Como eu disse nos posts e no vídeo que postei antes >>> Por dentro da Campus Party Brasil 2019 | Mostro tudo neste vídeo: Área Open, Arena, Camping <<< a Campus Party Brasil possui uma área aberta para o público e totalmente gratuita, a Área Open Campus. Resolvi então falar e mostrar um pouco do que está rolando de melhor nesta área aberta, lembrando que quem quiser visitar a Open Campus pode fazer até sábado, nos seguintes horários: Até dia 15 de fevereiro, das 10:00 às 20:00, e dia 16, das 10:00 às 16:00.
No vídeo acima eu mostro um pouco do que os visitantes da Open Campus vão encontrar por aqui, e contei com a ajuda do Rafael Mota, do Inteligência Móvel.
Foco em Conteúdo
Uma coisa que notei nesta Open Campus é que ela é bem menor que as de outras edições. Mas, apesar de possuir menos atividades, possui um foco maior em conteúdo. Nas edições anteriores eram comuns ações de patrocinadores, com brincadeiras, jogos e distribuição de brindes, o que também tem desta vez, mas muito menos. Os patrocinadores parecem ter focado em ações do tipo na arena, procurando trazer mais conteúdo para a Open, que este ano conta com diversas palestras, workshops e áreas de experimentações.
O estande do SESC é um exemplo. A entidade traz à Campus Party Brasil 2019 um programação ampla de debates e vivências para todos os públicos, na Open Campus.
Os debates no estande do Sesc são mediados pelas realizadoras do podcast Mamilos, Ju Wallauer e Cris Bartis e rolam até o último dia de Open:
Experiências Literárias e Tecnologias
Com André Dahmer, André Valllias e Samira Almeida
Dia 14/02, quinta, das 17h às 18h
Games e representatividade
Com Tainá Felix, Osvaldo Isaka e Mariana Couto
Dia 15/02, sexta, das 17h às 18h
Protagonismo Feminino e Maternidade nas Mídias Sociais
Thaiz Leão (Mãe Solo), Thais Farage e Ana Paula Xongani
Dia 16/02, sábado, das 15h às 16h
Além disso, existem diversas atividades que podem ser vivenciadas nas bancadas do estande:
Técnicas Têxteis – com o Ateliê Vivo
Aulas abertas conduzidas pelo Ateliê Vivo, uma biblioteca pública de modelagens.
Fabricação Digital I – com Sítio do Astronauta
Atividade aberta com o objetivo de introduzir e familiarizar o público com o uso da impressora 3D.
Fabricação Digital II – com Rodrigo Mafra e Natália Calamari
Exibição e demonstração do processo de corte a laser.
Eletrônica Criativa – com Glauco Paiva
Laboratório aberto de traquitanas, engenhocas e outros inventos.
Realidade Virtual – com a Mostra Internacional de Cinema
Três óculos de realidade virtual estarão disponíveis para o público assistir a três curtas curados pela Mostra Internacional de Cinema: Ultraman, Zero Days e Rio de Lama.
Games (vivência) – com Game e Arte
Atividade com três jogos digitais nacionais que propõem uma reflexão sobre a representatividade negra, indígena e de gênero.
Clique aqui confira a programação completa da #SESCNACPBR12.
Outra empresa que também trouxe um estande cheio de conhecimento nesta edição foi a Petrobras, com um espaço que oferece jogos, palestras e também, por que não, momentos de relaxamento em meio ao turbilhão de bons insghts.
No estande, os visitantes poderão jogar um jogo de perguntas e respostas sobre o universo STEM e sobre temas abordados na série Jornada do Conhecimento da Petrobras. Os vencedores de cada etapa ganharão brindes exclusivos.
Os empregados da Petrobras David Moreira Abreu Araújo e Silvia Alves de Sousa também compartilham conhecimento no estande da empresa. Eles participaram do primeiro Hackathon Petrobras, realizado no O&G TechWeek – evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), em setembro de 2018 -, com a missão de desenvolver soluções tecnológicas para tornar mais seguras as operações no bloco de Libra, uma das maiores acumulações de óleo do pré-sal.
E pra quem quiser relaxar, pode contar com a Área Podcast Petrobras, um espaço de descompressão onde é possível descansar, recompor a energia e recarregar o celular, além de relaxar numa sessão de “quick massage” enquanto ouve os episódios do podcast da Petrobras, que abordam temas científicos em um bate-papo leve e dinâmico.
Cultura Maker
Uma área do conhecimento que vem ganhando grande destaque nos últimos anos é a cultura maker, que prega, e ensina, que qualquer pessoa é capaz de fazer o que quiser com as mãos, como consertar, modificar, criar e produzir os mais diversos objetos.
Assim, nas últimas edições, a Campus Party Brasil criou o MakerSpace, onde empresas, patrocinadores e as mais diversas entidades promovem workshops voltados para ensinar o como fazer.
A Facens é uma dessas entidades, que trouxe sua expertise diretamente de Sorocaba, interior de São Paulo, oferecendo quatro workshops no MakerSpace da Open, além de participar de painéis lá na arena também.
“A Campus Party é um ambiente propício para a inovação e troca de conhecimento, que são nossas diretrizes no dia a dia”, diz o coordenador do Fab Lab Facens, Siron Pereira, justificando a participação no evento
No dia 14, às 17h, o workshop “Solde/monte seu próprio pisca-pisca”, voltado para jovens e adultos, será uma introdução à solda de componentes eletrônicos numa placa de circuito impresso para construir um circuito simples de pisca-pisca com LEDS. No mesmo dia, às 18h, a atividade “Montando seu foguete” introduz as crianças no ambiente maker e no uso de ferramentas comuns nos laboratórios de fabricação digital, como uma máquina de corte a laser. Elas irão colocar cada peça em seu lugar, seguindo uma determinada ordem de montagem, e montar seu próprio foguetinho.
“Corrida de baratas eletrônicas”, no dia 15, às 17h, é outro workshop para os pequenos, que aprenderão um pouco sobre eletrônica em um projeto interativo e divertido. Cada participante irá utilizar um mini motor de vibração e construir uma “baratinha elétrica” com escovas de dentes cortadas. Ao final, eles poderão participar de uma corrida das baratinhas elétricas.
No quarto workshop, Rover Opportunity, às 18h do dia 15/2, os participantes montarão uma mini versão da sonda de exploração que aterrissou em Marte em 2004 e continua em funcionamento até hoje, coletando e enviando informações científicas para a Terra. A atividade será uma forma de entender os princípios de captação de energia solar, tecnologia responsável por manter o Rover Opportunity ativo por tanto tempo, e também de aprender sobre eletrônica básica e corte a laser.
As inscrições para participar das atividades no MakerSpace são gratuitas e podem ser feitas no local, 15 minutos antes.
E os visitantes da Open Campus também poderão conhecer o espaço Batalha Makers Brasil, do Discovery, em parceria com o @redefablabbrasil. O espaço conta com o cenário do programa, onde os visitantes podem tirar fotos, além de uma série de workshops envolvendo impressão 3d, corte, solda, corrida de baratas eletrônicas e até mesmo montagem de foguete.
RobôtiCampus
A Roboticampus na CPBR12 nasce da parceria com o Centro Paula Souza e será um espaço dedicado a robótica com modalidades de competição, workshops e mostra de projetos tecnológicos e científicos.
As modalidades de competição na Arena de Robótica serão: Robô ao Resgate, Follow Line, Robô Sumô além da famosa batalha de robôs.
F1 in School
Pela primeira na Campus Party o projeto F1 in School promove o desenvolvimento de alunos que se organizam em equipes. Os times montam uma escuderia e simulam todas as fases para a constituição de uma microempresa
Planejamento estratégico e financeiro, elaboração e execução de projetos, obtenção e gestão de recursos, marketing e comunicação,trabalho em equipe e criatividade.
Educação do Futuro
Palcos de Conteúdo
Os palcos de conteúdo da Arena Campus Party são os locais mais badalados do evento, afinal de contas, são conteúdos quase 24 horas por dia, em mais de 10 palcos espalhados pelo espaço. Mas quem visitar a Open Campus poderá ter um gostinho disso, em alguns palcos que foram montados especialmente para a realização de palestras de temas como carreira e startups. O melhor de tudo, as palestras são gratuitas e dispensam inscrições, é só chegar, pegar seu lugar e curtir o conteúdo.
Arena Gamer
Os gamers não poderia ficar de fora deste espaço, por isso, uma Arena Gamer conta com a realização da primeira etapa da Liga Amadora de eSports, em parceria com a eRabbitbt e a Rádio Geek. As competições terão etapas regionais, com a final nacional no início do próximo ano na CPBR13. O vencedor da final nacional é classificado automaticamente para disputar a final mundial da liga amadora na Campus Party Estados Unidos.
“Se antigamente o sonho da garotada era ser jogador de futebol, hoje, o jovem quer ser jogador de eSport. E por ter total relação com a Campus Party, decidimos realizar uma liga amadora em que temos como objetivo torna-la a maior do país. Vamos aproveitar as edições regionais para a realização de seletivas, com a grande final acontecendo no próximo ano em São Paulo”, explica Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil.
Mais informações neste post.
Simuladores
Campus Music
Serão covers, autorais e instrumentais que prometem dar um verdadeiro show num palco montado na Praça de Alimentação da Open Campus.
A espera pelos detalhes de lançamento do primeiro PC portátil da TecToy acabou! A Zeenix,…
A Samsung disponibiliza, nesta Black Friday 2024, dispositivos que integram recursos de AI para proporcionar…
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…