Crime virtual: confira as recomendações para não cair nessa fraude

O Brasil foi o quinto país que mais sofreu ataques de vírus ransomware apenas no primeiro semestre de 2021, segundo com o Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall. De maneira geral, o sucesso dos criminosos pode estar relacionado à falta de conhecimentos básicos de segurança pelo cidadão sobre as medidas que podem ser tomadas.

Pensando nesse contexto, a TecBan, empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas, preparou algumas dicas para ajudar a evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis.

Confira abaixo:

Crie uma senha forte para inicializar e/ou desbloquear seus dispositivos

Esta senha é extremamente importante, pois é utilizada para configurar (incluir ou alterar) diversos recursos de segurança dentro de seus dispositivos. Senhas fracas facilitam a vida dos fraudadores, pois conseguirão adicionar novas digitais, alterar a senha das suas contas e, assim, ter livre acesso a sua conta.

Efetue o log out de sites e apps após a realização de pagamentos, compras e/ou transações bancárias

Procure sempre efetuar o log out (função sair) após transações bancárias em apps. Em alguns casos, a sessão fica aberta no navegador/aplicativo e poderá se reutilizada indevidamente. Os golpistas podem adorar quando o usuário esquece de fazer isso.

Não anote ou guarde senhas nos dispositivos móveis ou envie/armazene senhas por SMS, e-mails ou aplicativos de mensagens

Essa prática pode garantir sucesso aos criminosos, já que estando de posse de seu aparelho, conseguirão acessar suas senhas e invadir suas contas.

Não configure/mantenha seu e-mail de recuperação de senhas (reset) no mesmo aparelho que você está utilizando

Em caso de perda, furto ou roubo do dispositivo móvel, o criminoso estará com seu dispositivo em mãos e terá acesso aos códigos para realizar as substituições de senhas das suas contas, aplicativos etc.

Ative o duplo fator de autenticação para acessar suas contas bancárias, e-mails e aplicativos (redes sociais etc.)

Configure/habilite a autenticação em duas etapas em todas as suas contas bancárias, aplicativos, e-mails, entre outros.

Revise as permissões de acesso dos aplicativos

Muitos aplicativos solicitam senhas para acessar seus contatos, e-mails, fotos, entre outras informações pessoais que não são imprescindíveis para o funcionamento do serviço. Cuidado com essas permissões.

Não clique em URLs enviadas por e-mails, SMS ou abra/baixe arquivos de desconhecidos ou suspeitos

Saiba que mensagens de fontes desconhecidas que contenham links (URLs) ou arquivos devem ser consideradas como maliciosas e, consequentemente, devem ser deletadas, sem abrir.

Não utilize o recurso de salvamento automático de senhas

As senhas salvas ficam no histórico e podem ser facilmente acessadas por criminosos.

Fique atento ao digitar suas credenciais e senhas, proteja a digitação e evite que alguém tente visualizar os códigos

Fique atento a pessoas próximas olhando a digitação de senha nos dispositivos móveis. Uma boa dica é quando for digitar sua senha, utilizar uma de suas mãos para cobrir (parcial) o teclado durante a digitação.

Configure/habilite o reconhecimento biométrico (Touch ID ou Face ID) apenas para desbloquear seus dispositivos

Não habilite esse recurso para acessar aplicativos bancários, pois em caso de perda, furto ou roubo, é possível que um terceiro cadastre novas biometrias no celular que darão acesso automático à sua conta. O mais seguro é acessar estes aplicativos somente com seus dados de agência/conta e senha do seu banco.


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