 (como corretoras, bancos e outras instituições financeiras), para apoiar na formação financeira do brasileiro.
HUB3: o aplicativo desenvolvido pela B3 em parceria com a Nelógica reúne informações, cotações do mercado em tempo real e conteúdos educacionais na palma da mão dos investidores. O app também está integrado à área do investidor da B3, permitindo que o usuário acompanhe a composição de sua carteira de investimentos em renda variável de forma consolidada com apenas um clique.
B3 Educação: a plataforma reúne mais de 500 conteúdos e 90 cursos gratuitos para investidores em diversos níveis de conhecimento aprenderem ainda mais sobre finanças pessoas e investimentos. O que você quer aprender hoje?
MUB3: o museu conta a história do mercado financeiro e de capitais no Brasil de maneira imersiva, e em seu primeiro ano de existência já soma 60 mil visitantes, incluindo mais 500 escolas e instituições de ensino. A visitação é gratuita de segunda a sexta e nos 2º e 4º sábados do mês, das 9h às 17h. Saiba mais.