Construção modular movimenta setor de construção civil com melhoria de tempo e custo

Existem muitas pressões sobre o setor de construção civil atualmente, como a falta de mão de obra qualificada, redução nas margens de lucro, falta de materiais sustentáveis e baixa produtividade. Ao remover muitas das atividades no local e substituí-las por módulos construídos em outros locais, por vezes em série, os construtores podem minimizar os atrasos na construção, evitando assim um aumento nos custos.

Segundo levantamento feito pela empresa Markets & Markets em 2022, a previsão é que o mercado global de construção modular alcance um valor de 120 bilhões de dólares até 2027. Com esses dados, é possível apontar que o setor de construção civil investirá cada vez mais em empreendimentos modulares.

Custos e pagamentos

Nos contratos tradicionais de construção, a equipe de obra geralmente recebe o pagamento mensalmente ou por etapas com base no valor do empreendimento e dificuldades do projeto. No projeto de construção modular, em contrapartida, é provável que uma construção modular incorra em grandes custos no início do projeto, antecipando os pagamentos ao empreiteiro.

O benefício da construção modular se dá, dessa forma, em longo prazo, já que outros gastos relacionados às obras já terão sido contemplados no início do projeto, evitando assim a necessidade de mais investimentos.

Inspeção

Com a construção modular, a inspeção dos projetos se torna mais simples e eficiente, visto que só é necessária uma vistoria durante a elaboração e no momento de montagem no local, evitando inspeções a cada pequena etapa do projeto. A inspeção antes da montagem, claro, é essencial, visto que é nesse momento que se confere defeitos de fábrica e se evita que os outros módulos saiam da forma incorreta.

Localização e transferência dos módulos

Uma facilidade da construção modular é, além da portabilidade, a construção eficiente de acordo com as necessidades do projeto. Por isso, na elaboração de um empreendimento há de se ter em mente que a facilidade de mobilidade deve embasar a construção. A localização dos módulos, assim como a montagem e desmontagem, serão pontos permanentes a cada utilização, visto que será necessária uma logística detalhada. Adicionalmente, o local de armazenamento deve estar de acordo com as especificações técnicas adequadas para a manutenção dos módulos.

Obrigações e adequações

Mesmo o mais versátil dos módulos ainda exigirá um estudo do local onde será instalado, a fim de verificar as medidas e estruturas necessárias para a implantação. Além disso, a documentação terá que estar sempre disponível e atualizada, podendo contar com plataformas que facilitam a gestão dos documentos, que acabam sendo diferentes dos usados em construções tradicionais.

Há muitos benefícios na construção modular, principalmente do ponto de vista do tempo. No entanto, há complicações adicionais e as partes não devem assumir que um tamanho serve para todos. O modelo de aquisição tradicional e os contratos de formulário padrão não são adequados para garantir que os diferentes riscos sejam tratados adequadamente. A construção modular, no entanto, representa um futuro mais eficiente aos empreendimentos, com melhores processos e custo-benefício.

Por PlanRadar – plataforma para construção, gestão, manutenção e inspeção que permite o acompanhamento de projetos e a comunicação com equipes


Apple. Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.