Quando parte de nosso trabalho é cobrir e testar os principais lançamentos de smartphones no mercado brasileiro, acabamos virando uma espécie de consultor quando o assunto é a escolha de um novo aparelho. Eu mesmo, só nas últimas 2 semanas, ajudei pelo menos 5 amigos e colegas na escolha do novo celular, sempre levando em conta fatores como qualidade, necessidades e, claro, preço. Não são poucas as vezes que chegam em mim querendo sugestões de smartphones com preços em torno de R$ 1.000, sendo que neste caso, as opções no Brasil, quer dizer, as boas opções, são bem limitadas. Assim, é com certa animação, que recebemos o lançamento do novo smartphone para o segmento intermediário da LG, o K12+.
A linha K já vinha se destacando com bons produtos nos últimos anos, e inclusive eu tive a oportunidade de testar os LG K10 e K10 Novo. Agora, a empresa pretende se consolidar no segmento de smartphone mid-end, com o único produto, indo um pouco na contramão de concorrentes, que lançam diversas versões de seus aparelhos intermediários. O K12 promete uma boa performance, ousando com um processador MediaTek, o que também a diferencia da concorrência, traz um conjunto de câmeras que parece bem promissor, além de apostar em recursos de inteligência artificial e numa parceria com o Google, principalmente com seu Google Assistente. Confira abaixo todos os detalhes do LG K12+.
Design e Tela
Com construção de plástico, o LG K12+ está disponível em três cores: Azul, Preta e Cinza. É um smartphone bem leve e com uma pegada bem gostosa. Conta com uma tela de 5,7 polegadas HD+ e proporção 18:9 FullVision, que durante o rápido hands-on realizado se mostrou satisfatória em termos de qualidade, com cores vivas, bom contraste e brilho.
O LG K12+ possui certificado MIL-STD 810G de resistência, uma certificação militar desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos EUA que significa que o aparelho passou por uma série de testes, sendo provado e aprovado em diversas condições adversas. No caso do K12+, foram seis tipos de testes diferentes: Resistência à altas temperaturas, resistência à baixas temperaturas, choque de temperatura, vibração, umidade e resistência a queda.
“O LG K12+ passou por rigorosos testes expondo o produto às mais diversas condições de temperatura e umidade, além de diversos testes de impacto, o que garante um maior nível de resistência”, afirma Fabrício Habib, Gerente Geral de Produtos de Mobile da LG Electronics do Brasil.
Câmera
Infelizmente, durante estes eventos de lançamento, no curto espaço físico e de tempo que geralmente temos, fica difícil testar certos recursos do produto, como é o caso da câmera. Experimentei a câmera durante o hands-on, tanto a traseira de 16 MP, quanto a frontal, de 8 MP, em ambas me pareceram promissoras, mas apenas testes mais aprofundados, quando pegar o aparelho para review, poderão mostrar na prática se isso se confirma.
Um dos destaques alardeados pela LG durante o lançamento do K12+ diz respeito a adoção de Inteligência Artificial nas câmeras, ou seja, tanto na traseira, como algumas empresas, incluindo a própria LG, já vinham fazendo, assim como na frontal, essa sim uma novidade interessante. A câmera com Inteligência Artificial reconhece objetos e cenários, se ajustando ao melhor modo de captura para garantir sempre as melhores fotos. Resta-nos saber se na prática entrega o que promete, pois durante os testes da AI Cam no LG G7 ThinQ, o resultado ficou um pouco abaixo do esperado. Falo sobre isso com detalhes no vídeo review que fiz sobre o aparelho, confere lá.
A câmera traseira conta ainda com a tecnologia PDAF, ou seja, Foco Rápido Automático, mas este é outro recurso que só vamos poder avaliar melhor na prática quando tivermos o aparelho em mãos para testes.
Som
A LG deixou claro que o público-alvo do K12+ são os jovens, de forma que procuraram incorporar ao lançamento recursos e tecnologias que atendam certas exigências deste público, como o som, por exemplo. Com uma geração totalmente ligada e antenada em vídeos e músicas quase o tempo todo, a qualidade de áudio acaba se tornando um grande diferencial, por isso a LG incorporou ao K12+ a tecnologia de som surround DTS:X 3D, que promete uma experiência imersiva de som 360º com qualquer tipo de fone de ouvido, simulando um sistema surround de 7.1 canais.
Sistema e Hardware
Android 8.1 (Oreo), esta é a versão do sistema operacional do LG K12+. Ou seja, nada de Android 9 (Pie) por enquanto, infelizmente. Acho isso uma falta delicada da empresa, que espero sinceramente que seja corrigida em breve.
Quanto hardware, a empresa resolveu investir num processador da MediaTek, o MT6762 Octa-core de 2.0 GHz, nadando contra uma maré de concorrentes que adotam outros chipsets. Uma escolha ousada, arriscada, mas que pode se revelar vantajosa, algo que só o tempo vai revelar. “O chip MediaTek MT6762 permite oferecer aos smartphones recursos avançados como Inteligência Artificial e processamento com chip de oito núcleos, por um preço acessível”, destaca Samir Vani, country manager da MediaTek no Brasil.
Como o objetivo da empresa é destacar as funcionalidade de inteligência do aparelho, um dos destaques do lançamento fica por conta do botão “Google Assistente”. Como disse no review do LG G7 ThinQ, que também conta com o botão, a ideia é boa, apesar do uso do comando de voz ser mais prático, ainda mais considerando que só é possível usar o botão se a tela estiver desbloqueada, diferente dos comandos de voz.
“O Google Assistente ajuda as pessoas a fazerem cada vez mais coisas usando apenas a voz, seja enviar uma mensagem, achar um endereço ou ouvir uma música. Com o botão dedicado em todos os novos aparelhos da LG, queremos que toda essa capacidade do Google fique ainda mais acessível para os usuários no Brasil”, diz Alessandro Germano, Diretor de Desenvolvimento de Negócios para América Latina do Google.
Pressionando o botão uma vez ativamos o Google Assistente, quando seguramos o botão podemos falar de forma continua com o Assistente, e se tocarmos duas vezes no botão acionamos o Google Lens, recurso que nos permite copiar textos, pesquisar produtos, ler códigos ou identificar objetos, plantas e animais através da câmera do aparelho. Uma boa ideia seria se a LG oferecesse a possibilidade de configurar o botão para outra função, o que, de acordo com informações da própria empresa, pode ser considerado no futuro.
Por fim, temos ainda 3 GB de RAM, 32 GB de capacidade de armazenamento interno, com suporte a cartão microSD de até 2 TB, e uma bateria de 3.000 mAh.
Disponibilidade e Preço
O LG K12+ já está à venda nas lojas brasileiras, nas cores Azul, Preta e Cinza, com preço sugerido de R$ 1.199.
Especificações
📱 Tela de 5,7″ 18:9 HD+ Fullvision
📷 Câmera Traseira de 16 MP PDAF | Câmera Frontal de 8 MP com AI e Flash
🔊 Som Surround DTS:X 3D
💽 3 GB RAM | 32 GB ROM (microSD até 2 TB)
💻 Processador MediaTek MT6762 Octa-core de 2.0 GHz
🔋 3.000 mAh
🔝 AI Cam | MIL-STD 810G | Sensor de Impressão Digital | Botão Google Assistente