Curiosidades que você precisa saber sobre metaverso

A palavra metaverso está cada vez mais presente na rotina das pessoas, principalmente após o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciar a transformação da rede social para a Meta. Segundo um estudo feito pela Gartner, cerca de 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora do seu dia no metaverso até 2026, realizando atividades como aulas, comprando terrenos e assistindo a shows de diversos artistas. O que não percebemos é que estamos inseridos nesse contexto de realidade paralela há mais tempo do que imaginamos. O jogo Second Life, por exemplo, lançado em 2003, revolucionou o modo de levar a rotina, atividades e relacionamentos que se tem na vida real para o meio digital.

Separamos algumas curiosidades que você precisa saber sobre o metaverso e suas tendências.

1 — Grandes empresas estão criando as próprias realidades virtuais

Marcas como Microsoft, Disney, Nike, entre outras já possuem maneiras de criar experiências virtuais. No metaverso da Nikeland, os avatares dos usuários podem usar produtos da marca e interagir com outras pessoas em jogos esportivos.

2 — Você pode acompanhar shows no metaverso

O Rapper Snoop Dogg possui um terreno no The Sandbox onde pode realizar shows para fãs, inclusive já gravou clipe dentro de sua mansão virtual. Trata-se da música “House I Built”.

Além do cantor, existem diversas experiências criadas por marcas que podem ser acessadas pelos usuários no metaverso. Hoje, no Brasil, a BAYZ é a parceira oficial do The Sandbox e responsável por criar experiências novas para o usuário e aproximar marcas para expandir o ecossistema na região. É possível, por exemplo, visitar a vila dos Smurfs, sobreviver ao apocalipse zumbi de The Walking Dead, invadir o mundo do astro Elvis Presley, entre várias outras imersões.

Outro exemplo recente é do reality show com mais de 20 temporadas Hell’s Kitchen. Recentemente a The Sandbox anunciou que o famoso programa terá uma nova temporada no metaverso comandada pelo famoso chef e apresentador, Gordon Ramsay.

3 — É possível ganhar uma renda extra jogando

Os jogos NFTs estão ficando cada vez mais conhecidos. Nesse formato, os jogadores podem, enquanto se divertem, ganhar itens, personagens, skins que funcionam como um ativo que garante a posse de um bem exclusivo, que nenhuma outra pessoa tem.

A BAYZ tornou-se uma empresa referência e líder em jogos web3 na América Latina desde sua criação, em 2021, tendo já feito parcerias com jogos de play-and-earn, como MetaSoccer, Thetan Arena, Castle Crush, The Sandbox, entre outros.

4 — Grandes influenciadores estão entrando no metaverso

Há algum tempo, marcas vêm criando seus influenciadores virtuais, como a Magalu com a influenciadora do metaverso Lu, a Casas Bahia com o CB e a Barbie com seu próprio canal no Youtube, que já tem mais de 10 milhões de inscritos. Essa tendência se expandiu de empresas para celebridades.

Recentemente, a apresentadora Sabrina Sato criou uma influenciadora que só existe de forma digital, a Satiko. A influenciadora Bianca Andrade também lançou sua personagem no metaverso, a Pink. O objetivo final é explorar os espaços que a realidade virtual possibilita, criando experiências e interações diversas.

A atriz e apresentadora Adriane Galisteu, em entrevista a um podcast, afirmou que para um artista é fundamental fugir das limitações e expandir o pensamento. O metaverso vem como mais uma forma de se comunicar com as pessoas com uma experiência totalmente nova.

É impossível prever as próximas mudanças da web3, mas é possível dizer que o metaverso e NFTs são palavras cada vez mais presentes na realidade dos consumidores.


Dispositivos Echo: Redescubra o que é possível com Amazon e Alexa

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.